Rodrigo Vieira   |   07/08/2025 00:06
Atualizada em 07/08/2025 00:07

Veja fotos do Seminário Turismo Responsável, que alimentará agenda da COP30

Discussões, propostas e contribuições do evento estão sendo levantadas para envio ao encontro em Belém

Paulo Negreiros/CNC
O anfitrião do Seminário Turismo Responsável, Alexandre Sampaio, da CNC
O anfitrião do Seminário Turismo Responsável, Alexandre Sampaio, da CNC

O Seminário Turismo Responsável promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta terça-feira (6) em Brasília tem como principal objetivo alimentar a agenda brasileira para a COP30, conferência climática das Nações Unidas que será realizada em Belém em novembro deste ano.

As discussões, propostas e contribuições do evento estão sendo levantadas para compor uma agenda nacional voltada para o Turismo responsável que será apresentada durante a conferência.

A iniciativa marca o posicionamento do setor turístico brasileiro como protagonista nas discussões sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, demonstrando que o Turismo pode ser um vetor estratégico para alcançar os objetivos globais de sustentabilidade estabelecidos nos acordos internacionais.

Paulo Negreiros/CNC
Alexandre Sampaio, da CNC e FBHA, Bruno Reis, da Embratur, e Giovanni Bagatini, da Fecomercio-PR
Alexandre Sampaio, da CNC e FBHA, Bruno Reis, da Embratur, e Giovanni Bagatini, da Fecomercio-PR

Agenda nacional para Belém

José Roberto Tadros, presidente do sistema CNC Sesc Senac, destacou que o seminário representa uma oportunidade única para formular propostas de políticas públicas que se consolidem em âmbito nacional e sejam levadas à COP30. "As contribuições de eventos como este serão sistematizadas e encaminhadas à COP30, como parte da construção de uma agenda nacional voltada para o Turismo responsável", afirmou.

Alexandre Sampaio, líder da Cetur-CNC e presidente da FBHA, enfatizou durante sua apresentação que o Turismo deve fazer parte indissociável das políticas públicas brasileiras. "O Turismo tem que fazer parte inerente da política de desenvolvimento desse país", declarou, destacando a expectativa de que a próxima legislatura tenha essa visão cristalizada e estruturada.


Sustentabilidade como oportunidade

O seminário destacou que a sustentabilidade no Turismo não deve ser vista apenas como necessidade ou obrigação, mas principalmente como oportunidade de negócio. Para que os exemplos positivos ganhem escala e se tornem práticas vigentes, são necessárias políticas públicas de incentivo à sustentabilidade, regulamentação que ofereça segurança jurídica aos empreendimentos e impulso à certificação.

Assista à transmissão clicando aqui.

A seguir, veja fotos do Seminário de Turismo Responsável:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados