Club Med escolhe ex-CEO do Carrefour Brasil como novo presidente
Stéphane Maquaire assume as novas funções no grupo hoteleiro a partir de setembro

Em um movimento que parece marcar uma nova fase para o Club Med, o grupo chinês Fosun escolheu Stéphane Maquaire como novo presidente da companhia. Ex-CEO do Carrefour Brasil e também com passagem pela varejista francesa Monoprix, Maquaire assume o comando global do grupo de Turismo a partir de setembro. A decisão foi divulgada pelo jornal francês La Lettre e já repercute na imprensa europeia.
A chegada de Maquaire acontece logo após a saída de Henri Giscard d'Estaing, que estava à frente do Club Med desde 2002 e que foi oficialmente afastado do cargo pela Fosun, controladora do grupo desde 2015. A substituição, inesperada até para o próprio Giscard d'Estaing, reflete divergências entre o executivo francês e os acionistas chineses sobre o futuro da empresa.
A demissão de Giscard d’Estaing foi anunciada ontem (16), por meio de uma carta manuscrita enviada aos funcionários. No texto, o executivo afirmou: "A Fosun decidiu nomear um novo presidente. Queria poder acompanhá-lo na transição, mas essa não foi a decisão deles. Terei que deixá-los, com o coração apertado".
Mais tarde, em videoconferência com a imprensa, confirmou que não foi consultado sobre a mudança e que a transição será feita sem sua participação. Ele também criticou abertamente a atual gestão da Fosun, classificando-a como centralizada em Xangai, com pouca experiência internacional e pouco conhecimento sobre as raízes e a operação global do Club Med.
Esta será a primeira experiência de Maquaire no setor de Turismo.