Turismo no Rio avança 51% sobre 2024, apontam autoridades na Abav Expo
Números de crescimento de visitação foram divulgados durante a abertura da principal feira do setor

RIO DE JANEIRO - Autoridades do Rio de Janeiro destacaram, durante abertura da Abav Expo 2025, o potencial do destino para o Turismo, os eventos e também o crescimento do número de visitantes no Estado. O presidente da FecomercioRJ, Antonio Queiroz, falou sobre a importância de o Rio de Janeiro sediar a feira da Abav Nacional mais uma vez e a expectativa de que a feira continue acontecendo no Estado.
“Quando firmamos o compromisso de apoiar a realização da Abav no Rio de Janeiro, não tínhamos a esperança, mas sim a certeza do sucesso do evento e pedimos à presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, a continuidade da realização da feira aqui até o ano de 2032, mas estamos esperando uma resposta”. Ana Carolina, por sua vez, destacou que a Abav Nacional está em negociação para fechar o evento nos anos de 2030 e 2032 no Rio de Janeiro. Em 2027, a feira também será em solo carioca.

Queiroz também comentou sobre o crescimento do número de turistas no destino. “Graças ao trabalho da Riotur, das secretarias estadual e municipal e da Embratur, o Rio de Janeiro está 51% acima do número de turistas que recebeu no ano passado. Em 2024 esse acréscimo havia sido de 23% sobre o ano anterior e isso mostra que o Rio de Janeiro não tem mais alta temporada, é uma estação só, pois o destino está sempre lotado”, afirma, destacando os atrativos não só da cidade do Rio de Janeiro, como também do interior do Estado.
Ele falou ainda sobre a assinatura de uma escritura entre a FecomercioRJ e o Sesc-RJ para um novo hotel em Paraty (RJ) e reforçou a importância estratégica de o Rio sediar o escritório da ONU Turismo para as Américas. “Inclusive, votamos para que a Abav passe a integrar a junta dos membros afiliados da ONU Turismo”, conclui Queiroz.
Ampliação da malha aérea no Rio de Janeiro

O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, por sua vez, falou sobre a ampliação da malha aérea no Rio de Janeiro, atribuindo os resultados ao trabalho do prefeito Eduardo Paes e ao apoio do presidente Lula. Destacou, também, os mais de dois mil eventos realizados no Rio de Janeiro no primeiro semestre deste ano e a importância do aeroporto Galeão.
O discurso do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, foi recheado de números de crescimento de visitantes no destino. “Superamos o número de 1,6 milhão de turistas internacionais no Rio de Janeiro em setembro deste ano e, até o final de 2025, esperamos receber 1,8 milhão de estrangeiros, alta de 20% em relação ao ano passado”, comenta.
Tutuca também salientou o papel dos gestores púbicos, que passaram a entender a importância da economia do Turismo para o desenvolvimento do Pais. “Esse entendimento fez com que, neste ano, o governador Claudio Castro investisse R$ 100 milhões na promoção turística do Rio de Janeiro", afirma. "O Rio volta a participar do cenário internacional e tem um calendário de eventos robusto, recuperando sua malha aérea, e esses números não seriam possíveis se não tivéssemos recuperado a pujança do aeroporto Galeão, que vai voltar para a prateleira dos mais movimentados do Brasil", conclui Tutuca.