Raphael Silva   |   05/12/2018 14:40

Bolsonaro terá Turismo como uma das prioridades, diz Álvaro

Novo ministro do Turismo afirma que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, entende a importância do setor e o colocará no centro da agenda econômica


Raphael Silva
Reunião da Frentur, presidida pelo deputado Herculano Passos (à direita), reuniu algumas das principais lideranças do Turismo e apresentou o novo ministro, Marcelo Álvaro (à esquerda)
Reunião da Frentur, presidida pelo deputado Herculano Passos (à direita), reuniu algumas das principais lideranças do Turismo e apresentou o novo ministro, Marcelo Álvaro (à esquerda)
RIO DE JANEIRO – A Clia Brasil e a Frente Parlamentar do Turismo (Frentur) reuniram lideranças da indústria de viagens para um evento significativo durante a tarde desta quarta-feira (5). Autoridades e nomes fortes do setor subiram a bordo do novo MSC Seaview, ancorado no porto do Rio de Janeiro, se reuniram com a presença do futuro e do atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e Vinicius Lummertz, respectivamente, para falar sobre o trabalho em prol do setor a partir desse novo ciclo político que se inicia no País.

Em seu primeiro contato com o trade turístico após a nomeação para o MTur, Marcelo Álvaro tranquilizou os executivos quanto ao olhar do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Segundo ele, "Bolsonaro é um entusiasta e já entendeu que o Turismo estará no centro da agenda econômica do País". "O Turismo será uma das prioridades", reforçou.

O deputado federal e presidente da Frentur, Herculano Passos, elogiou o posicionamento do novo ministro e afirmou que a aproximação das entidades, independentemente de simpatias partidárias, preveem um "futuro brilhante" para o setor. "O partido da Frente Parlamentar é o Turismo. Ou seja, não temos partido. Queremos oferecer o que há de melhor", afirmou

OS DESAFIOS
A retomada do setor, citada em diversas ocasiões durante o evento, precisará superar alguns desafios para se consolidar, e o novo ministro já começa a identificá-los. Segundo ele, a transformação da Embratur em agência é um dos principais, uma vez que vai garantir uma promoção do Brasil no exterior com condições muito melhores.

Marcelo Álvaro ainda destacou a possível abertura das companhias aéreas para o capital estrangeiro. "Vai promover uma maior competitividade das empresas e, consequentemente, o aumento de rotas pelo Brasil", analisou.

Raphael Silva
"São vários os gargalos, mas trabalharemos um a um para que a gente consiga fazer do Turismo essa mola propulsora para o Brasil"
"São vários os gargalos, mas trabalharemos um a um para que a gente consiga fazer do Turismo essa 'mola propulsora' para o Brasil, gerando renda e empregos", concluiu o futuro ministro do Turismo.

FUTURO DO MTUR

A confirmação da manutenção do MTur foi recebida com alívio para a indústria brasileira de viagens, mas e agora? A sucessão de Lummertz no comando do ministério passa, em muito, pelo orçamento da pasta, que, de acordo com o novo ministro, precisará ser revisto.

"Já tivemos uma verba de R$ 2,4 bilhões, mas hoje temos apenas R$ 1 bi para fazer esse trabalho tão importante. Com o presidente (Bolsonaro), a Câmara dos Deputados e o setor ao nosso lado, conseguiremos avançar em várias frentes, inclusive essa melhoria do orçamento", disse Marcelo Álvaro.

O novo ministro ainda revelou que a transição junto à gestão de Lummertz tem sido "aberta e tranquila", confirmando que seu comando à frente do MTur será um "trabalho para dar continuidade" ao que vem sendo feito.

A PANROTAS viaja a convite da MSC

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Raphael Silva

Raphael Silva tem 1458 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS