Luis García, fundador da Europamundo, deixa cargo executivo após 27 anos
Fundador anuncia transição para área social durante convenção internacional da empresa

A 29ª edição da convenção da Europamundo serviu de palco para um dos anúncios mais significativos da história da empresa. Luis García, fundador da Europamundo Vacaciones em 1997, comunicou oficialmente sua saída do cargo executivo, concluindo um processo de transição iniciado em 2023, quando Alejandro de la Osa assumiu a posição de CEO e o comando global da companhia.
O evento, realizado sob o tema Hacia Nuevos Rumos, reúne 320 participantes de quase 50 países, representando cerca de 100 empresas, entre elas as operadoras brasileiras Agaxtur, BWT, CVC, FRT, Incomum Turismo e Schultz. Além das reuniões técnicas e atividades de networking, a convenção incluiu homenagens ao fundador, que passa a concentrar sua atuação na área de responsabilidade social da Europamundo.
Durante o anúncio, colaboradores, parceiros e diretores destacaram o papel de García na consolidação da empresa e na criação dos roteiros que hoje fazem parte do portfólio global da marca. Em sua fala, ele afirmou que "por trás dos muros das cidades e dos países, há histórias reais de pessoas. São essas histórias que queremos contar".
Do Brasil, o gerente-geral da Europamundo no país, Clayton Araújo, ressaltou a relevância do fundador para o setor. "Luis García é uma ponte que conecta cultura, gerações e negócios a partir do Turismo, em todo o mundo", afirmou.
A convenção segue até sexta-feira com atividades técnicas e o post tour na Polônia e na Alemanha, mantendo o foco nas estratégias e operações da companhia para 2026.