Beatriz Contelli   |   29/09/2022 13:47

Accor promove ações contra desperdício de alimentos em hotéis

A meta é reduzir em 30% a perda de alimentos em cada hotel, considerando a volta do serviço de buffets

No Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, comemorado nesta quinta-feira (29), a Accor reforça o compromisso de reduzir o impacto de suas operações ao meio ambiente. Considerando que são servidas mais de 150 milhões de refeições por ano nos hotéis do grupo, ações concretas podem ser tomadas por meio da alimentação, em cada um dos restaurantes, para moldar o futuro das viagens e proporcionar um Turismo mais sustentável.

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A meta é reduzir em 30% a perda de alimentos em cada hotel
A meta é reduzir em 30% a perda de alimentos em cada hotel
Por isso, a meta é reduzir em 30% a perda de alimentos em cada hotel, considerando a volta do serviço de buffets, eventos, entre outras modalidades que geram consumo. O modelo atual não é mais viável, pois os viajantes buscam produtos alimentícios inovadores, saudáveis e experiências que tenham impacto positivo no planeta e nas comunidades.

O Pullman São Paulo Guarulhos Airport fez alianças para ajudar na redução do desperdício de alimentos. “Encontramos um parceiro para destinar corretamente os alimentos que seriam descartados, que é a startup Comida Invisível. Assim, contribuímos com a ONG Núcleo Batuíra, de Guarulhos, que apoia famílias em situação de insegurança alimentar”, explica o gerente operacional do hotel, Matheus Cunha.

No Chile, o ibis budget Santiago Manuel Montt conseguiu reduzir a perda de alimentos em 75%, graças ao treinamento constante da equipe e de sua aliança com Karubag, que não apenas coleta itens para reciclagem, mas também compostagem de resíduos orgânicos.

Já na Colômbia, o Sofitel Legend Santa Clara, em Cartagena, trabalha com a questão da perda de alimentos desde 2017, com medições diárias em seus dois restaurantes, atingindo uma redução de 73% neste período. A gestão alimentar, liderada pelo chef Dominique Oudine, foi muito além da utilização de fornecedores locais que ultrapassa os 90%, ao criar feiras para promover os seus empreendimentos, fortalecer a horta própria e usar brotos nas suas cozinhas -- aproveitando, inclusive, sementes e a pele do tomate para receitas especiais.

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