Da Redação   |   16/05/2025 13:52
Atualizada em 16/05/2025 17:24

Roteiros de Charme assina parceria com Embratur e renova identidade visual

Associação de hotéis independentes também lança guia de 2025 e uma série de televisão


PANROTAS / Marluce Balbino
Diretores e associados da Roteiros de Charme
Diretores e associados da Roteiros de Charme

A Associação de Hotéis Roteiros de Charme reuniu representantes do trade carioca, parceiros e associados para celebrar um acordo de cooperação técnica com a Embratur e apresentar uma nova identidade visual. O evento foi realizado na noite de ontem (15), no Hotel Nacional, em São Conrado, no Rio de Janeiro.

Durante um coquetel, a associação lançou também o guia de hotéis e pousadas de 2025 e um projeto que prevê uma série para o canal Travel Plus TV, disponível no YouTube, em alguns streamings e na seleção de canais de várias marcas de televisão.

O acordo de cooperação técnica com a Embratur foi assinado em abril, em São Paulo, durante a WTM Latin America 2025. O objetivo é compartilhar a expertise de aliar hotelaria de qualidade à sustentabilidade, algo que a Roteiros de Charme faz desde a sua criação.

“Não começamos agora, quando sustentabilidade não é mais uma escolha. Questões socioambientais e culturais sempre estiveram no DNA da associação. A Roteiros foi inspirada pela Rio 92, conferência da Organização das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Temos um produto de prateleira pronto para mostrar o Brasil como uma país aliado da sustentabilidade, e com hotelaria de qualidade. É uma coleção de pequenos empreendimentos em locais estratégicos, que se relacionam com as comunidades locais”

Monica Borobia, diretora de Meio Ambiente da associação

O acordo de cooperação técnica com a Embratur começou a ser desenhado em setembro de 2024, durante o One Planet Network. O fórum, promovido pela ONU, foi realizado no Rio de Janeiro, no âmbito da presidência brasileira do G20. Marina Barki, coordenadora de ESG da Embratur, participou junto com Monica Borobia de um dos painéis sobre Turismo.

A nova logomarca mostra quatro diamantes estilizados formando um trevo da sorte. Roberto Fuzetti, em seu segundo ano como presidente da associação e um dos proprietários do hotel Pedra da Laguna, em Búzios (RJ), membro da Roteiros desde 2002, diz que a saída do fundador Helenio Waddington da presidência marcou o momento de renovação.

“Formamos uma associação pioneira em aliar boas práticas socioambientais com hotelaria de qualidade. Nossa parceria com a ONU, por exemplo, começou em 1999. A pandemia chacoalhou o Turismo. Hoje, não basta mais se hospedar em um bom hotel. Os hóspedes querem viver uma experiência memorável. E estamos vendo a necessidade urgente de ações ambientais. Este é um momento perfeito para a Roteiros se relançar e apresentar novas parcerias que são um reconhecimento do nosso trabalho de décadas, como é o caso do acordo com a Embratur. Estaremos com a agência em feiras internacionais, o que também vai beneficiar o trade de um modo geral. E estamos oferecendo treinamento para preparar os hoteleiros para estarem presentes em diferentes canais de distribuição”, conta.

PANROTAS / Marluce Balbino
Monica Borobia e Roberto Fuzetti, da Roteiros de Charme
Monica Borobia e Roberto Fuzetti, da Roteiros de Charme

Roteiros de Charme é uma associação sem fins lucrativos, e foi presidida por Helenio Waddington, um dos fundadores, por quase três décadas. Aos quase 90 anos (faz aniversário em 22 de maio), ele participa do conselho e estava presente ao coquetel. Waddington relembrou o início da associação e mostrou que está sintonizado com os desafios atuais.

“Sou advogado, e participei da Rio 92. Na época, já andava pensando em reunir empresários para trabalhar sustentabilidade no Turismo. A Roteiros nasceu nos intervalos das reuniões da conferência. Em 1995, criamos nosso site e, mas uma vez, fomos um dos pioneiros. É muito importante renovar sempre as estratégias de marketing, principalmente em um mundo que hoje convive com a inteligência artificial, e gerar valor para as gerações futuras”

Helenio Waddington

A associação reúne 69 hotéis em 17 Estados, e está representada em todas as regiões do País. A edição 2025 do guia de hotéis e pousadas, lançada no evento, inclui os onze novos associados (em oito Estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste), apresentados no final de 2024. O guia está disponível também em versão digital no site da Roteiros de Charme.

Hotel Nacional, o cenário carioca do evento

Projetado por Oscar Niemeyer em 1972, o Hotel Nacional ocupa uma torre cilíndrica de 34 andares e ficou abandonado por cerca de 20 anos, até reabrir em 2017. O lobby que abrigou o evento da Roteiros de Charme é um dos destaques do projeto: um vão livre sem colunas em uma área de quase 3 mil metros quadrados, com um grande painel assinado por Carybé. Formado por dezenas de placas de concreto, o mural ocupa a parede curva ao fundo do lobby.

O hotel tem ainda outras grifes, como os jardins desenhados por Roberto Burle Marx, com dezenas de plantas nativas brasileiras, e uma sereia em bronze de Alfredo Ceschiatti, na área da piscina, voltada para o Oceano Atlântico. São mais de 400 acomodações e, no 30º andar, fica o restaurante Masi, com menu assinado pelo chef Nao Hara e vista panorâmica.

Veja fotos do evento no álbum a seguir.



Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados