Pedro Menezes   |   03/02/2026 10:43
Atualizada em 03/02/2026 11:17

Disney anuncia Josh D'Amaro como novo CEO e Dana Walden como nova presidente

Conselho também pretende nomear Josh como membro do Conselho de Administração logo após a assembleia


Divulgação
James Gorman, chairman do The Walt Disney Company, Josh D'Amaro, futuro CEO, Dana Walden, futura presidente da Disney, e Bob Iger, CEO da Disney
James Gorman, chairman do The Walt Disney Company, Josh D'Amaro, futuro CEO, Dana Walden, futura presidente da Disney, e Bob Iger, CEO da Disney

O Conselho de Administração da The Walt Disney Company acaba de anunciar que, em votação unânime, elegeu Josh D’Amaro, presidente da Disney Experiences, como novo CEO do The Walt Disney Company, com posse marcada para a próxima Assembleia Geral Anual, no dia 18 de março.

Josh D'Amaro sucederá Robert A. Iger em um processo que já vinha sendo costurado desde 2024, como viemos acompanhando no Portal PANROTAS. Além disso, o Conselho também pretende nomear D’Amaro como membro do Conselho de Administração imediatamente após essa assembleia.

À frente do maior segmento de negócios da empresa, com receita anual de US$ 36 bilhões no ano fiscal de 2025 e 185 mil funcionários e colaboradores em todo o mundo, D’Amaro é um veterano da Disney e acumula 28 anos de casa. Conhece cada segmento da empresa e hoje lidera a divisão de parques temáticos.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Josh D'Amaro em visita ao Brasil
Josh D'Amaro em visita ao Brasil

“Josh D’Amaro possui a rara combinação de liderança inspiradora e inovação, um olhar apurado para oportunidades de crescimento estratégico e uma profunda paixão pela marca Disney e seus colaboradores. Tudo isso o torna a pessoa certa para assumir o comando como o próximo CEO da Disney”

James Gorman, Presidente do Conselho de Administração da The Walt Disney Company

Bob Iger, atual CEO da Disney, afirmou que Josh D’Amaro é um líder excepcional e a pessoa certa para assumir o seu lugar. "Ele tem uma apreciação instintiva da marca Disney e uma profunda compreensão do que ressoa com nosso público, aliada ao rigor e à atenção aos detalhes necessários para entregar alguns de nossos projetos mais ambiciosos. Sua capacidade de combinar criatividade com excelência operacional é exemplar e estou muito feliz por Josh e pela empresa", disse Bob.

Dana Walden será a nova presidente da Disney

Divulgação
Dana Walden, futura presidente e diretora de criação da The Walt Disney Company, e Josh D'Amaro, futuro CEO da Disney
Dana Walden, futura presidente e diretora de criação da The Walt Disney Company, e Josh D'Amaro, futuro CEO da Disney

Dana Walden, copresidente da Disney Entertainment, por sua vez, foi nomeada presidente e diretora de criação da The Walt Disney Company, também a partir de 18 de março. Como copresidente da Disney Entertainment, Walden liderou os negócios de mídia, notícias e conteúdo de entretenimento da Disney, incluindo os serviços de streaming.

Nesta nova função, um marco histórico para a empresa, Walden se reportará diretamente a Josh D’Amaro e garantirá que a narrativa e a expressão criativa em todos os pontos de contato com o público reflitam a marca, engajem o público em larga escala e impulsionem os principais objetivos de negócios, ao mesmo tempo em que conduz iniciativas em toda a empresa e traduz a visão em ação.

“Dana Walden é uma excelente líder que inspira enorme respeito na comunidade criativa. Considerando que a criatividade está no centro de tudo o que a Disney faz, ela é uma escolha maravilhosa para assumir essa nova posição de liderança. Nos anos desde que Dana ingressou na Disney, ela acumulou um vasto conhecimento sobre os diversos pontos de nossos negócios e marcas, e está muito bem preparada para ser presidente e diretora criativa"

Bob Iger, CEO da Disney

Bob Iger seguirá como conselheiro da Disney

Reprodução/X
Bob Iger conduziu a Disney a um sucesso criativo e comercial sem precedentes durante suas quase duas décadas à frente da empresa
Bob Iger conduziu a Disney a um sucesso criativo e comercial sem precedentes durante suas quase duas décadas à frente da empresa

Bob Iger ofereceu ampla mentoria aos candidatos internos durante todo o processo de planejamento de sucessão e, após a transição, continuará atuando como Conselheiro Sênior e membro do Conselho da Disney até sua aposentadoria da empresa em 31 de dezembro de 2026.

Iger conduziu a Disney a um sucesso criativo e comercial sem precedentes durante suas quase duas décadas à frente da empresa. Desde seu retorno em 2022, quando deixou a aposentadoria para mais uma missão, Bob liderou uma transformação estratégica da empresa, guiando a Disney por um período de grande disrupção no setor e posicionando-a para o crescimento a longo prazo na nova era do entretenimento.

"Como parte dessa transformação, Iger agiu rapidamente para reestruturar a organização, empoderar líderes criativos e restaurar a disciplina financeira, estabelecendo quatro prioridades estratégicas: fortalecer a qualidade e a produção econômica dos estúdios de cinema, garantir lucratividade sustentável no streaming, posicionar a ESPN como o principal destino digital para fãs de esportes e impulsionar o crescimento em toda a Disney Experiences. Hoje, a Disney é mais ágil e resiliente, e D'Amaro assumirá o comando de uma empresa que está em uma posição muito mais forte do que há três anos"

The Walt Disney Company, em comunicado oficial

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4925 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.