Karina Cedeño   |   08/10/2025 14:30
Atualizada em 08/10/2025 14:31

Turismo no Rio avança 51% sobre 2024, apontam autoridades na Abav Expo

Números de crescimento de visitação foram divulgados durante a abertura da principal feira do setor

PANROTAS / Emerson Souza
Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, discursa na abertura da Abav Expo 2025
Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, discursa na abertura da Abav Expo 2025

RIO DE JANEIRO - Autoridades do Rio de Janeiro destacaram, durante abertura da Abav Expo 2025, o potencial do destino para o Turismo, os eventos e também o crescimento do número de visitantes no Estado. O presidente da FecomercioRJ, Antonio Queiroz, falou sobre a importância de o Rio de Janeiro sediar a feira da Abav Nacional mais uma vez e a expectativa de que a feira continue acontecendo no Estado.

“Quando firmamos o compromisso de apoiar a realização da Abav no Rio de Janeiro, não tínhamos a esperança, mas sim a certeza do sucesso do evento e pedimos à presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, a continuidade da realização da feira aqui até o ano de 2032, mas estamos esperando uma resposta”. Ana Carolina, por sua vez, destacou que a Abav Nacional está em negociação para fechar o evento nos anos de 2030 e 2032 no Rio de Janeiro. Em 2027, a feira também será em solo carioca.

PANROTAS / Emerson Souza
Antonio Queiroz, presidente FecomercioRJ
Antonio Queiroz, presidente FecomercioRJ

Queiroz também comentou sobre o crescimento do número de turistas no destino. “Graças ao trabalho da Riotur, das secretarias estadual e municipal e da Embratur, o Rio de Janeiro está 51% acima do número de turistas que recebeu no ano passado. Em 2024 esse acréscimo havia sido de 23% sobre o ano anterior e isso mostra que o Rio de Janeiro não tem mais alta temporada, é uma estação só, pois o destino está sempre lotado”, afirma, destacando os atrativos não só da cidade do Rio de Janeiro, como também do interior do Estado.

Ele falou ainda sobre a assinatura de uma escritura entre a FecomercioRJ e o Sesc-RJ para um novo hotel em Paraty (RJ) e reforçou a importância estratégica de o Rio sediar o escritório da ONU Turismo para as Américas. “Inclusive, votamos para que a Abav passe a integrar a junta dos membros afiliados da ONU Turismo”, conclui Queiroz.

Ampliação da malha aérea no Rio de Janeiro

PANROTAS / Emerson Souza
Bernardo Fellows, presidente da Riotur
Bernardo Fellows, presidente da Riotur

O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, por sua vez, falou sobre a ampliação da malha aérea no Rio de Janeiro, atribuindo os resultados ao trabalho do prefeito Eduardo Paes e ao apoio do presidente Lula. Destacou, também, os mais de dois mil eventos realizados no Rio de Janeiro no primeiro semestre deste ano e a importância do aeroporto Galeão.

O discurso do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, foi recheado de números de crescimento de visitantes no destino. “Superamos o número de 1,6 milhão de turistas internacionais no Rio de Janeiro em setembro deste ano e, até o final de 2025, esperamos receber 1,8 milhão de estrangeiros, alta de 20% em relação ao ano passado”, comenta.

Tutuca também salientou o papel dos gestores púbicos, que passaram a entender a importância da economia do Turismo para o desenvolvimento do Pais. “Esse entendimento fez com que, neste ano, o governador Claudio Castro investisse R$ 100 milhões na promoção turística do Rio de Janeiro", afirma. "O Rio volta a participar do cenário internacional e tem um calendário de eventos robusto, recuperando sua malha aérea, e esses números não seriam possíveis se não tivéssemos recuperado a pujança do aeroporto Galeão, que vai voltar para a prateleira dos mais movimentados do Brasil", conclui Tutuca.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7522 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.