Filip Calixto   |   25/11/2020 13:48

Embratur aprova o Plano de Ação 2021 em reunião com MTur

Na reunião a Embratur aprovou o Plano de Ação 2021

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) realizou ontem (24) a segunda reunião do seu Conselho Deliberativo, em Brasília (DF). A oportunidade serviu para aprovar o Plano de Ação 2021 e contou com as presenças dos líderes da agência, do Ministério do Turismo e representantes do trade turístico.

Divulgação/Gustavo Messina
Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo, e Gilson Machado Neto, presidente da Embratur
Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo, e Gilson Machado Neto, presidente da Embratur
Na principal agenda da reunião, o colegiado aprovou o plano de ação para o ano que vem, cujas iniciativas variam conforme a duração do estado de calamidade pública em função da pandemia de covid-19. Caso a situação persista, por força da Lei 14.022/2020, a agência manterá o foco no Turismo doméstico. Por outro lado, se o decreto não for renovado em 31 de dezembro, a Embratur poderá retomar o trabalho voltado à divulgação do País no Exterior a partir do segundo semestre de 2021.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio ressaltou o empenho pela retomada segura de atividades do setor e enalteceu a parceria com a agência e o trade turístico. “Essa parceria vai realmente fazer história nesse momento do Turismo. Vamos virar essa página da pandemia e focar na retomada. Obviamente, uma retomada segura, responsável. Quando os protocolos de biossegurança são cumpridos, a gente consegue transmitir segurança e confiança aos turistas”, apontou.

Já o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, defendeu atenção especial à promoção do ecoturismo, uma das tendências mundiais do mercado de viagens no pós-pandemia. “Em 2019, de cada 100 buscas no Google em todo o mundo, apenas dez eram para ecoturismo. Hoje, de cada 100 buscas, 54 são para Turismo de natureza. E o Brasil tem o maior potencial do mundo nessa área”, pontou Machado

O encontro também teve a participação do presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Nacional, Manoel Linhares; do presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz; do presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Roberto Nedelciu; do presidente executivo da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci Júnior, e da analista técnica de Turismo da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Marta Feitosa.

Tópicos relacionados