"Para identificar as dores do mercado, é preciso estar com o cliente", diz Resorts Brasil
Ana Biselli destaca desafios e inovações no segmento de resorts, sempre como foco no que o cliente precisa

Durante o evento Inovation Talks, realizado pela R1 em parceria com a Resorts Brasil, a presidente executiva da associação, Ana Biselli, destacou os desafios do segmento de resorts e de que forma a inovação pode resolver algumas dores do mercado, sempre com foco nas necessidades do cliente.
"Temos trabalhado o tema da inovação de uns quatro anos para cá e entendemos que uma das maneiras de fazer isso é de forma coletiva e colaborativa, o que é bastante o DNA da Resorts Brasil. Nesse contexto, o Turistech Hub surgiu e, junto aos associados, identificamos desafios e dores que são relevantes para a experiência do cliente, na gestão do colaborador, na gestão de dados, de segurança. A partir disso a gente faz, por meio do Turistech, uma busca das soluções que já estão maduras para que os associados possam adotá-las e, eventualmente, desenvolver novas tecnologias para atender às necessidades dos resorts"
Ana Biselli, presidente executiva da Resorts Brasil
"Neste evento nós entendemos que para identificar as dores principais, os desafios do setor, você tem que estar junto com o cliente. Porque é ele quem vai comprar o evento e realizá-lo. Precisamos entender o ponto de vista dele, a experiência que ele tem no resort, quais são os principais desafios que hoje ele vivencia e priorizar os temas que são importantes para esse cliente corporativo que realiza eventos", complementa.
"E como a gente faz isso? Conversando, dialogando. O Inovation Talks traz, em um primeiro momento, uma inspiração de um olhar para o futuro. que já vem acontecendo em outros contextos, outros setores, e como isso pode impactar o nosso dia a dia. Depois, junto com a Trícia Neves (sócia da Mapie e líder do Comitê de Qualidade da Resorts Brasil), fazemos junto aos fornecedores e clientes a leitura daquilo que é mais relevante, do que vai ser priorizado", conta Ana Biselli.
A coordenadora de Eventos da Resorts Brasil, Aline Curti, destaca que o Inovation Talks foi feito com base em conversas com os clientes. "Para a construção desse evento e para chegar neste tema da inovação, a gente conversou com os clientes, fizemos pesquisas. Inovação e tecnologia são temas muito fortes e vão totalmente de encontro com o que eles esperem", conta Aline.
Desafios e inovações no segmento de resorts
A presidente executiva da Resorts Brasil também falou sobre os desafios que o setor de resorts enfrenta hoje e como a inovação pode resolver alguns deles. Confira, abaixo:
Tecnologia para redesenhar funções nos resorts
"Primeiro, tem a questão da mão de obra. Os resorts estão muito espalhados e temos desafios relacionados a profissionais aptos a trabalhar dentro do nosso segmento. Então, a tecnologia vem para redesenhar as funções que existem dentro de um resort. Isso não significa que a gente vá diminuir a quantidade de colaboradores, mas possivelmente teremos um redesenho para otimizar, ter mais produtividade. Na medida em que você substitui máquinas pela Inteligência Artificial em algumas funções, você consegue que o colaborador esteja dedicado ao cliente", destaca Ana Biselli.
Personalização da experiência do cliente
"Com a tecnologia, a gente vai ser cada vez mais capaz de personalizar a experiência da alimentação no quarto. E ao falar de personalização, temos que olhar para dados. Se você não trabalha com eles, não tem como entender o cliente e personalizar os serviços para ele", comenta Ana Biselli, destacando a questão da gastronomia.
"A gastronomia é super relevante dentro do segmento de resorts, então temos que repensar a maneira que oferecemos os produtos dentro dos empreendimentos e o tipo de produto que é oferecido. Já vemos algumas evoluções, pois hoje há um cuidado com pessoas que são alérgicas a determinados alimentos. Muitas preferem não usar farinha, ou são veganas, vegetarianas. Hoje os resorts estão cada vez mais preparados para atender os diferentes perfis, mas com base em dados e com a personalização, a gente também será capaz de personalizar cada vez mais a gastronomia e o entretenimento, que são pilares importantes dentro da atividade de resorts"
Ana Biselli, presidente executiva da Resorts Brasil