Que frases resumem a jornada do Turismo em 2023? Leia agora
Companhias aéreas, políticos, operadoras e OTAs deram o que falar no último ano
Selecionamos algumas frases ligadas aos principais temas de nossa Retrospectiva 2023 e aos personagens que deram o que falar no ano que se encerra.
Relembre algumas delas. Com quais você concorda? Quais prefere esquecer? E quais incluiria nessa lista?
Leia a Retrospectiva PANROTAS 2023 clicando aqui.
“O que precisa ser feito nós vamos fazer. Estamos traçando as estratégias necessárias e dando todo o suporte. O trade precisa estar mais unido do que nunca para podermos manter a expectativa da maior alta temporada da história da nossa cidade. Iremos vencer mais esse momento. O turismo é o maior eixo de desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”
Prefeito JHC, de Maceió, sobre o desastre nas minas da Braskem
![Ministro Celso Sabino](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/375746/c8b859e8e861a969592fd44d1dca14addsc8192/0,179,2560,1528/1206,720,0.27/0/default.jpg)
“Pretendemos atuar junto ao Congresso, sensibilizando os parlamentares para que parte da destinação dessa contribuição que vai ser criada para tributar as apostas esportivas, seja direcionada ao Turismo também. O projeto apresentado pelo governo prevê uma taxação de 20%. No mundo todo, esse setor é tributado com alíquotas bem maiores, em torno de 40% até 50%. Mas o projeto não prevê uma destinação específica para o Turismo, nós estamos buscando apresentar alternativas para que seja incluído também essa arrecadação.”
Ministro Celso Sabino, buscando recursos para o setor no Congresso
![Celso Ferrer](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/375182/04e342f526304277a28d1d4b27b48c24dsc7450/0,181,2560,1528/1206,720,0.32/0/default.jpg)
"O grande desafio que estamos enfrentando é a restrição na cadeia de suprimentos global, principalmente o atraso nas entregas do 737 Max. Queríamos estar operando com 53 aviões, mas estamos com 38. E isso também pressiona nossos custos de manutenção. Estamos com a capacidade em 89% dos níveis de 2019, e a falta de aviões está limitando o nosso crescimento no ritmo que havíamos planejado."
Celso Ferrer, CEO da Gol Linhas Aéreas
![John Rodgerson](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/385143/39f12b5fc36299d0392d9a4da02ae305rem8647/0,0,2560,1707/2560,1707,1/0/default.jpg)
"Faz o seguinte: imagina o Brasil sem Azul. Você teria 100 aeroportos sem serviço aéreo. O Brasil seria um País totalmente diferente. O projeto original ainda está de pé. Não estamos aqui para tirar clientes de Gol e Latam, mas para oferecer algo diferente. Para conectar o Brasil. Sair de grandes centros e atender o Mato Grosso e o Norte do País, por exemplo. Para a Azul, o Brasil é bem maior que três cidades. Um Brasil conectado é um Brasil que crescerá muito mais."
John Rodgerson, presidente da Azul Linhas Aéreas
![Jerome Cadier](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/380623/a7bffa43035c0e166f54d4e7bab13bferem1190/0,61,2560,1528/1206,720,0.27/0/default.jpg)
"Há um tempo, falei de um câncer, e esse é outro câncer. Essa judicialização vai fazer com que o Brasil cresça menos."
Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil, sobre o crescimento de processos judiciais contra as empresas aéreas no Brasil
![Magda Nassar](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/382559/21193a2f872c42dd42c70c5bbeceafc8dsc8336/269,194,2048,1223/1206,720,1.68/0/default.jpg)
“O agenciamento de viagens teve uma transformação profunda nos últimos 20 anos. Entretanto, nem sempre aparente para todos. Passamos de técnicos e informantes valiosos na construção de uma viagem a competidores contra algoritmos e ferramentas tecnológicas que poderiam ter nos dizimado.”
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional
![João Ricardo Mendes](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/356671/3e1689f4637d57723853e450a447edebdefault/full/1206,688,1/0/default.jpg)
"O Brasil está cheio de pseudoempresários que não possuem ambição sadia, ou coragem. Preferem ficar na zona de conforto, fazer uma empresa, vender ou ‘ficar ali’. Vender empresa, para mim, é derrota. Seria mais uma empresa brasileira para os gringos comprarem. Nosso caminho vai ser o inverso, ou vamos morrer tentando."
João Ricardo Mendes, CEO da Hurb, no início da crise, em abril
“Quando os preços sobem, e vimos que subiram, o consumidor vê o que está na sua frente. Que são as empresas aéreas. Ele não vê a Petrobras, a judicialização, que custa R$ 100 milhões ao setor por ano, não vê as regras que só existem no Brasil.”
Eduardo Sanovicz, então presidente da Abear
![Ana Maria Berto](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/314843/106e0b43c82a1df5d0637c0bc396076cdsc8086/186,116,2048,1223/1206,720,1.68/0/default.jpg)
"Alguns pontos nos fizeram ir adiante com a negociação, iniciada em outubro: o DNA B2B da Mondee, do qual não abrimos mão, a alta tecnologia que será oferecida aos agentes de viagens, para que tenham competitividade e conteúdo à disposição, a autonomia comercial, financeira e administrativa, mantendo a gestão de sucesso da Orinter, e também a forma para que o crescimento da Orinter se dê de maneira contínua, sustentável e consolidada.”
Ana Maria Berto, CEO da Orinter
"Esta é uma decisão que muitos estão para ver. A juíza condena o fornecedor a fazer reembolso total da passagem e determina que a agência devolva apenas o ganho dela. Esse caso mostra que a responsabilidade proporcional é possível, o judiciário pode entendê-la e, na verdade, essa é a maneira mais justa de se resolver as coisas."
Marcelo Oliveira, da CMO Advogados e do blog Turisprudência
“Fomos surpreendidos pelas decisões isoladas da 123 Milhas, assim como todo o mercado. Mesmo tendo operações independentes, estamos lidando com uma restrição de acesso a capital de giro. É uma situação delicada, que está além do controle dos nossos 400 funcionários que se empenham dia a dia para possibilitar suas vendas e as viagens de pessoas de todo o Brasil.”
Comunicado da MaxMilhas sobre a 123Milhas, com quem havia anunciado fusão meses antes
"Com objetivo de expandir as operações e fortalecer a atuação em todo o mercado nacional, as empresas 123 Milhas e MaxMilhas formalizaram a combinação de seus negócios. Assim, o novo grupo será um dos principais do Turismo brasileiro, com atuação destacada e de liderança em praticamente todo o País.”
Comunicado conjunto da MaxMilhas e 123Milhas, em janeiro de 2023
“Primeiro, olhe para a sua companhia, veja quais são as principais rotas voadas e o que existe de NDC nas aéreas que vocês voam para essas rotas. Daí, então, converse com a sua TMC. O gestor vê com a Lufthansa, por exemplo, mas tem apenas três bilhetes para a Alemanha no ano. Nem se preocupe com isso. Veja o seu programa, quais aéreas você utiliza, quais rotas você voa e aí tenha uma conversa construtiva com a sua agência de viagens corporativas.”
Fernando Vasconcellos, da Kontik, dando conselhos a gestores de Viagens sobre o NDC, que movimentou o mercado em 2023
![Fabio Godinho](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/375714/da3cdaff78f8573113ff0bafdd128312godinhotrend/90,99,1164,695/1206,720,0.76/0/default.jpg)
“Claro que há mérito nas equipes de operadoras concorrentes que cresceram nos últimos anos, mas o que foi feito com a Visual e a Trend, posso dizer que a CVC Corp doou market-share e as demais empresas souberam aproveitar. Mas com esse time, com as mudanças que estamos fazendo, vamos voltar rapidamente e com força.”
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp, sobre a nova velha CVC
![Luciano Guimarães](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/373169/ec161858341c33941cb1083169207a53rem2790/0,28,2560,1528/1206,720,0.35/0/default.jpg)
“A Flytour Business Travel voltou com força ao mercado, depois de um período em que havia deixado espaço para os concorrentes. E já recuperou importantes contas, como as da Globo e da ONU, agora em setembro e outubro, uma prova de como reestruturamos e posicionamos a nossa TMC.”
Luciano Guimarães, vice-presidente da BeFly
“O serviço do consultor de viagens tem de ser valorizado como o de um contador pessoal, ou de um advogado, por exemplo. Cobra-se pelo tempo, pelo serviço de qualidade que eles entregam. A especialização é o que diferencia o consultor de luxo do agente de viagens generalista, e essa habilidade é digna de cobrança.”
Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America
“É importante conseguir profissionalizar o Turismo e trazer relevância à carreira de travel designer, considerando que ela move a economia e as pessoas. Hoje precisamos engrandecer essa carreira e essa potência só virá com a educação.”
Valéria Carneiro, da Primetour, sobre o curso Radix, lançado com Latitudes, Matueté e Teresa Perez
"A Abracorp reconhece a decisão da Gol de cobrar pelo atendimento assistido ao cliente, destacando os desafios enfrentados pelos serviços de call center das companhias aéreas. No entanto, a Abracorp enfatiza que essa abordagem pode ser vista como uma solução superficial, uma vez que a demanda por assistência muitas vezes surge devido às limitações nos canais digitais.”
Abracorp, sobre a cobrança de R$ 50 pela Gol a cada ligação dos agentes de viagens a seu call center, para resolver problemas cujas soluções se encontrem no portal da aérea
![Juarez Neto e Juarez Cintra](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/352758/35a33d4baad45abea5727a08bf66abdddsc9266/0,85,2560,1528/1206,720,0.31/0/default.jpg)
"Em 2024, o nosso objetivo é continuar na mesma linha, olhando para a questão do resultado. Óbvio, olhamos mercados, e pode acontecer de termos uma nova base, mas não é um objetivo principal. Queremos vender melhor onde já estamos, atender melhor o nosso cliente. Temos uma ideia de que podemos crescer entre 15% e 20% em 2024 se não tivermos nenhum aumento de infraestrutura.”
Juarez Neto, co-CEO do Grupo Ancoradouro
“Somos uma empresa jovem, trazemos novos produtos ao mercado e novidades para aprimorar a prateleira do agente de viagens, é isso o que fazemos todos os dias.”
Renato Alves e Renato Kido, da ViagensPromo, sobre o novo produto, VP Premium