Pullman xChange: evento global em Dubai promove troca de ideias sobre futuro; veja fotos
Vida digital após a morte foi um dos temas tema do encontro realizado pela marca hoteleira

DUBAI – Pullman, a bandeira hoteleira premium do grupo francês Accor, é também o nome de uma cor. O verde escuro Pullman remete à pintura do exterior dos vagões dos trens de passageiros que deram início ao negócio de hospitalidade.
Foi em um ambiente com tons predominantes de verde que a Pullman Hotels & Resorts apresentou seu novo posicionamento de marca, nos dias 13 e 14 de novembro, para cerca de 150 pessoas durante o xChange Dubai.
O evento, realizado no Pullman Downtown, um dos três hotéis da bandeira no emirado árabe, foi escolhido como cenário para o lançamento do rebranding da marca Pullman. Mas foi muito mais do que isso. O xChange em Dubai é o primeiro de uma série de eventos que serão produzidos ao longo dos próximos três anos em parceria com a House of Beautiful Businness.
Durante um longo dia, o xChange discutiu assuntos tão contrastantes e vibrantes quanto arquitetura regenerativa e vida digital post mortem. Foi uma celebração da arte, da criatividade, do diálogo, da inovação, das trocas poderosas que moldam o futuro.
Ao final do encontro em Dubai, comentei com Benoît Racle, presidente global de Marcas Premium da Accor, que iria precisar de alguns dias para processar todas as informações.
“Se você levar apenas alguns dias pensando, teremos fracassado. Queremos que as conversas do xChange continuem ressonando por muito tempo. Assim como a nossa cultura de serviço pretende criar uma experiência inesquecível e única para cada hóspede. O evento foi uma demonstração prática da filosofia renovada da nossa marca”
Benoît Racle, presidente global de Marcas Premium da Accor
No que depender desta repórter, o objetivo foi alcançado. Escrevo este texto quatro dias, três continentes e dois voos depois do evento. Os temas apresentados continuam ressonando na minha cabeça, e sei que alguns persistirão. Já até selecionei leituras complementares.
Para o profissional do setor de viagens, são tópicos inspiradores para ampliar o repertório, o que por sua vez favorece novas conexões estratégicas e negócios. Escolha um para estudar!
A seguir, um resumo bem resumido dos palestrantes e suas conversas no xChange.
O futuro de Dubai, a eterna cidade do futuro

Kerem Alper, cofundador e CEO da Neol, plataforma que usa inteligência artificial para gerenciar bancos de talentos e de vagas, e cofundador da Atöyle, consultoria empresarial voltada para design estratégico e inovação, conduziu uma conversa com Abdulaziz AlJaziri, vice-CEO e COO da Dubai Future Foundation.
A entidade do governo do emirado promove inovação e fomenta parcerias público-privadas. Uma das iniciativas é o Museu do Futuro. Inaugurado em 2022, em um arrojado prédio prateado que lembra o formato de um anel, oferece um acervo de experiências imersivas com temas como clima, espaço e tecnologia.
“Nasci em Dubai, cresci e trabalhei aqui a vida toda, sou parte disso. Dubai nunca foi conhecida por ter uma cultura de museus, daí o nosso desafio. Tentamos enxergar o futuro como algo positivo, uma oportunidade. Há anos que falamos sobre os grandes prédios em Dubai. Isso foi importante em determinada época. Hoje estamos mais voltados para as comunidades e a qualidade de vida”
Abdulaziz AlJaziri, vice-CEO e COO da Dubai Future Foundation
A visão de AJ sobre Dubai ecoou em outra conversa, mais adiante, entre Tim Leberecht, cofundador e co-CEO da HoBB; Engin Ayaz, cofundador ao lado de Kerem Alper e CEO da Atöyle, que participou do design estratégico do Museu do Futuro, e Amad Mian, cofundador e diretor da Dastaangoi, empresa de velas aromáticas e difusores em Dubai.
“Estou cansado de ouvir que Dubai é uma cidade em transição rumo ao futuro. O futuro é o nosso presente. Criei a Dastaangoi porque resolvi pesquisar os aromas da região para entender melhor o passado e de onde eu vim. Queria saber mais sobre o meu país", disse Tim.
Arquitetura regenerativa

Michelle Kaufmann, arquiteta especializada em design sustentável e diretora de Pesquisa & Desenvolvimento urbano no Google, em São Francisco, na Califórnia, citou o mantra do evento "Build What Outlasts You" (“Construa algo que vai durar mais que você”):
“Essa se tornou uma das maiores questões da arquitetura atualmente. Mas penso sobre isso tem tempo. O momento que mudou a minha vida foi a inauguração do Guggenheim Bilbao”.
Aberto em 1997, o museu projetado pelo star architect Frank Gehry é um marco da arquitetura contemporânea, com formas curvas revestidas de placas de titânio que lembram um navio e simbolizam a história portuária e industrial da cidade no País Basco, na Espanha.
Além de um símbolo arquitetônico, o Guggenheim colaborou para a revitalização de uma área antes degradada, gerando transformação não apenas urbana, mas também social. Michelle listou os três pontos que considera fundamentais para o sucesso do museu:
- Design incrível
- Visão de futuro, com estruturas planejadas para serem modificadas ao longo do tempo
- Desenho centrado no ser humano
“A inteligência artificial é uma excelente ferramenta para colaborar com a criação de projetos pensados com foco nos seres humanos, na comunidade”, destacou.
Na parte da tarde, Michelle recebeu o arquiteto libanês Adib Dada, especializado em design regenerativo em ambientes urbanos e fundador da TheOtherDada. Ele apresentou alguns de seus projetos de revitalização em Beirute envolvendo as comunidades locais:
“Gosto de me definir como um ‘fazedor de florestas’. Depois de anos reclamando da poluição do Rio Beirute, que atravessa a capital, mudei a abordagem e comecei a convidar as pessoas para tentar reconstruir o ecossistema. Começamos a plantar nas margens do rio. Hoje temos florestas urbanas que atraem criaturas humanas e não humanas. Regenerando a vida na terra, estamos finalmente abrindo um caminho para a despoluição do rio”
Michelle Kaufmann, arquiteta e diretora de P&D urbano no Google
Legados digital e biológico

Elaine Kasket, psicóloga e professora visitante do Centro para Morte e Sociedade da Universidade de Bath, no Reino Unido, pesquisa a identidade e os relacionamentos dos mortos na era digital. Seu projeto começou com um estudo sobre luto nas redes sociais.
“As manifestações de luto nas redes são diferentes ou as mesmas em novo contexto? Fui percebendo uma série de problemas filosóficos e práticos. Virou default fazer memorial digital, mas é perigoso ficar preso ao que deveria ser superado. Quando isso acontece, e alguém revira o passado digital de um ente querido, nem sempre vai encontrar o que busca. Ou pode encontrar o que não espera e não terá como discutir o assunto. Você se sente confortável em continuar bebendo água depois de morrer? Os data centers usam uma quantidade significativa de água para resfriar os servidores, como os de inteligência artificial. Vale o custo do impacto para as gerações futuras? IA é útil para a arquitetura, mas não para os mortos. Você não precisa simular seus avós para se manter conectado a eles”
Elaine Kasket, ciberpsicóloga da Universidade de Bath, no Reino Unid
Elaine foi muito aplaudida e cedeu o palco para outra mulher incrível, Hannah Critchlow, neurocientista da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Depois da herança digital, a conferência discutiu o legado biológico. Hannah mostrou como parte do nosso futuro está “programado” no cérebro por genes, memórias inconscientes e mecanismos de recompensa que influenciam decisões. A partir desse conhecimento, podemos transformar nosso destino.
Fundada em 2017 por Till Grusche e Tim Leberecht, dois egressos do Vale do Silício, na Califórnia, a House of Beautiful Business é uma rede de consultoria, eventos e networking, conectando mais de 50 mil pessoas em todo o mundo. Em 2026, o xChange vai viajar por hotéis Pullman em países de Europa, Ásia e América do Sul (o Pullman Ibirapuera, em São Paulo, é forte candidato a uma das edições), com palestrantes refletindo sobre contextos locais e globais. Se a curadoria da HoBB seguir o padrão do encontro de Dubai, será imperdível.
Veja mais fotos do evento abaixo:
A PANROTAS viaja a convite da Pullman Hotels & Resorts com seguro Intermac.