Da Redação   |   08/03/2021 16:04

Agência homenageia mulheres que fazem a diferença no setor

A agência Lúcia Paes de Barros separou algumas histórias reais para homenagear nesta data

Apesar dos avanços significativos no campo dos direitos das mulheres, é sabido que ainda faz muito a ser feito. Segundo dados compilados e divulgados pelo IBGE, o salário das mulheres é, em média, 22% menor que o dos homens. A diferença sobe para 38% quando há nível superior completo envolvido no comparativo.

A busca por oportunidades também é mais árdua entre elas. A taxa de desemprego entre as mulheres brasileiras no primeiro trimestre de 2020 era 39,4% superior à dos homens. Fora isso, para muitas mulheres a jornada de trabalho não termina com o fim do expediente.

Fortes, inteligentes e sem medo de ir para a luta, o protagonismo feminismo precisa estar cada vez mais presente nas esferas da sociedade, afinal, lugar de mulher é onde ela quiser. Para ilustrar histórias de mulheres reais, a agência de comunicação Lúcia Paes de Barros homenageia algumas mulheres que fazem a diferença em seu portfólio de clientes.

Confira:

UMA NOVA ESPERANÇA DE VIDA NA CAPITAL FEDERAL
Natural de Porto Príncipe, no Haiti, Jean Love Rose Glaelle Renalus, de 26 anos, é uma mulher forte e batalhadora. Sua história, como a de muitos outros refugiados, não é alegre, mas marcada pela falta de oportunidades em seu país natal. No Brasil desde 2016, quando desembarcou em Curitiba, com apenas 21 anos e sem falar uma palavra de português, Jean-Love, como gosta de ser chamada, viu no Brasil a esperança de uma vida melhor.
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Hoje, 5 anos após a sua chegada, um alegre e contagiante sorriso no rosto logo entrega a boa notícia: muita coisa mudou em sua vida. A começar pelo DDD. Após passagem por Curitiba, Jean trocou a capital paranaense por Brasília, cidade que escolheu para viver após se firmar como camareira no B Hotel. A mudança, segundo ela, foi motivada pelo frio que sentia no sul do país.

Antes de ingressar no B Hotel, Jean-Love passou por dificuldades. Foram 10 meses desempregada. Nesse meio tempo, conviveu com dias de incerteza, medo e o sentimento de frustração e impotência ao conviver com o namorado, na cidade de Ceilândia, vizinha de Brasília. Em Curitiba, assim que chegou ao Brasil, também precisou enfrentar situação semelhante.

Pouco a pouco as oportunidades encontradas por Jean-Love aqui no Brasil vão se transformando conquistas, como a tão sonhada casa própria, adquirida recentemente. Jean-Love é só sorrisos ao falar do seu apartamento e dos sonhos que ainda pretende realizar. “É um apartamento tão lindo... pouco a pouco eu vou trazer a minha família pro Brasil”.

A ÚNICA MULHER POR TRÁS DE UM DOS MAIORES CONGLOMERADOS DE TURISMO DO MUNDO
Filha de imigrantes japoneses, que se mudaram para o Brasil em 1960, em busca de novas oportunidades, a paulista Mami Fumioka, de 55 anos, é uma mulher movida à desafios. Na Vice-Presidência da Quickly Travel, agência de viagens especializada no destino Japão, que ela mesmo fundou, ao lado dos irmãos, em 1998, em um pequeno escritório, Mami é a grande responsável por grandes conquistas no mundo corporativo.

Foi da sua cabeça que saiu a ideia de se juntar à um dos maiores conglomerados de turismo do mundo, a JTB Group, em 2014, em uma joint-venture que vem lhe rendendo frutos até hoje, como o direito de ser uma da subdistribuidoras oficiais de ingressos para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
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O desenvolvimento pessoal e profissional de Mami também passa por um reencontro com as suas origens, quando em 1990, deu um intervalo em sua carreira e viajou ao Japão. Do outro lado do mundo aprendeu o bê-á-bá da hotelaria e, ao retornar ao Brasil, deu continuidade ao que deixou para trás por mais de uma década. Nesse meio tempo, Mami foi mãe em 3 oportunidades e em todas as gestações continuou trabalhando, até largar o emprego para se mudar para São José dos Campos, ao acompanhar o marido em um novo projeto profissional.

“Não foi fácil. Eu precisei me preparar e lutar muito para conquistar o meu espaço. Ocupo há 7 anos o cargo de Vice Presidente da Quickly Travel e conquistei o respeito de todos com quem precisei lidar até aqui. Sou a única mulher em um cargo de alto comando nas empresas do Grupo JTB e acredito que ainda há um longo caminho pela frente, mas mudanças estão ocorrendo. Um bom exemplo disso é chegada de uma mulher, Seiko Hashimoto, à chefia do Comitê Olímpico de Tóquio. Mas é preciso entender e ressaltar sempre que para a mulher, o trabalho muitas vezes não termina após o expediente. O trabalho nunca acaba, principalmente se você for mãe”.

A MULHER POR TRÁS DO 6° SENTIDO SIX SENSES NO BRASIL
A paulistana Renata Maia Luque, de 39 anos, é uma mulher de pulso e com certo tino para grandes negociações e reuniões com investidores, stekeholders e até C levels. Seu vasto currículo no mercado hoteleiro de luxo a credenciou para isso. São mais de 20 anos de carreira e passagens expressivas por grandes empreendimentos. Hoje, pouco menos de um ano após sua chegada ao atual emprego, como Diretora de Marketing & Vendas, a executiva tem sido uma das grandes responsáveis por coordenar e promover uma importante novidade para a indústria do turismo nacional: a chegada da gigante Six Senses ao país, anunciada em novembro de 2020.
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Mãe de dois meninos pequenos, Renata sempre buscou leveza ao encarar a vida. “Tento levar a vida de forma mais leve e sem carregar muita culpa pelos momentos que não posso estar com meus filhos. Quando estou trabalhando, tento ser a melhor. Assim como quando estou com eles tento ser a melhor mãe possível, mesmo sabendo que alguns e-mails ficarão para depois.”

Renata trouxe para o Six Senses Botanique uma considerável expertise em turismo e hospitalidade no universo upscale. Conhecimento mais do que essencial para o atual momento, onde os valores e o comportamento do viajante, impedido de viajar para o exterior, vem mudando constante ao buscar no mercado interno soluções para vivenciar o luxo e até o pós-luxo em locais isolados, seguros e protegidos pela natureza.

Em busca novos ares, Renata foi para o “outro lado” da indústria ao trabalhar numa agência boutique de viagens. “Nessa nova experiência de trabalho, que durou quase três anos, eu pude aprender os dois lados do business do turismo e da hotelaria”. Com mais bagagem e histórias para contar, a executiva assumiu o cargo de Diretora Global de Vendas & Marketing do Grupo Fasano, onde aprendeu muito sobre a gestão de pessoas.

UMA MULHER SENDO MEDO DE ARRISCAR
Aline Meneses dos Santos, natural de Eunápolis, Bahia, é uma mulher que não tem medo de arriscar. A gerente de Governança do Pratagy Beach All Inclusive Resort, de Maceió, Alagoas, hoje com 40 anos de idade, e um filho de 20 anos, Gustavo, fruto do primeiro casamento, se considera uma pessoa inquieta profissionalmente. Sempre esperando mais, inclusive de si mesma, Aline chegou ao Pratagy em 2016, após um longo percurso na hotelaria, iniciado há mais de duas décadas.

Um mês depois de chegar ao RN, já estava empregada. “Em um ano, fui promovida para Supervisora de Bares, o meu 1º cargo de chefia em 8 anos de hotelaria”. Aline ficou feliz, mas logo percebeu que não era o que gostava de fazer. Sua paixão estava na hospedagem. “Quando eu soube que o hotel iria abrir uma central de atendimento, algo parecido com a minha função na Bahia, pedi transferência e entrei nessa área com o assistente”.
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O apego à fé abriu portas. Ao ser convidada para um ingressar em novo projeto hoteleiro, em João Pessoa, Paraíba, Aline se encontrou na carreira ao conhecer a Gerente Geral Margarete Ausier. “Ela identificou em mim potencial para a governança e para que eu pudesse desenvolver essa função, ela investiu em mim ao me pagar alguns cursos de especialização. Também me enviou ao Uruguai, para um programa de capacitação e, mesmo sem experiência prévia, assumi o cargo e descobri a minha paixão, que é a Governança”.

Desde então, Aline descobriu que precisava de mais. “Eu tinha a necessidade de me aprofundar na área. Queria conhecer tudo e ao longo de 22 anos pude trabalhar nos mais variados segmentos da hotelaria até que o Pratagy Beach me encontrar em Natal.

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