Janize Colaço   |   19/06/2018 17:22

Ex-secretário de Turismo participa de vídeo machista na Copa

Sua carreira política inclui polêmicas relacionadas ao uso da máquina pública

Reprodução / Twitter
Jatobá parece ao lado esquerdo da mulher durante o vídeo
Jatobá parece ao lado esquerdo da mulher durante o vídeo

No início desta semana, as redes sociais brasileiras foram tomadas por um vídeo em que torcedores brasileiros, na Rússia, assediavam uma mulher estrangeira. Em tom de chacota, e referindo-se à genitália feminina, a suposta brincadeira contou com a participação do ex-secretário de Turismo de Ipojuca (PE), Diego Valença Jatobá.

Também por conta do vídeo, tanto os usuários das redes sociais quanto veículos da imprensa nacionais, ainda destacaram o fato de que o ex-secretário foi condenado por mau uso do dinheiro público, enquanto esteve à frente da pasta em 2012. De acordo com a Justiça, ele deve mais de R$ 37,5 mil de pensão alimentícia a ex-mulher, cujo processo foi iniciado em 2014. Ele pretende se candidatar a deputado estadual este ano.

O Ministério do Turismo condenou hoje, em Brasília, a atitude de um grupo de brasileiros. Ele afirma que o machismo e a misoginia não são aceitáveis sob nenhum aspecto, muito menos em um evento como a Copa do Mundo, realizado para “promover a integração entre povos e culturas do mundo todo”.

A pasta informa que nenhum dos homens envolvidos no episódio é servidor da pasta. O esclarecimento foi necessário após circular na internet boatos de que alguns dos homens identificados no vídeo trabalhariam no ministério e estariam viajando a trabalho, com dinheiro público.

Nas redes sociais são muitos os que condenam a atitude de Jatobá e pedem, inclusive, a identificação dos demais participantes.


*Fonte: Folha de Pernambuco, Estadão e Agência Brasil

conteúdo original: https://bit.ly/2lgONvU

Tópicos relacionados