EVENTOS

Governo do RJ quer assumir Canecão e reabrir casa de shows

DA AGÊNCIA BRASIL

O governo do Rio de Janeiro quer ter a cessão da casa de espetáculos Canecão, em Botafogo, para retomar o mais rápido possível as atividades no local, que foi fechado em 2010 após disputa judicial entre a família Priolli, que administrava o espaço cultural, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dona do imóvel.

Reprodução/Instagram

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Ruan Lira (foto), informou que vai formalizar em julho, por meio de ofício dirigido à UFRJ, o pedido de cessão do Canecão para o governo fluminense. “Vamos pleitear o Canecão junto ao governo federal para que possamos encontrar, o mais rápido possível, soluções para viabilizar a reabertura da casa, seja por modelos de cogestão e parcerias público-privadas ou em parceria com agentes culturais”, disse Lira.

“Temos pressa em reabilitar esse espaço que já abrigou uma das maiores casas de espetáculos do país”, acrescentou.

Segundo o secretário, esse processo vai deve caminhar da forma “célere" com que o governo estadual agiu ao sancionar a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 4 de maio, que cancelou o tombamento do Canecão, feito em 1999. “Fica revogada a Lei Estadual nº 3267, de 7 de outubro de 1999, que determina o tombamento da casa de espetáculos Canecão por interesse histórico e cultural”, diz texto publicado nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do Estado.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA