Movida

Beatriz Contelli   |   03/12/2020 16:35   |   Atualizada em 03/12/2020 16:38

MTur firma parceria para atender turistas com deficiência

A intenção é promover o acesso de pessoas com deficiência aos principais destinos turísticos do país

Hoje (03) comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e para relembrar esta data, os ministérios do Turismo (MTur) e da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) estabelecem uma parceria para promover o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos principais destinos turísticos do País. O acordo de cooperação entre as pastas foi assinado nesta manhã e prevê uma série de ações para garantir que o Turismo seja acessível para todos.

O objetivo da iniciativa é a inclusão social, uma vez que permite que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tenham segurança e autonomia para acessar atrativos, serviços e empreendimentos turísticos. Quase 46 milhões de pessoas no Brasil têm pelo menos um tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este número representou 24% da população.

Pixabay/Stevepb
A parceria visa promover o acesso de pessoas com deficiência aos principais destinos turísticos do país
A parceria visa promover o acesso de pessoas com deficiência aos principais destinos turísticos do país
Agora, um grupo de trabalho, com integrantes dos dois ministérios, irá elaborar um plano de ação que prevê iniciativas próprias e apoio institucional para promover a acessibilidade urbana e a adaptação de atividades turísticas, no âmbito do Programa Turismo Acessível.

Entre as ações previstas está o mapeamento da acessibilidade no Turismo e infraestrutura turística dos principais destinos brasileiros, além de atividades de sensibilização e disseminação de orientações sobre a acessibilidade nos mais diversos setores da atividade turística.

“Hoje é um dia histórico porque estabelecemos que o Turismo deve ser acessível para todos, com segurança e autonomia, incluindo os milhões de brasileiros que apresentam alguma deficiência no país”, destacou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Ministério do Turismo lançou, em setembro deste ano, o aplicativo TATU (Tecnologia Assistiva no Turismo). A ferramenta já está em uso, como projeto-piloto, no Estado de Alagoas e permite que turistas com deficiência visual e auditiva possam conhecer atrativos turísticos locais com o auxílio de audiodescrição e de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

O Ministério do Turismo também disponibiliza o aplicativo Guia Turismo Acessível. O app é colaborativo e permite o cadastramento e avaliação de acessibilidade dos empreendimentos e pontos turísticos em todos os estados do país. Através de uma parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, consultores estão, neste momento, em campo para realizar um diagnóstico da acessibilidade em destinos turísticos. As informações serão incluídas no aplicativo.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias