Karina Cedeño   |   27/03/2024 17:13   |   Atualizada em 27/03/2024 17:14

Diretoria da HotéisRio debate plataformas tipo Airbnb e futuro do PERSE

Evento teve a presença de especialistas em questões tributárias, que traçaram um panorama do programa


Divulgação
Encontro foi realizado no Windsor Barra Hotel
Encontro foi realizado no Windsor Barra Hotel

A diretoria da Hotéis Rio realizou na última segunda-feira (25) uma reunião para debater o tema da concorrência com as plataformas de locação e o futuro do PERSE. O encontro foi realizado no Windsor Barra Hotel.

Na ocasião, o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, ressaltou a importância de a hotelaria atuar de forma ativa contra a concorrência desleal das plataformas de locação de casas e apartamentos. Ele lembrou que publicou na semana passada artigo no jornal O Globo, no qual apresentou um cenário preciso da situação com as plataformas.

“Temos que fazer pressão junto às autoridades para que elas percebam a relevância do tema. Em muitos países já foram tomadas medidas para equalizar a situação, com a cobrança de impostos e taxas. A prefeitura por exemplo, deveria cobrar ISS dos proprietários de imóveis que alugam seus apartamentos por plataforma. Esta semana mesmo visitaremos a Câmara por conta da defesa do PERSE e aproveitaremos para sensibilizar nossos deputados. Temos que ter um discurso uniforme e esse artigo nos ajuda nesse sentido”, afirmou.

O futuro do PERSE também foi debatido na reunião. Os advogados Ricardo Almeida e Raianne Matta, da Rafe Advogados, especialistas em questões tributárias, traçaram um panorama do programa e afirmaram que no final do ano passado receberam resposta da Receita Federal à consulta fiscal formulada pela entidade, reafirmando o direito do setor hoteleiro aos benefícios do PERSE. “Apesar de ter proporcionado maior robustez à nossa defesa, é importante fazer mobilizações como as recém-realizadas no Senado Federal, para garantir apoio político. Vamos aguardar o próximo passo do governo em relação à Medida Provisória, para avaliarmos nossas alternativas”, explicou Almeida.


Tópicos relacionados