Filip Calixto   |   21/05/2025 17:29

Redes sociais moldam o novo viajante: espontâneo, digital e influente

Dados foram apontados em duas palestras de José Guilherme Alcorta, da PANROTAS, no PANROTAS Next Fortaleza

PANROTAS / Filip Calixto
No PANROTAS Next Fortaleza, José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, apresentou as palestras Scroll & Go – A jornada social dos viajantes brasileiros e O AGENTE I.A.
No PANROTAS Next Fortaleza, José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, apresentou as palestras Scroll & Go – A jornada social dos viajantes brasileiros e O AGENTE I.A.

O comportamento do consumidor no Turismo vem passando por uma transformação silenciosa — e cada vez mais acelerada. Hoje, quem dita tendências de destinos, experiências e até roteiros não são apenas agências ou influenciadores pagos: são os próprios viajantes.

Essa é uma das principais conclusões da palestra Scroll & Go – A Jornada Social dos Viajantes Brasileiros, apresentada por José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, durante o PANROTAS Next Fortaleza, realizado ontem (20) no Hotel Gran Marquise.

A apresentação, baseada em informações e pesquisas do TRVL Lab, trouxe dados atualizados, insights estratégicos e exemplos práticos sobre como o turista brasileiro se comporta num mundo onde as redes sociais são protagonistas na decisão de compra e no compartilhamento de experiências.

E mais: em utro momento do mesmo evento, abordou também como a inteligência artificial já impacta – e seguirá impactando – as engrenagens do Turismo moderno. Veja principais insights.

O viajante é o novo influenciador

Na apresentação Alcorta, indica que o passageiro de hoje não apenas consome, mas também cria conteúdo e influência outros consumidores — muitas vezes sem intenção. Basta uma foto publicada no feed, um Reels com trilha sonora marcante ou uma legenda com a localização do destino.

"O próprio viajante posta conteúdos históricos no feed e marca o destino. E além do destino, vocês têm um potencial na mão: o passageiro"

José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS

Esse potencial precisa ser ativado com estratégia e empatia. Segundo ele, há duas formas eficazes de ser mencionado nas redes sociais de um passageiro:

  1. Pedir diretamente, caso a relação seja próxima.
  2. Acompanhar ativamente a jornada do cliente, enviando mensagens personalizadas, como: "Vi que seu voo chegou, espero que esteja tudo bem. Se aconteceu algo fora do previsto, estou à disposição".

Pequenos gestos como esse, que eventualmente são apenas de tempo e atenção, criam conexão e geram menções orgânicas, que funcionam como uma recomendação natural e poderosa.

PANROTAS / Filip Calixto
A apresentação, baseada em informações e pesquisas do TRVL Lab
A apresentação, baseada em informações e pesquisas do TRVL Lab

Instagram domina o cenário da influência

A pesquisa apresentada durante a palestra mostra que o Instagram é, de forma absoluta, a principal plataforma para busca de inspiração de viagens. Logo em seguida aparecem:

  • YouTube
  • TikTok (que já superou o Facebook em relevância)
  • Facebook (em queda entre os mais jovens)

A relevância dessas redes sociais se traduz em comportamento. De acordo com os dados:

  • 85% dos jovens viajantes acreditam que o seu perfil online reflete sua identidade real
  • 8 em cada 10 brasileiros são impactados por conteúdo digital na hora de tomar decisões relacionadas a viagens

Como os viajantes chegam até o conteúdo

O modo como o viajante encontra um destino ou serviço também é diverso e estratégico. Segundo o levantamento:

  • 52% fazem uma busca ativa por conteúdo de viagem
  • 32% são impactados de maneira indireta, mas com algum nível de intenção
  • 14% são impactados por conteúdo não buscado — ou seja, descobrem ofertas ou experiências por acaso, rolando o feed

"Se você estimular esse 'descobrimento passivo', pode aumentar seu faturamento em até 14%. Isso vem da estratégia certa e do estímulo à base de clientes que você já fidelizou", explicou Alcorta.

O jovem viajante como motor de influência

Mais conectados e com maior volume de acesso às redes ao longo do dia, os jovens viajantes têm uma atuação ainda mais intensa na jornada digital. Eles:

  • São mais impactados por influenciadores
  • Acessam múltiplas vezes ao dia as plataformas
  • Multiplicam os conteúdos que consomem
  • Tornam-se verdadeiros vendedores, promovendo destinos e marcas com espontaneidade

Gatilhos de decisão de compra no Turismo

Entre os principais gatilhos que influenciam a decisão de viagem dos brasileiros estão:

  • Promoções e descontos atrativos
  • Parcerias com influenciadores
  • Conteúdos impactantes em formatos visuais

Com o cenário cada vez mais competitivo, as empresas do setor precisam dominar essas ferramentas e usá-las de forma estratégica.

O impacto da inteligência artificial

Na segunda parte de sua apresentação, Alcorta abordou o papel crescente da inteligência artificial na transformação do Turismo — e até do comportamento humano. Ele destacou tecnologias que já interferem na forma de pensar os roteiros de viagens como: GuideGeek e Expedia Reels, que criam roteiros personalizados com base no perfil e nas preferências do viajante.

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