Eleição ONU Turismo: governo da Geórgia retira candidatura de Zurab Pololikashvili
País confirmou que apoiará Al Nowais, primeira mulher árabe e dos Emirados a aspirar a posição

Esta semana será definido o novo ou a nova secretário(a)-geral da ONU Turismo para o período de 2026-2029. A votação ocorrerá na quinta (29) e sexta-feira (30), em Segóvia. A candidata indicada pelos Emirados Árabes Unidos, Sheikha Al Nowais, chega fortalecida para a eleição.
Isto porque, a candidatura de Zurab Pololikashvili foi retirada pelo governo da Geórgia por decisão própria. Em nota oficial, o país confirmou que, após a decisão, apoiará Al Nowais, que é a primeira mulher árabe e dos Emirados a aspirar a essa posição.

"Seu profundo conhecimento operacional do ecossistema global de turismo, tendo liderado parcerias público-privadas e investimentos estratégicos, fornece uma liderança com mentalidade reformista focada em ações práticas e comerciais. Sua candidatura se baseia em três pilares fundamentais: sustentabilidade e regeneração ecológica, infraestrutura digital equitativa e governança inclusiva e decolonial"
Governo da Geórgia, em comunicado oficial
Sheika é vice-presidente corporativa de relações com proprietários da Rotana, um dos principais grupos hoteleiros do Oriente Médio e da África. Além disso, foi diretora de Auditoria Interna e representante executiva no desenvolvimento do hotel Saadiyat Rotana, liderando projetos de alto impacto e governança.
Quem também está no páreo é e a mexicana Gloria Guevara Manzo, ex-secretária de Turismo do México e ex-CEO do WTTC, que já afirmou estar confiante na vitória. Com mais de 35 anos de atuação no setor, ela acredita que sua trajetória sólida, o apoio global e os quatro pilares de sua campanha a colocam como a candidata favorita para assumir o comando da organização.