Movida

Renato Machado   |   27/02/2018 09:59

SP: edifício que hospedou Othon Palace sediará secretaria

A história da Rede de Hotéis Othon na capital paulista ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira. Com ares de homenagem ao legado da rede hoteleira em São Paulo, o prefeito da cidade, João Dória, inaugurou a nova sede da Secretaria Municipal da Fazenda, a

Divul/Hotéis Othon
A história da Rede de Hotéis Othon na capital paulista ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira. Com ares de homenagem ao legado da rede hoteleira em São Paulo, o prefeito da cidade, João Dória, inaugurou a nova sede da Secretaria Municipal da Fazenda, agora localizado no Edifício Othon, na esquina da Praça do Patriarca com a rua Libero Badaró.

“Foi o melhor hotel de São Paulo e chegou a ser um dos 300 melhores do mundo. Reis, príncipes, chefes de estado e figuras importantes que visitavam São Paulo nas décadas de 1940 e 1950 e até o início da década de 1960 se hospedaram aqui”, relembrou o prefeito. “É uma história muito importante e, com obra cuidadosamente planejada, sua tradição, sua beleza e sua arquitetura – representativa da cidade no passado – estão sendo resgatadas pela Prefeitura de São Paulo.”

Também participaram da cerimônia o secretário da Fazenda, Caio Megale, a neta do fundador da rede (Othon Lynch Bezerra de Mello), Martha Bezerra de Mello, e o gerente geral Corporativo de Vendas e Marketing de Hotéis Othon, Bruno Heleno, que exaltou o legado de “uma rede pioneira, que hoje consolidada como uma das principais administradoras de hotel do País continua olhando para o futuro”.

Segundo Martha, “tanto nós da família, como os nossos colaboradores, ficamos extremamente lisonjeados quando a Prefeitura manifestou interesse em transformar o prédio na nova sede da Secretaria da Fazenda. O resultado da obra e sua destinação não poderiam ser melhores! Devolveram ao edifico o brilho de seu passado e resgataram a memória do meu avô, um dos grandes empreendedores do nosso país”.

O São Paulo Othon Palace funcionou no edifício de 1954 a 2008. O prédio de 25 andares possuía 260 suítes e era a opção de celebridades e chefes de Estado em visita à capital paulista. Em 1961, por exemplo, hospedou o cosmonauta soviético Yuri Gagarin e, sete anos mais tarde, abria as portas para a sua mais nobre hóspede: Rainha Elisabeth II.

Apesar da nova função, como sede da Secretaria da Fazenda, o prédio reservará uma área permanente para uma exposição contando a trajetória do Hotel Othon naquele espaço. Fotos e documentos do edifício e da secretaria fazem parte do “Othon: Um Olhar Através da História”, exposição que tem como curadoras Ana Karina Machado e Júlia Aranã.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias