Artur Luiz Andrade   |   26/12/2023 07:34
Atualizada em 26/12/2023 08:47

Quais foram as boas notícias do Turismo em 2023? Veja algumas

Superamos a pandemia, investimos em produtos e capacitação...há muito o que comemorar

Ok, ok, ok. Para não parecer que só reclamamos, lançamos a lista dos 11 “não entendi” de 2023, mas aqui estão 13 ótimas notícias, para mostrar que o Turismo é sim a indústria do presente e do futuro, e que entramos 2024 com muita esperança. A lista faz parte de nossa Retrospectiva PANROTAS 2023. Confira clicando aqui ou leia no final deste artigo.

As boas notícias de 2023:

PANROTAS / Emerson Souza

1 – Crescimento, crescimento, crescimento. Muito por causa dos altos preços, mas também por conta do desejo do viajante de voltar a viajar e de forma diferente. Os voos domésticos, no geral, retomaram (e já alcançamos 100 milhões de passageiros aéreos em novembro). A malha internacional está se recompondo. O corporativo quase chega aos 100% em relação a 2019 (em alguns casos, como nos dados Abracorp, já recuperaram). 2024 será um ano de colheita, acreditamos.

2 – Os grandes eventos do Turismo que se superaram este ano. Do Fórum PANROTAS à Abav Expo, do Festuris à WTM e ILTM Latin America, o olho no olho não foi substituído. E os eventos estão cada vez melhores, sejam eles regionais, ou nacionais. Para 2024, haverá novos eventos e estamos ansiosos para ver como se comportam.

3 – Uma nova Embratur. Sim, houve baixas no caminho, mas o time formado por Marcelo Freixo nos enche de esperança e alegria. Falta orçamento. Falta um Brasil presente nos quatro cantos do mundo. Mas com a liderança de Freixo podemos chegar lá.

Divulgação/MTur/RobertoCastro
Salão do Turismo 2023: ministro Celso Sabino, Christianno Araújo e Marcelo Freixo
Salão do Turismo 2023: ministro Celso Sabino, Christianno Araújo e Marcelo Freixo

4 – O Turismo tá on. Novas empresas, como a Smiles Viagens, os investimentos em novos voos, especialmente Latam e Azul, a chegada da Mondee ao Brasil (via Orinter e Interep), a volta da nova velha CVC, o ecossistema BeFly chega aos R$ 10 bilhões em vendas, 100 lojas da Azul Viagens... Quem investiu no Turismo e mirou nas oportunidades termina 2023 com um sorriso aberto para 2024.

Divulgação

5 – A volta das caras amigas do setor na nova velha CVC. Como disse Gustavo Paulusà PANROTAS: “a gente sabia o que tinha de ser feito.” Família Paulus de volta, executivos de renome no mercado... Back to the basic and beyond.

PANROTAS / Emerson Souza
Gustavo Paulus
Gustavo Paulus

6 – Os prêmios mundiais recebidos pelas empresas brasileiras – da pontualidade da Latam e Azul aos hotéis da Belmond e o Rosewood nas listas de melhores do mundo. Também nossos destinos, como o Rio de Janeiro, e restaurantes, como a Casa do Porco, brilharam em listas globais. Da série, orgulho de ser brasileiro. Recursos naturais, hospitalidade, operações aéreas... Yes, we can.

7 – As lideranças em defesa do agenciamento de viagens em Brasília e no mercado em geral. Destaque para Magda Nassar, que deixou a presidência da Abav Nacional, e Marco Ferraz, o diplomata do Turismo brasileiro. Precisamos que essa força, essa articulação não sumam. Está na hora de uma entidade única em defesa do Turismo. Não é mesmo?

PANROTAS / Filip Calixto
Magda Nassar
Magda Nassar

8 – O investimento em educação, capacitação e formação feito pelos players de luxo Latitudes, Matueté, Primetour e Teresa Perez. Que ideia excelente: investir em pessoas, que são o diferencial do segmento de luxo e do Turismo em geral. Que a iniciativa inspire outros setores.

9 – O reconhecimento dos profissionais de Turismo em iniciativas como os Melhores do Turismo e os 100+ Poderosos do Turismo, da PANROTAS, ou em premiações da AbavSP/Aviesp, os Top 10 dos fornecedores (como Luck Receptivo, Brocker, Azul Viagens, aéreas, operadoras, hotéis...), e o Prêmio Nacional de Turismo, do MTur. Reconheça seus pares, seus times, seus concorrentes. Se o Turismo vai bem, todos vamos bem. #SomosTodosTurismo.

Divulgação/MTur/RobertoCastro
Prêmio Nacional de Turismo
Prêmio Nacional de Turismo

10 – A volta de Milton Zuanazzi ao Ministério do Turismo. Uma cara conhecida, incansável, que vai tirar do papel vários projetos em 2024, como fez com o embrião do novo Salão do Turismo. O ministro Celso Sabino já começou acertando na volta de Zuanazzi.

11 – Steve Wozniak, co-fundador da Apple, na abertura da Abav Expo. Quem imaginaria um evento do Turismo com um palestrante tão renomado. E um auditório cheio no Rio de Janeiro. Uma aula de vida. E negócios. Parece simples, da forma como ele contou a sua história, mas sabemos que não. E isso nos inspirou enormemente.

12 – Um trem de alto padrão ligando alguns dos destinos favoritos do brasileiro na Flórida. Bem-vindo, Brightline. Nunca uma ligação ferroviária foi tão aguardada e o Brasil podia e deveria se inspirar e criar produtos como o Brightline.

Divulgação
Brightline
Brightline

13 – A volta dos voos para a África do Sul, com Latam e SAA. Esperadíssimos pelo trade, os voos para a África do Sul colocam o destino novamente ao alcance dos brasileiros com ligações diretas.

E para você? Quais foram as boas notícias de 2023? Sabemos que há muitas outras. Comentem aqui com as suas preferidas.

LEIA ABAIXO A RETROSPECTIVA PANROTAS 2023



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18739 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.