Beatriz Contelli   |   26/01/2023 12:42

WTM Latin America abre inscrições do Prêmio de Turismo Responsável

Premiação reconhece as iniciativas mais inspiradoras e replicáveis em Turismo sustentável e responsável

O Prêmio de Turismo Responsável, promovido pela WTM Latin America, está com inscrições abertas até 31 de janeiro para empresas de todos os portes, incluindo pequenos negócios e empreendedores individuais. O prêmio reconhece as iniciativas mais inspiradoras e replicáveis em Turismo sustentável e responsável, com o objetivo principal de inspirar o mercado e provocar mudanças positivas em toda a indústria.

Divulgação
Promoção de diversidade, combate a mudanças climáticas e conservação da natureza estão entre as categorias do prêmio
Promoção de diversidade, combate a mudanças climáticas e conservação da natureza estão entre as categorias do prêmio
As seis categorias definidas para este ano incluem a abordagem e a proposta de soluções a desafios que são fundamentais para o avanço da atividade turística de forma responsável - como combate a mudanças climáticas, gestão de resíduos plásticos, conservação da natureza e promoção de diversidade e inclusão – e também focam nos benefícios que o Turismo traz para as comunidades – destacando os melhores modelos de compras locais e as conexões significativas entre o turista, o anfitrião e o local visitado.

Os finalistas serão anunciados na primeira semana de março e a premiação será entregue em 4 de abril, durante o segundo dia da WTM Latin America, no palco do Explore Transformation.

As seis categorias que integram a terceira edição são:
1) Abordando as mudanças climáticas;
2) Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos;
3) Melhores soluções para a promoção da diversidade e inclusão;
4) Melhores iniciativas para a conservação da natureza;
5) Melhores modelos de compras locais, artesanato e alimentação;
6) Melhores conexões significativas.

Os trabalhos inscritos para o Prêmio serão avaliados por profissionais de diversas áreas e entusiastas do Turismo responsável que escolherão os cases que recebem as chancelas “Gold”, “Silver” e “One to Watch”. O corpo de jurados é formado por agentes de viagens, operadores, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas e formadores de opinião de diferentes países latino-americanos que levam em conta aspectos como originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade de mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta.

Thais Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação da WTM Latin America destaca a importância dos aspectos de abrangência, em relação ao porte dos inscritos, e mensuração, em relação ao processo de avaliação. “O foco não é exclusivo nos grandes negócios ou grupos estruturados. Uma solução criativa, desenvolvida e adotada por uma pequena empresa também por ser igual ou proporcionalmente mais impactante e tem espaço em nossa premiação”, diz.

Os requisitos para cada tema estão disponíveis neste link.

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