Visit Brasil Summit promove painel sobre Turismo alinhado às práticas sustentáveis
Obejtivo é discutir como alinhar o crescimento do setor às práticas sustentáveis e de impacto positivo.

RIO DE JANEIRO - O Visit Brasil Summit foi palco do painel “O futuro do Turismo é sustentável", que reuniu especialistas e lideranças do setor turístico e ambiental para discutir como alinhar o crescimento do setor às práticas sustentáveis e de impacto positivo.
O debate contou com a participação de Jeanine Pires, representante do Turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, além de nomes como Vilena Silva (CEO da startup Compensei), Vitória da Riva Carvalho (presidente da Fundação Cristalino Lodge), Heitor Kadri (diretor da ONU Turismo para as Américas) e Marcia Hirota (presidente da Fundação SOS Mata Atlântica).
O painel abordou aquilo que se tornou imperativo para destinos turísticos ao redor do mundo: integrar a sustentabilidade às suas estratégias de desenvolvimento.
A empresária Vitória da Riva Carvalho compartilhou sua trajetória no ecoturismo, iniciada em 1992 no norte do Mato Grosso, quando fundou o Cristalino Lodge. “As pessoas não acreditavam que preservar a floresta e atrair visitantes pudessem andar juntos. Começamos com acampamentos e, pouco a pouco, criamos a Fundação Cristalino para apoiar pesquisas científicas e educação ambiental na região da Amazônia sul”, contou. Segundo ela, hoje a região vive um movimento crescente em direção à sustentabilidade.

Representando a ONU Turismo, Heitor Kadri destacou o papel da organização na formulação de políticas públicas sustentáveis e na promoção de parcerias entre entes federativos. “Estamos em um momento ímpar para o Brasil, com a COP30 se aproximando e o País sob os holofotes internacionais. E a ONU Turismo busca ajudar com dados e indicadores para embasar melhores decisões, indo além da vertente ambiental e olhando também para o impacto econômico e social nas comunidades locais”, afirmou.
Já Vilena Silva, da Compensei, enfatizou os desafios diários enfrentados por empresas comprometidas com a ação climática. “A Compensei surgiu da necessidade de empacotar entregas sustentáveis que já realizávamos. A pandemia escancarou a crise climática e acelerou a busca por soluções que levem sustentabilidade para empresas de todos os portes”, explicou.

O painel também ressaltou o papel fundamental das belezas naturais no fomento ao turismo sustentável. Marcia Hirota, da SOS Mata Atlântica, reforçou que o país possui uma diversidade única, com biomas como a Mata Atlântica presente em 17 estados. “Fazer com que mais pessoas visitem parques e conheçam as riquezas naturais do Brasil é essencial. Isso gera desenvolvimento econômico com baixo impacto ambiental e fortalece redes locais. A Embratur e outras instituições podem ser grandes aliadas na promoção desses destinos”, concluiu.