Artur Luiz Andrade   |   12/11/2018 11:57

PANROTAS representa mídia do Turismo em prêmio do MTur; VOTE

PANROTAS, Max Milhas, Beto Carrero World, Accor Hotels e Grupo Cataratas são alguns dos indicados para o primeiro Prêmio Nacional de Turismo, criado pelo MTur


Emerson Souza
Guillermo Alcorta, presidente da PANROTAS
Guillermo Alcorta, presidente da PANROTAS
A primeira edição do Prêmio Nacional do Turismo, criado pelo Ministério do Turismo, será entregue dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro. O MTur divulgou os cinco finalistas em cada uma das cinco categorias (Academia, Governo, Iniciativa Privada, Organizações Não Governamentais e Imprensa/Mídias Sociais). Os ganhadores sairão de uma votação popular.

O presidente e fundador da PANROTAS, José Guillermo Condomí Alcorta, foi indicado na categoria Imprensa/Mídias Sociais e a PANROTAS é a única representante da imprensa especializada da indústria de Viagens e Turismo. Alcorta tem como colegas indicados Alessandra Lontra, da revista e site O Concierge, Daniel Rittner, repórter do jornal Valor Econômico, Flávia Oliveira, colunista de O Globo, e a youtuber Danielle Noce.

Vote aqui na categoria IMPRENSA E MÍDIAS SOCIAIS

Guillermo Alcorta fundou a PANROTAS em 1974, com o Guia PANROTAS, ferramenta que por décadas ficou na mesa do agente de viagens para auxiliá-lo e informá-lo com informações técnicas da indústria de Viagens e Turismo. Depois vieram o Brazilian Overview, publicação para divulgar o Brasil no Exterior (criado na década de 1980 e publicado até hoje), o Jornal PANROTAS (em 1992, que este ano se transformou na Revista PANROTAS, semanal, e com distribuição impressa e por whatsapp para todo o Brasil, além da versão digital), o Portal PANROTAS (no ano 2000, com nova versão no ar desde abril deste ano), o Fórum PANROTAS (desde 2003, reunindo lideranças do Brasil e do mundo para debater as tendências do Turismo), além de publicações especiais, como a dos Poderosos do Turismo ou o Anuário de Viagens Corporativas, eventos customizados (como os Next, que percorrem o País), participação âncora em feiras como Abav Braztoa e WTM Latin America, entre outras ações.

O Portal PANROTAS tem mais de 14 mil usuários únicos por dia, todos profissionais da indústria, e tem diversos canais, como o PANROTAS Corporativo e o canal de vídeos exclusivos.

“Fico muito honrado pelo reconhecimento do Ministério do Turismo e do Conselho Nacional. Parabenizo os demais indicados não apenas nesta categoria mas nas demais. São pessoas que valorizam o Turismo brasileiro e que lutam para colocá-lo no patamar que merece, como um dos principais motores da economia do Brasil”, disse Guillermo Alcorta, que este ano ainda lançou, em uma nova empresa, a plataforma Matcher, que visa promover o Brasil no Exterior e promover encontros presenciais e virtuais entre compradores internacionais do mundo inteiro e fornecedores brasileiros.

O primeiro encontro do Matcher será dias 19 e 20 de fevereiro em Fortaleza, com cerca de 150 compradores convidados, e com agenda one-to-one com os fornecedores que mais combinarem com seus perfis e expectativa. “Foi a forma que encontrei, depois de 45 anos de PANROTAS e às vésperas de completar 80 anos, de contribuir de uma outra forma com o Turismo brasileiro, facilitando os negócios entre os compradores estrangeiros e os fornecedores daqui. Com a PANROTAS consolidada, fico feliz de ter achado um outro jeito de fazer a minha parte pelo Turismo brasileiro, que me deu tudo o que tenho, principalmente os amigos dessas mais de quatro décadas”.

“A premiação não tem valor financeiro, porém grande valor simbólico como incentivo e reconhecimento a pessoas e iniciativas que fazem a diferença no desenvolvimento do turismo no país”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

OUTRAS CATEGORIAS

Na categoria Academia concorrem Alexandre Panosso Netto, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP; Bayard Boiteux, criador de projetos como a Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro; Eduardo Mielke, especialista em Política e Gestão de Turismo para Municípios e Destinos; José Manoel Gândara, que coordenou a implantação da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo; e Selma Batista, professora no Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas.

Vote aqui na categoria ACADEMIA

Na categoria Iniciativa Privada concorrem Cícero e Ricardo Fiedler, idealizadores do Balneário Camboriú Big Wheel S/A; Max Oliveira, engenheiro de produção e fundador da Max Milhas; Patrick Mendes, CEO da Accor Hotels na América do Sul; Rogério Siqueira, diretor-presidente do maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World e presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina; e Bruno Marques, CEO do Grupo Cataratas desde 2014.

Vote aqui na categoria INICIATIVA PRIVADA

Na categoria ONGs, com apenas quatro concorrentes, foram indicadas Jussara Rocha, sócia e consultora da Raízes Desenvolvimento Sustentável; Maria América Ungaretti, coordenadora da ECPAT Brasil; Mônica Barroso, diretora da Associação Garupa; e Thaise Guzzati, assessora técnica da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia.

Vote aqui na categoria ONG

Saiba mais sobre o Prêmio Nacional do Turismo





Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.