Da Redação   |   11/06/2025 07:00
Atualizada em 11/06/2025 13:00

Portal PANROTAS comemora 25 anos de notícias em tempo real; relembre

Em 25 anos de história, mais de 200 mil notícias e quase 450 mil fotos foram publicadas em nosso portal


Home do Portal PANROTAS no dia 10 de junho de 2025
Home do Portal PANROTAS no dia 10 de junho de 2025

O Portal PANROTAS nasceu em um momento muito bom (e oportuno) na história do Turismo e da própria PANROTAS. Era o ano 2000 e a empresa tinha acabado de completar 25 anos, tendo passado por uma fase, na segunda metade da década de 1990, de muitos investimentos em tecnologia.

Antenado e curioso com as novas tecnologias de comunicação, navegação e transferência de dados, o fundador da PANROTAS, José Guillermo Condomí Alcorta, havia criado uma intranet para permitir a consulta dos agentes de viagens aos produtos das operadoras (a REDEPAN). E a REDEPAN rodou o Brasil com eventos voltados à tecnologia (a Feintur - Feira de Informática para o Turismo).

Também antes da virada do milênio, Alcorta foi um dos criadores da TurismoNet, a primeira OTA do País, em uma parceria com a Voxel, de Luiz Vieira. Na fase 2 da OTA entraram a Flytour e o Uol, e na sequência a empresa foi vendida para a Despegar, que chegava ao Brasil.

Portal PANROTAS em 2009
Portal PANROTAS em 2009

No meio de tudo isso, criar o primeiro site de notícias de Turismo e agregar informações técnicas, já presentes no Guia PANROTAS (e já existentes em formato digital) ou outros dados desenvolvidos em parceria com players como o Sabre, foi um movimento natural.

"O Portal PANROTAS chega no ano 2000, já tendo passado o medo do bug do milênio, mas com a bolha da internet estourando por todos os lados. Ter a segurança do Guia PANROTAS e o crescimento do Jornal PANROTAS, criado em 1992, ajudou o Portal PANROTAS a amadurecer com o mercado. Chegamos no momento certo, com conteúdo digitalizado do guia, com a Pronta Referência, entre outros serviços, e boas parcerias na área de tecnologia", relembra o fundador da PANROTAS, José Guillermo Alcorta.

José Guillermo Alcorta

“A gente testou muito, acompanhou o comportamento do nosso leitor, ainda desconfiado em relação à internet (ela ia acabar com o agente de viagens, lembram?), e foi fazendo adaptações ao gosto do freguês, já que o mercado abraçou a internet de cara e tínhamos o Guia e o Jornal PANROTAS como ferramentas líderes”, lembra o editor-chefe e chief communication officer da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, nessa época já em São Paulo como editor, substituindo Luiz Sales, que havia ido trabalhar no Uol, depois do projeto TurismoNet.

PANROTAS / Filip Calixto
Ricardo Sidaras, diretor comercial, Artur Luiz Andrade, CCO e editor-chefe, José Guilherme Alcorta, CEO, e Pedro Menezes, editor do Portal PANROTAS, há um ano na empresa
Ricardo Sidaras, diretor comercial, Artur Luiz Andrade, CCO e editor-chefe, José Guilherme Alcorta, CEO, e Pedro Menezes, editor do Portal PANROTAS, há um ano na empresa

“A gente saiu de uma comunicação mensal ou semanal com os agentes de viagens e o Turismo em geral, para a possibilidade do tempo real. Mas demorou para que o Portal PANROTAS fosse a prioridade das notícias e o preferencial meio para os nossos leitores. Lembro que a força nessa época ainda era o Guia PANROTAS e as maiores coberturas estavam lá. O Jornal PANROTAS ficava com o factual, com as notícias mais rápidas e perecíveis e o Site PANROTAS (não era portal ainda) era um campo de testes, para mostrar ao leitor que o tempo real, especialmente em relação aos eventos, havia chegado. E os álbuns de fotos foram os primeiros a fazer sucesso, assim como o Pan-Empregos, que migrou do Jornal PANROTAS, e as grandes manchetes"

Artur Luiz Andrade, CCO e editor-chefe da PANROTAS

Durante anos, a lista de notícias em ordem cronológica foi a marca do Portal PANROTAS, e o leitor se habituou a consultar e ir descendo a lista para saber o que estava acontecendo.

"Toda a arquitetura e o back do Portal PANROTAS foram, desde o começo, desenvolvidos internamente, o que nos dá muito mais controle sobre os recursos e nos permite atender com agilidade as demandas personalizadas dos nossos clientes. Desde o início acompanhei a criação e o crescimento do Portal PANROTAS, e posso afirmar que a evolução vai muito além do que se vê na tela", disse Ricardo Tsugawa, diretor de TI da PANROTAS.

Portal PANROTAS em 2006
Portal PANROTAS em 2006

Com o tempo, o cronológico deixou de fazer sentido (mas quem quer ver uma lista por horário ainda pode fazê-lo no portal atual), e a relevância e as análises ganharam destaque, assim como mais seções, a segmentação, produtos especiais para os agentes (como suplementos e e-books) e assuntos âncora que mereceram destaque maior, como as Viagens Corporativas, com o PANCORP, a cobertura de eventos (muitos ganharam seções temporárias na home) e os nichos, como as Viagens de Luxo.

“Hoje somos um hub, um portal que leva o nosso leitor a diversos caminhos, dependendo de seu interesse. Nosso tempo médio de acesso ao portal é de cerca de 15 minutos, mas em maio passou dos 20 minutos. O leitor chega e é atraído por mais informações relacionadas, por seções que ele não conhecia, por nichos e novidades que agregam a seu dia a dia de trabalho e até pessoal”, analisa o editor-chefe.

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Tsugawa, diretor de TI
Ricardo Tsugawa, diretor de TI

"Há um investimento contínuo e estratégico em tecnologia, utilizando sempre as soluções mais atuais e os melhores parceiros para garantir uma experiência amigável e eficiente ao leitor. Com segurança e agilidade. Um exemplo disso é o ‘Tudo Sobre’, que reúne notícias por tema ou empresa de forma organizada, um recurso que poucos conhecem, mas que é muito útil. Ou a busca de notícias, a parte do PanEmpregos. Estamos sempre pensando em como melhorar a sua experiência, não apenas no que você vê, mas no que está por trás e garante uma navegação fluida e objetiva. E vem mais inovação por aí, podem aguardar"

Ricardo Tsugawa, diretor de TI

Sair no Portal PANROTAS passou a ser, da década de 2010 para cá, quase que obrigatório para profissionais e empresas. E a PANROTAS, 100% B2B, valorizando o tempo e a importância desse leitor qualificado, que avalia desde o tipo de aeronave que está na foto até as respostas evasivas de quem não quer responder a um tema, sempre prezou por essa curadoria do que publicar. Nada de ser um depósito de press releases frios e sem interesse.

Portal PANROTAS em 2020, praticamente do mesmo jeito que está hoje
Portal PANROTAS em 2020, praticamente do mesmo jeito que está hoje

“Primeiro nos comentários da notícia, depois no Facebook e hoje nas redes sociais em geral, especialmente o Instagram, a nossa relação com o leitor sempre foi muito direta e ágil. Eles nos corrigem, criticam, elogiam, se emocionam, pedem mais informações, cobram... Porque sabem que estamos há 25 anos (no Portal) e há 51 (como empresa) trabalhando para eles e por eles, pelo Turismo do País”, diz Artur Andrade.

"O tempo passa rápido. Quando o site entrou no ar, eu ainda tinha 16 anos. Era uma época em que meu pai sempre trazia muita inovação para casa. O Portal PANROTAS sempre evoluiu pensando na leitura dos seus usuários — e sempre considerando que se tratava de um uso profissional. Ou seja, é um UX para profissionais. Minha participação começa em 2013, quando entrei na PANROTAS. O que fizemos imediatamente foi expandir o alcance do Portal para as redes sociais: Twitter primeiro, depois Facebook e LinkedIn"

José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS

Dados históricos - 25 anos do Portal PANROTAS

  • Total estimado de usuários cadastrados desde o início: 175.000
    (Hoje são 133.500 — cerca de 40 mil foram removidos por inatividade)
  • Total de newsletters diárias enviadas desde 2016: 2.291
    (Newsletter começou a ser enviada sistematicamente a partir de 2016)
  • Total de notícias publicadas desde o início do portal: 200.219
  • Total de fotos publicadas: 447.870
  • Total de jornalistas que passaram pelo portal: 138 profissionais (sem contar os free lancers)
  • Dia com mais publicações de notícias: 24 de março de 2015 — 97 notícias (e primeiro dia do Fórum PANROTAS daquele ano)

Top 10 dias com mais publicações de notícias

  1. 24/03/2015 – 97 notícias
  2. 24/09/2014 – 85 notícias
  3. 23/04/2014 – 82 notícias
  4. 23/09/2024 – 82 notícias
  5. 23/09/2014 – 81 notícias
  6. 26/09/2024 – 80 notícias
  7. 09/09/2024 – 80 notícias
  8. 24/04/2009 – 79 notícias
  9. 23/02/2015 – 77 notícias
  10. 22/09/2014 – 76 notícias

PAN lovers e PAN haters

Versão 2000 do Portal PANROTAS, quando tudo começou
Versão 2000 do Portal PANROTAS, quando tudo começou

Muita gente pode achar que os haters são um fenômeno atual, da internet. A gente sabe que não. Claro que há os haters implicantes, que pegam no pé, e isso até é bom, e os haters motivados por fatores aleatórios, que vão desde ciúmes ou inveja de algo que saiu do concorrente ou, e isso sim um fenômeno da internet, os que julgam uma matéria pela manchete.

Os haters da era off-line eram os que queriam sair na PANROTAS a qualquer custo ou que não queriam ver um determinado assunto publicado. Então, expunham seu “hate” à PANROTAS reclamando. Sendo rabugentos mesmo e como era um trade de poucos que se conheciam bem, tinham acesso fácil ao seu Guillermo, que sabia filtrar o que era hate e o que era reclamação justa.

"Há 25 anos, iniciamos uma verdadeira transformação na forma como nos comunicamos e impactamos diariamente milhares de profissionais do Turismo. Já contávamos com o consagrado Guia PANROTAS, o consolidado Jornal PANROTAS e nossas publicações diárias com três edições durante as Feiras da Abav. Foi então que nosso visionário presidente, Guillermo Alcorta, lançou o Portal PANROTAS — antecipando o futuro da comunicação e convencendo a todos de que a informação digital era o caminho. Ao longo dessas duas décadas e meia, construímos uma plataforma de conteúdo que acompanhou as mudanças de comportamento, antecipou tendências e manteve, acima de tudo, um compromisso inabalável com a qualidade da informação. Hoje, ao revisitarmos essa trajetória, é impossível não reconhecer o papel fundamental do nosso time de TI — que segue desenvolvendo e inovando no Portal —, dos nossos jornalistas, que produziram pautas emblemáticas e coberturas históricas, e do nosso departamento comercial, que continuamente cria oportunidades para que nossos parceiros levem sua mensagem ao mercado"

Ricardo Sidaras, diretor comercial da PANROTAS

Já os haters da era digital se sentem mais fortes no anonimato da massa. Há também os que buscam engajamento e monetização. No antigo Twitter (hoje X) ou no Youtube é muito comum vermos jornalistas que abraçaram um lado (esquerda ou direita, conservador ou liberal, a favor de tudo ou contra tudo), somente para monetizar e gerar engajamento. Em um País dividido, é só escolher um lado e jogar para essa galera. O retorno é garantido.

O Portal PANROTAS continua jogando a favor do Turismo, defendendo a imparcialidade e transparência (somos o ÚNICO portal de notícias de Turismo auditados pelo IVC – ÚNICOS, vale repetir) e conquistando cada vez mais lovers e fãs.

PANROTAS Corporativo, mais conhecido como PANCORP, existe desde 2016
PANROTAS Corporativo, mais conhecido como PANCORP, existe desde 2016

"Em 2016, lançamos o www.pancorp.com.br, que está no ar até hoje, além de uma seção dedicada dentro do portal. Em 2017, mudamos completamente o site, que saiu das listas antigas de notícias em ordem cronológica — aquelas que ainda existem em muitos sites — para uma experiência onde as imagens são protagonistas do conteúdo. Com uma curadoria de home e de navegabilidade. Se hoje a preocupação com a experiência, a elaboração de produtos e eventos é focada em Human Centered Design, a PANROTAS sempre fez Agentes Centered Design, pois tudo foi pensado para eles, para que tivessem acesso ao que há de mais moderno e atual. Mas nem tudo é inovação. Hoje, com a facilidade de publicar conteúdo, todo mundo com suas redes sociais é um influencer em potencial. A PANROTAS, por meio do portal, sempre prezou pela transparência e honestidade. Nossa principal marca é que nosso midiakit sempre foi publicado — desde sempre. Desde 2020, somos auditados pelo IVC, e foi na mesma época que começamos a ampliar nosso alcance no Telegram, pois já tínhamos o WhatsApp, mas alguns agentes pediram um novo canal. Essa é a nossa linha, e ainda temos muito por vir no próximo ano"

José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS

Os fãs e lovers da PANROTAS são muito maiores e melhores que os haters e isso a gente consegue ver no nosso relacionamento dia a dia com a indústria: estandes âncora lotados nas grandes feiras, eventos de qualidade percorrendo o Brasil, parcerias, audiência que fala com a gente minuto a minuto e muito carinho por onde passamos.

Nossos PAN lovers são altamente qualificados e entendem não apenas do setor como do nosso papel. Informar, analisar, estar junto do profissional. Nem sempre com a notícia mais positiva, mas sempre com notícias verdadeiras.

“Enquanto vemos que outros portais apostaram na estratégia de 'defender um lado' ou de jogar a notícia no ventilador e ver o que acontece (e muita vezes acontece de essa notícia estar errada), nós apostamos no jornalismo com responsabilidade, que se soma a nossa proximidade do trade. O Portal PANROTAS é o portal de confiança desse profissional, que nos acompanha há décadas. Não temos como agir de outra maneira”

Artur Luiz Andrade, CCO e editor-chefe da PANROTAS

O Portal PANROTAS chega aos 25 anos com a inquietude do ano 2000, mas com a pressa e a agilidade de 2025. Estamos sempre trazendo uma forma nova de mostrar e destacar a notícia (aguardem muitas novidades até o final do ano), super conectados com a forma com que nossos leitores e seguidores nos acessam (direto no portal, via Google, Instagram, Facebook, Newsletter diária, compartilhamento no WhatsApp...) e sabendo que somos parte de uma indústria e não apenas observadores.

#SomosTodosTurismo é fato, é real, e podem ter a certeza de que nossos times de Redação, Comercial e Desenvolvimento estão sempre buscando e oferecendo o melhor para vocês. Sem fake news, com as meas culpas necessárias e naturais, com muita foto de todo mundo, com muitas histórias incríveis e com notícias verdadeiras. Que venham mais 25 anos

Portal PANROTAS em 2014
Portal PANROTAS em 2014

Nosso desejo é que o Turismo deixe de repetir manchetes que estamos cansados de ver nesses 25 anos (ou 51, se formos contar problemas eternos do nosso País) e que o Portal PANROTAS continue com a visão inovadora e a inquietude de Guillermo Alcorta e seu time lá dos anos 2000. Alguns deles, como o diretor de TI, Ricardo Tsugawa, ou o editor-chefe, Artur Luiz Andrade, ainda estão por aqui, se juntando a novos líderes, como o CEO José Guilherme Alcorta, o diretor comercial, Ricardo Sidaras, e aos editores Rodrigo Vieira e Pedro Menezes, para que a PANROTAS continue sendo seu destino preferido de notícias, análises e negócios de Turismo.

O Portal PANROTAS hoje é o hub que interliga nossos eventos, estudos, coberturas, apurações, parcerias comerciais... Todos os caminhos levam a ele. E isso graças a todos que passaram pela PANROTAS de 2000 para cá e a todos vocês, PAN lovers, PAN haters, de longa data ou que estão chegando agora.

Muito obrigado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados