Danilo Teixeira Alves   |   06/12/2018 01:37

Rio sedia premiação dos melhores do turismo; veja premiados

A primeira edição do Prêmio Nacional de Turismo reuniu líderes e personalidades do turismo para uma noite de reconhecimento de iniciativas em prol do setor.


Marluce Balbino
Marcelo Álvaro Antonio fala em otimismo e em desenvolvimento do turismo na gestão Bolsonaro
Marcelo Álvaro Antonio fala em otimismo e em desenvolvimento do turismo na gestão Bolsonaro
A primeira edição do Prêmio Nacional do Turismo, criado pelo Ministério do Turismo, reconheceu e premiou 12 iniciativas, cases de sucesso e profissionais que inovaram ou trabalharam de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no País. O evento, que reuniu importantes líderes do setor, aconteceu na Fundação Cidades da Artes, na capital fluminense, e teve como anfitriões o atual ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, e o seu sucessor, Marcelo Álvaro Antonio

Durante toda a noite o tom foi de despedida, por parte de Lummertz, e de otimismo, do lado de Marcelo Álvaro. “Hoje é também uma premiação pela permanência e manutenção da pasta. Essa medida tomada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro mostra que o Turismo está na agenda central do novo governo”, apontou o atual ministro que, de acordo com expectativas, deverá ser anunciado ainda essa semana como o secretário de Turismo de São Paulo no governo de João Dória.

“Estamos no momento de encerrar o ciclo de instabilidade e iniciar um futuro próspero e com o turismo sendo debatido por todo o governo e com a ajuda e apoio dos empresários. Eu tenho a plena convicção que o nosso setor será a mola propulsora da retomada da economia, gerando emprego e renda para milhões de pessoas que vivem atualmente do Turismo”, disse o sucessor de Lummertz.


Marluce Balbino
Os anfitriões da noite, Vinicius Lummertz e Marcelo Álvaro Antonio
Os anfitriões da noite, Vinicius Lummertz e Marcelo Álvaro Antonio

A PREMIAÇÃO
Apresentado pela apresentadora Didi Wagner, o prêmio foi dividido em duas etapas. Na primeira, foram premiadas as melhores iniciativas, de um total de 241 inscritas, em sete categorias, são elas: monitoramento e avaliação do turismo, qualificação e formalização no turismo, valorização do patrimônio pelo turismo, turismo de base local e produção associada ao turismo; turismo social, inovação tecnológica no turismo e marketing e apoio à comercialização do turismo. Em seguida, foi a vez de reconhecer as personalidades que trabalharam em prol do setor, divididas nas seguintes categorias: Academia, Governo, Iniciativa Privada, Organizações Não Governamentais e Imprensa/Mídias Sociais.

VEJA A LISTA COMPLETA DE PREMIADOS
Monitoramento e Avaliação do Turismo
Programa de Otimização de Performance (Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador)

Qualificação e Formalização no Turismo
Projeto Verena (Senac-RN)

Valorização do Patrimônio pelo Turismo
2ª etapa do Museu Cais do Sertão (Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco)

Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo
Vivejar (SP)

Turismo Social
Acessibilidade como fator de inclusão social do Turismo (Terra dos Sonhos Empreendimentos Turísticos)

Inovação Tecnológica no Turismo
Voucher Digital de Barreirinhas (Prefeitura de Barreirinhas/Sebrae-MA)

Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo:
Plano de Desenvolvimento de Passageiros Riogaleão (Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro).

Destaque no Turismo – Academia
Selma Batista, professora no Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas

Destaque no Turismo – Iniciativa Privada
Rogério Siqueira, diretor-presidente do Beto Carrero – o maior parque temático da América Latina

Destaque no Turismo – ONG´s
Thaise Guzzati, assessora técnica da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia

Destaque no Turismo – Governo
Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará

Destaque no Turismo – Imprensa/Mídias Sociais
A youtuber Daniella Noce


Marluce Balbino
José Roberto Tadros, novo presidente da CNC, e Guillermo Alcorta, recebem menção honrosa pelo trabalho em prol do turismo
José Roberto Tadros, novo presidente da CNC, e Guillermo Alcorta, recebem menção honrosa pelo trabalho em prol do turismo
É importante ressaltar que, mesmo não levando o prêmio máximo, o presidente e fundador da PANROTAS, José Guillermo Alcorta, foi um dos cinco finalistas na categoria “Imprensa/Mídias Digitais”, colocando a PANROTAS como a única representante da imprensa especializada da indústria de Viagens e Turismo na primeira edição do Prêmio Nacional de Turismo.

Após as premiações, Lummertz chamou ao palco algumas personalidades do trade, como por exemplo, Alexandre Sampaio, Guilherme Paulus, Guillermo Alcorta, Marx Beltrão, Patrick Mendes, entre outros, para uma menção honrosa pelo excelente trabalho – seja na vida pública ou privada – em prol do setor turístico.

Neste momento, uma pequena saia justa tomou conta da premiação. Ao notar que todos os que estavam recebendo menção honrosa eram homens, algumas mulheres da plateia questionaram, em voz alta, a ausência de líderes do sexo feminino. Lummertz prontamente citou as premiadas minutos antes e chamou ao palco a presidente da Braztoa, Magda Nassar, para a entrega das medalhas.


Tópicos relacionados