Filip Calixto   |   05/11/2020 11:58

Anac tem nova diretoria; conheça

A diretoria da Anac tem cinco vagas e uma delas ainda está desocupada


Flickr/DennisJarvis
Diretoria da Anac tem cinco vagas e uma delas ainda está desocupada
Diretoria da Anac tem cinco vagas e uma delas ainda está desocupada


Quatro diretores foram escolhidos para preencher vagas na Diretoria Colegiada da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). As nomeações, que já foram divulgadas no Diário Oficial da União (DOU), ocorreram após os indicados pelo presidente da República passarem por aprovação no Plenário do Senado Federal no dia 20 de outubro. A indicação para o novo Ouvidor da Agência também passou pelo mesmo processo. Três dos quatro diretores nomeados já cumprem mandato de diretor ou diretor substituto na agência e são servidores públicos. A diretoria é composta por cinco vagas e uma delas ainda permanece desocupada.

DIRETORES
O servidor Juliano Alcântara Noman foi a escolha para exercer o cargo de diretor-presidente da Agência. Ele foi designado para preencher a vaga decorrente do término do mandato de José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz, que se encerrou em 19 de março de 2020. Seu mandato se estenderá, portanto, até 19 de março de 2025. Noman é Especialista em Regulação de Aviação Civil da Anac e foi o primeiro servidor a ocupar o cargo de diretor e de diretor-presidente.

Como diretor da agência quem assume é Ricardo Bisinotto Catanant, que terá mandato em vigor até 19 de março de 2025. Catanant também é Especialista em Regulação de Aviação Civil da Anac e estava exercendo mandato de diretor-substituto desde janeiro de 2020. Advogado e na agência desde sua criação (2006), o executivo exerceu os cargos de gerente geral de Outorgas de Serviços Aéreos (2006 a 2009), gerente de Normas e Projetos (2009 a 2014) e de superintendente de Serviços Aéreos (desde 2014).

Em outra vaga para diretor, foi designado o servidor público Tiago Sousa Pereira, que exerce o cargo de Diretor-Substituto na Anac desde janeiro de 2020. Seu novo mandato se inicia em 20 de março de 2021, decorrente do término do mandato de Hélio Paes de Barros Júnior, que renunciou, e vai até 19 de março de 2026.

Por fim, Rogério Benevides Carvalho foi nomeado para a diretoria da Agência, na vaga decorrente do término do mandato de Ricardo Fenelon das Neves Júnior. Seu mandato se estenderá até 7 de agosto de 2024.

OUVIDORIA
Para exercer o cargo de ouvidor da Agência, foi nomeado José Luiz Povill de Souza. Ele substitui Alex Castaldi Romera e terá mandato de três anos, até outubro de 2023.

Tópicos relacionados