Karina Cedeño   |   08/01/2024 13:13

O que inspira os planos dos Poderosos do Turismo em 2024? Veja última parte

19 executivos da Power List divulgada pela PANROTAS divulgam suas inspirações para o ano


Nappy
Poderosos do Turismo falaram sobre o que e quem inspira seus planos para este ano
Poderosos do Turismo falaram sobre o que e quem inspira seus planos para este ano

A Power List dos 100+ Poderosos do Turismo, publicada no mês passado pela Revista PANROTAS, trouxe, além dos nomes que impactaram o setor em 2023, suas inspirações para o ano de 2024.

Confira, abaixo, o que 19 Poderosos do Turismo responderam sobre a pergunta: “O que ou quem tem inspirado seu planejamento para 2024?”. A parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4 já foram publicadas. Veja a quinta e última parte.

Gabriella Cavalheiro - Universal

Meu planejamento está 100% inspirado nas novidades que vêm pela frente no Universal Destinations & Experiences, especialmente, com a chegada de uma nova área temática inspirada nos personagens mais amados da Dream Works Animation. O novo espaço será aberto no Universal Studios Florida e faz parte de uma série de novas experiências de entretenimento que estreiam no Universal Orlando Resort em 2024. Em breve, poderemos compartilhar mais sobre essas novidades. E, claro, há também a chegada do quarto parque d complexo, o Universal´s Epic Universe. Imagina que privilégio poder planejar e vivenciar um momento histórico como esse! Além das novidades do complexo, há também a retomada cada vez mais forte dos mercados da América Latina e a crescente visitação desses turistas, que sempre foram estratégicos para nosso negócio. Isso realmente me inspira como líder e, certamente todo o time, para levarmos o que há de melhor em termos de atrações, personagens, imersão, narrativa e tecnologia para nossos clientes e visitantes.

Bianca Pizzolito – WTM Latin America

Nosso planejamento foi traçado logo após a mais recente edição do evento – e nossas maiores inspirações são fruto, inicialmente, do feedback que recebemos de todos os participantes. É com esse feedback que construímos os alicerces da próxima edição, sabendo quais são as principais demandas, os pontos positivos e os que precisamos melhorar. E é importante lembrar da força do nosso Conselho Consultivo, que é muito estratégico e nos ajuda a trazer temas relevantes e que estão em voga no mercado para dentro da nossa estratégia. Além disso, temos o Comitê de Diversidade, criado em 2022 a partir da vontade de atuar de forma organizada e efetiva na temática da diversidade e inclusão no Turismo. Este Comitê é muito importante para o norteamento de uma série de ações – antes, durante e depois do evento, uma vez que ele atua com base em pilares de igual importância e que são:

1) Reunir grandes mentes para mergulhar nas discussões sobre D&I na indústria do Turismo;

2) Ouvir e refletir sobre os conteúdos mais atualizados para encontrar novos caminhos;

3) Discutir e compreender as reais necessidades comportamentais do mercado para sermos cada vez mais assertivos na criação de estratégias;

4) Ampliar o pensamento do público sobre a importância desta pauta; e

5) Continuar expandindo nossas mentes em busca de alternativas para um mundo mais justo de se viver.

Simon Mayle - ILTM Latin America

A ILTM Latin America 2024 terá como tema a Conexão Humana e celebrará o povo da América Latina. Queremos mostrar ao mercado do mundo inteiro o valor das pessoas desta região. Também estou muito animado para o Proud Experiences 2024. O evento, novamente em Los Angeles, além de debater e celebrar o Turismo LGBTQIA+, ainda oferece oportunidade de negócios no segmento. Na edição de 2023, 21 brasileiros participaram do Proud Experiences, 60% a mais do que no ano anterior. Para a próxima edição, estamos auxiliando buyers brasileiros a fim de atrai-los, pois operadoras e agências de viagens brasileiras encontram muita oportunidade nesse encontro.

Jerusa Hara - Abav Nacional

Em 2023, implementamos na Abav Expo a Jornada Abav ESG, que iniciou sua primeira etapa mas vai se estender por toda a entidade. Essa é a grande inspiração: Governança, Diversidade e Inclusão e cuidado com o meio ambiente.

Luciana Lentini - WTC Events Center

Olhar para dentro de casa, olhar com atenção o que cada um dos profissionais que estão aqui fazem diariamente para atingir metas e trazer resultados surpreendentes. Desta maneira, a essência para o planejamento de 2024 pode ser definida em superação e pessoas, além de um olhar atento para o mercado e como ele está se comportando.

Marta Rossi – Festuris

O que me inspira sempre são as pessoas e os diferentes movimentos que acontecem em torno delas, como a inclusão dando lugar de fala para todos. A diversidade étnica que vem provocando transformação. A Geração Z chegando ao mercado de trabalho criativa, dinâmica e articulada, exigindo que ampliemos nosso conhecimento mais e mais para acompanhá-los. A voz da natureza que precisou gritar para começar a ser entendida pelo homem. Em síntese, os movimentos me inspiram, que são aliados a desafios e a inúmeras possibilidades.

Any Brocker – Brocker Turismo

O que me inspira é a tecnologia na distribuição dos nossos produtos e serviços na Serra Gaúcha e no Rio Grande do Sul. Melhorar cada vez mais nossos produtos próprios e criar novos, dentro do conceito Natureza - Cultura - História com sustentabilidade. Sempre em busca de continuar sendo referência na promoção turística da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul, conectando todos os stakeholders da nossa região e cosolidar ainda mais nossa operação no mercado MICE no Sul do Brasil. Em 2024, também devemos criar a área de estratégia e inovação no grupo.Quem nos inspira são nossas pessoas, time do Grupo Brocker, clientes, parceiros e comunidade. Não há uma pessoa específica.

Gustavo Luck – Luck Receptivo

Nos inspiramos em metas maiores não só de faturamento e de volume de passageiros, mas de encantamento dos clientes. De proporcionar experiências inesquecíveis, com serviços diferenciados. Investimos cada vez mais nas operadoras de Turismo e nos agentes de viagens, mostrando a importância do receptivo. De sermos a extensão deles no destino, do cuidado com o cliente. Fazemos treinamentos e capacitações com trocas de informações e de procedimentos entre os setores das bases Luck.

Danielle Roman – Interamerican Network

Meu irmão Ricardo Roman Jr., me inspira nesse planejamento, pois ele tem uma visão muito estratégica e inovadora do setor.

Denis Ribeiro – Aviareps

Pensando no planejamento para 2024, a minha inspiração para a elaboração dos planos da Aviareps vem dos membros da minha equipe. Acompanho diariamente como cada indivíduo desempenha um papel crucial internamente, contribuindo para atingir os resultados desejados, respaldado pelo apoio incondicional dos gerentes, que sempre estiveram ao meu lado nas decisões estratégicas da empresa, desenhando os cenários mais propícios a fim de atingir os objetivos delineados pela nossa matriz e por nossos clientes. Me inspirando em como a minha equipe trabalha e com esse espírito de cooperação que os colabora dores têm, mantenho a confiança de que alcançaremos mais um ano repleto de conquistas e sucesso

Marjori Schroeder – Imaginadora

A Imaginadora está estimulando nossos clientes a muito mais do que inspirar, investir em pesquisa. Faz muito tempo que eu vejo como no Turismo há muitas decisões no achismo, com poucos dados, incluindo empresas grandes como companhias aéreas. Parece que são decisões de gabinete, de ar-condicionado, com pouca análise de dados, muito baseadas na percepção. Em 2024, vamos aproveitar que os clientes estão com o orçamento melhor, que a Imaginadora também está reestruturada ao ponto de poder investir e vamos contratar pesquisas. Contratamos a Opinion Box para pelo menos dois clientes nossos. Fomos também atrás de alguns dados, fizemos pesquisas menores, nós mesmos, internamente, com alguns dos principais players para que, mais do que inspirar, tomássemos decisões com um pouco mais propriedade. Nunca esteve tão em alta a máxima de "não é o que você quer vender, mas o que o cliente quer comprar". Para 2024 nós almejamos ter um plano de atuação voltado para o que realmente o mercado quer, e isso inclui o B2B e também ouvir o consumidor. Em algumas das pesquisas fomos no consumidor e entendemos o que ele está querendo comprar. Nossa estratégia para 2024 será, portanto, investir em pesquisa e tomar decisões muito baseadas nessas respostas dessas pesquisas, desses dados. Muitas delas nos trouxeram para uma realidade do tipo "volta para o básico", por exemplo. Está sendo esclarecedor.

Adrian Ursilli – MSC Cruzeiros

Para 2024 seguiremos buscando a excelência em nosso trabalho e atendimento, tendo como objetivo o aprimoramento constante da experiência de nossos clientes e hóspedes. Ao mesmo tempo continuaremos focando nossa atenção na saúde, bem-estar e satisfação de nossos colaboradores e parceiros, colocando as pessoas e o ambiente no centro de nossa atividade, reforçando assim nosso compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento pessoal e a sustentabilidade socioambiental. Para isso continuaremos investindo em treinamentos, capacitações e ações de integração e engajamento, tanto internamente quanto externamente.

Marcia Leite - MSC Cruzeiros

O fim da pandemia e a retomada dos cruzeiros no mundo e especialmente no Brasil têm me motivado não só a planejar 2024, mas assim como a MSC – unir forças, formar parcerias e planejar um futuro melhor para as próximas gerações

Dario Rustico – Costa Cruzeiros

O que me inspira é toda a equipe local da Costa na América do Sul e todas as comunidades que conseguiremos impactar positivamente com nossa presença aqui na região. Este é nosso propósito e objetivo final.

Estela Farina – Norwegian Cruise Line

Nosso planejamento se dá em fases: recebemos e discutimos metas com a matriz e na sequência nos reunimos com parceiros para ouvi-los e conversarmos sobre oportunidades. Identificamos tendências e definimos estratégias juntos.

Ricardo Amaral – R11 Travel

Quem me inspirou nesse ano, especialmente, não foi um grande pensador nem heróis reais ou imaginários, mas sim a minha equipe de líderes da R11 Travel, que orienta e motiva nossos colaboradores a trabalhar com paixão e perseverança e tem todas essas qualidades para implementar e executar nossos planos durante o ano, líderes em cada departamento que se dedicam a inspirar todo time para trabalhar de forma coesa, com foco, dedicação e grande paixão. Até posso ter minhas diversas fontes de inspiração, mas é no meu time em que me apoio para executar a visão, a dedicação e superação que eles entregam me motivam e emocionam.

Rogéria Pinheiro – RP Travel Education

O que tem me inspirado no meu planejamento para 2024 é a ascensão do mercado premium de viagens, o qual considero o Grande Oceano Azul do Turismo no momento. É um mercado no qual existe espaço para personalização, valorização da personalização dos atendimentos e um grande espaço para gerar grandes experiências, surpreender o cliente, proporcionar para o cliente que busca o melhor preço, e não o menor preço, e valoriza seu tempo.

Thais Medina – Business Factory

Uma líder que muito me inspira é a executiva americana Sheryl Sandberg, autora do livro "Faça Acontecer", um dos primeiros sobre liderança feminina que li, há alguns bons anos. Nele, ela encoraja a nós, mulheres, a não termos medo de sonhar alto, buscarmos os nossos objetivos e assumirmos riscos. Já considerando o que tem me inspirado no planejamento para 2024, lideram a lista ações de endomarketing, focadas no engajamento e estímulo à motivação do time, e de relacionamento por meio de experiências que geram memórias. São algumas das que estão baseando o nosso planejamento e dos clientes que atendemos. E, junto a isso, estamos cada vez mais focados no ESG e em projetos para que integrem branding, negócios e ações sociais, inclusivas e sustentáveis.

Sheila Rodrigues – KPMG

Minha inspiração para o planejamento em 2024 está centrada na busca contínua por eficiência operacional, ancorada em práticas alinhadas à sustentabilidade, inovação e tecnologia. Tenho como foco aprimorar a experiência do viajante e adaptar estratégias às tendências emergentes no setor. Além disso, estou empenhada em fortalecer nosso programa por meio de parcerias estratégicas que ampliem nossas ofertas e proporcionem serviços mais personalizados aos nossos viajantes.

Confira abaixo a edição digital na íntegra:



Tópicos relacionados