ONU Turismo confirma Shaikha Al Nowais como nova secretária-geral
Ela promete uma visão voltada à regeneração ecológica, equidade digital e governança inclusiva

Shaikha Al Nowais foi confirmada como a nova secretária-geral da ONU Turismo, após eleição realizada em março deste ano. Sua nomeação só precisava ser ratificada pela Assembleia Geral da entidade, o que ocorreu nesta terça-feira (11), em Riade, na Arábia Saudita. Ela assume o lugar de Zurab Pololikashvili para o mandato de 2026 a 2030.
Como primeira mulher na história do cargo, Shaikha promete uma visão voltada à regeneração ecológica, equidade digital e governança inclusiva. Entre suas prioridades, estão a implementação de práticas de Turismo sustentável e o fortalecimento da presença feminina, com ênfase em oportunidades econômicas e liderança.
No Dia Mundial do Turismo, celebrado na abertura da FIT 2025, Shaikha realizou um discurso enfático e detalhado que elencou pontos chaves para o desenvolvimento do setor na América Latina. A executiva apresentou uma visão estratégica para o futuro do setor, com foco em sustentabilidade, inclusão, inovação e resiliência.
“Este é um triunfo para todos nós. É um momento compartilhado que reflete nossa visão coletiva de um mundo do turismo mais conectado e compassivo. Juntos, representamos as esperanças de milhões de pessoas cujas vidas são impactadas por este setor. Juntos, acreditamos que o turismo, em sua melhor forma, pode elevar as nações e unir a humanidade"
Shaikha Al Nowais, nova secretária-geral da ONU Turismo
De olho em seu mandato, ela delineou cinco prioridades principais. “Turismo responsável, capacitação, tecnologia para o bem da humanidade, financiamento inovador e governança inteligente — cada uma delas concebida para tornar nosso setor mais inclusivo, mais resiliente e mais humano", destacou ela.