Movida

Nathalia Ribeiro   |   17/12/2021 14:45   |   Atualizada em 17/12/2021 15:20

Quarta fase do Programa de Excelência é encerrada no Rio de Janeiro

Workshop contemplou 309 profissionais das 12 regiões turísticas do RJ


Divulgação
Workshop contemplou 309 profissionais das 12 regiões turísticas do RJ
Workshop contemplou 309 profissionais das 12 regiões turísticas do RJ
"Orçamento público em Turismo", esse foi um dos temas abordados na última aula do “Workshops de Apoio à Elaboração/Revisão de Planos Municipais de Turismo”, que aconteceu na última quarta-feira (15). O projeto, que faz parte da quarta fase do Programa de Excelência em Capacitação para a Gestão do Turismo Fluminense, é uma ação da Secretaria de Estado de Turismo, da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) e da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

As 20 horas de aula foram acompanhadas por 309 representantes das 12 regiões turísticas do Estado, que ao final receberão um certificado de conclusão, após a entrega do trabalho final. O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, acredita que projetos como esses auxiliam muito o desenvolvimento do setor.

“Com o avanço da vacinação estamos ampliando, aos poucos, o fluxo de turistas. E o Plano Municipal de Turismo, que é o foco desse workshop, é um instrumento de extrema importância para auxiliar nas ações que os municípios estão desenvolvendo para a retomada”, disse Tutuca.

Esta quarta fase do Programa de Excelência teve como objetivo incentivar e orientar a elaboração e revisão de Planos Municipais de Turismo. Na aula de encerramento, os docentes da Escola de Contas do TCE-RJ, Gecilda Esteves e Rhuan Andrade, abordaram diversos assuntos, entre eles, como funciona o orçamento público no Turismo, o papel do Comtur em relação ao Plano Municipal, as metas Smart e o gerenciamento de integração.

Ao longo dos quase dois meses do workshop, o público acompanhou 8 aulas gratuitas que tiveram uma programação ampla. Foram debatidos temas como, por exemplo, a montagem do relatório analítico da oferta turística, estudo da demanda turística e construção e análise da matriz Swot.

Os encontros, que foram realizados de forma virtual, pela plataforma Zoom, tiveram como público-alvo os dirigentes e servidores municipais de Turismo e de órgãos afins, representantes dos conselhos municipais de Turismo, de instâncias de governança regionais de Turismo e lideranças locais. Os “Workshops de Apoio à Elaboração/Revisão de Planos Municipais de Turismo" contaram com a parceria da Universidade Federal Fluminense - UFF, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Sebrae-RJ.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias