Victor Fernandes   |   27/02/2024 11:38
Atualizada em 27/02/2024 11:50

Marriott expandirá luxo, conversões e residências na América Latina

Grupo hoteleiro anunciou crescimento robusto em toda região em 2023


Divulgação
Renderização do JW Marriott Maraey em Maricá, Rio de Janeiro
Renderização do JW Marriott Maraey em Maricá, Rio de Janeiro

Na sequência do recente anúncio de um forte crescimento na distribuição líquida global de quartos e números recordes de acordos de quartos assinados em um ano, a Marriott International acaba de anunciar resultados robustos em termos de acordos de quartos e adições em todo o Caribe e América Latina (CALA) no ano de 2023.

A empresa praticamente dobrou o número de acordos orgânicos na região em comparação com 2022, assinando 57 transações e quase 7,3 mil quartos em 2023. Isso deu origem a um pipeline sólido de 24 mil quartos em toda a região no final do ano passado.

Em 2023, a empresa adicionou mais de 170 propriedades ao seu portfólio na região, aumentando sua presença para quase 500 propriedades, incluindo hotéis e residências, e quase 87 mil quartos em 37 países e territórios. No final de 2023, o pipeline de hotéis da Marriott em CALA contava com 155 propriedades e 24 mil quartos.

“Temos o grande prazer de anunciar o excelente crescimento da Marriott na região CALA e uma forte atividade de desenvolvimento em 2023. Com o bom ritmo no setor de conversões e nossa contínua expansão em diversos segmentos, incluindo os de luxo e all-inclusive, continuamos focados em proporcionar as melhores opções do mercado para hóspedes e proprietários”.

Laurent de Kousemaeker, Chief Development Officer da Marriott International no Caribe a América Latina.

“Vemos oportunidades excepcionais em todos os segmentos, mas, particularmente, no de serviços limitados com a marca City Express by Marriott, que oferece novas e excelentes possibilidades em toda a região”, completou Laurent.

City Express by Marriott

Ao adquirir o portfólio de marcas da City Express em 2023, a Marriott colocou CALA na estratégica posição de plataforma para sua entrada no segmento de serviços limitados. Com 150 propriedades e cerca de 17,5 mil quartos em países como México, Costa Rica, Colômbia e Chile, o acordo aumentou a presença da Marriott na região em cerca de 45%. Em 2024, a marca City Express by Marriott deve continuar expandindo com novas propriedades na região.

Crescimento no luxo

Com 60 propriedades em seis das sete marcas globais de luxo da empresa, a Marriott teve entre as suas principais inaugurações na região em 2023 a do Riviera Maya Edition at Kanai (México), em novembro daquele ano, e a do St. Regis Kanai Resort (México), no início do ano.

As inaugurações das seguintes propriedades de luxo estão previstas para 2024: JW Marriott Sint Maarten Beach Resort (San Martin), Almare, a Luxury Collection All-inclusive Resort Isla Mujeres (México), Nekajui, a Ritz-Carlton Reserve, Papagayo (Costa Rica), The St. Regis Aruba (Aruba), W Punta Cana, All-Inclusive, The St. Regis Cap Cana Resort (República Dominicana) e W São Paulo (Brasil). No momento, o pipeline de luxo conta com 34 propriedades e mais de 5 mil quartos na região.

Divulgação
Nekajui, a Ritz-Carlton Reserve, na Costa Rica
Nekajui, a Ritz-Carlton Reserve, na Costa Rica

Conversões aceleradas

As conversões de hotéis continuam a apresentar um excelente ritmo na região para a Marriott. Em 2023, cerca de 35% dos acordos de quartos da Marriott em CALA foram provenientes de conversões, incluindo os recentes anúncios de Villa Lapas, Autograph Collection (Costa Rica), Aloft Guadalajara Country Club, Sheraton Guadalajara Expo e Delta Hotels Puebla (México), e Las Terrenas, Autograph Collection (República Dominicana).

Investidores e empreendedores do setor hoteleiro estão aproveitando as vantagens de renovar e fazer o rebranding de propriedades já existentes, ampliando ainda mais o portfólio do Marriott Bonvoy, que hoje conta com mais de 30 marcas globais.

All-Inclusive by Marriott Bonvoy

Com 31 propriedades all-inclusive em nove mercados (México - Riviera Nayarit e Cancún, Jamaica, Barbados, Antígua e Barbuda, St. Lucia, Costa Rica, República Dominicana, Granada e Brasil) e quatro marcas (Autograph Collection, Delta, Westin e Luxury Collection), além de outras 18 propriedades no pipeline de novos acordos, esse é o maior número de opções all-inclusive que a empresa já ofereceu a seus hóspedes. Recentemente, a Marriott assinou um acordo para oferecer a segunda propriedade da marca Ritz-Carlton All-Inclusive — ela ficará situada no literal de Yanuna (República Dominicana).

As seguintes inaugurações no segmento all-inclusive estão previstas para o ano de 2024: Almare, a Luxury Collection All-inclusive Resort Isla Mujeres (México), W Punta Cana e All-Inclusive (República Dominicana). Além disso, diversas propriedades Elegant Hotels em Barbados (Treasure Beach, The House e Waves) passarão por rebranding, passando a pertencer à marca Autograph Collection. Com essas novas adições, a Marriott passará a contar com um portfólio global de 49 propriedades all-inclusive abertas e no pipeline, em 12 mercados e 10 marcas. Entre as propriedades no pipeline, seis têm inauguração prevista para 2024.

Portfólio de residências

A demanda por residências administradas por marcas está em alta em CALA. No momento, a Marriott conta com 15 propriedades em 11 mercados da região. Entre as inaugurações previstas para este ano no segmento estão The Residences at The St. Regis Kanai Resort (México), Nekajui, a Ritz-Carlton Reserve Residence, Papagayo (Costa Rica), The Residences at The St. Regis Cap Cana Resort (República Dominicana) e W Residences São Paulo (Brasil). Globalmente, a empresa tem 115 projetos residenciais no pipeline.

Tópicos relacionados