Leonardo Ramos   |   25/09/2018 15:53

Reclame Aqui: conheça os hotéis líderes em queixas no Brasil

Reclame Aqui elenca hoteleiros no Brasil com maior número de reclamações, além de redes que mais solucionam as queixas; confira o ranking

Do Hotelhosteriaquellon.cl

Se as agências e as demais empresas de distribuição de viagens tiveram resultados negativos neste ano, com aumento de 10% das queixas - lideram Decolar.com e CVC -, as atuações dos hotéis também deixaram a desejar.

De acordo com levantamento feito pelo Reclame Aqui, de janeiro a agosto deste ano foram 6.010 reclamações, 20% a mais do que os 5021 do mesmo período de 2017. Trata-se ainda de um retrocesso da evolução observada no ano passado: em 2016 haviam sido 5.631 queixas em oito meses; ou seja, em 2017 o volume de reclamações tinha caído 11%.

Assim como nas queixas contra agências de viagens, cancelamento permanece em primeiro lugar com 17%; seguido de problemas na reserva (12%); cobrança indevida (7%); contrato (8%) e propaganda enganosa (5%).

MELHORES E PIORES
A liderança em número de reclamações está com o Rio Quente Resorts, com 545, seguido de perto pelo Ibis Hotéis - uma das cadeias Accor, que ainda conta com Ibis Styles e Ibis Budget -, que receberam 512 queixas nos primeiros oito meses do ano. Beach Park aparece em sequência, com 347 reclamações.

Confira abaixo a lista das redes hoteleiras que mais receberam reclamações entre janeiro e agosto deste ano:

ColocaçãoEmpresasReclamações

Rio Quente Resorts

545

2º

Ibis Hotéis

512

3º

Beach Park Hotéis e Turismo

347

4º

Gramado Parks

280

5º

Accor Hotels

205

6º

Costa do Sauípe

197

7º

Grupo Prive

196

8º

Mercure Hotels

78


MAIOR E MENOR ÍNDICE DE SOLUÇÃO
Como forma de apontar também as empresas que melhor atenderam as reclamações, o Reclame Aqui divulgou o ranking dos hoteleiros em índice de solução dos problemas apresentados no site. Desta vez a análise foi feita em cima do período de seis meses entre março e agosto deste ano.

Novamente com bons números aparecem o Mercure Hotels, com 93,80% de problemas solucionados, e Accor Hotels, com 84,40%. O Gramado Parks, rede que conta com resorts e parques na cidade do Rio Grande do Sul, aparece também com destaque: resolveu com sucesso 92.60% das queixas, sendo o único hoteleiro a receber a reputação máxima do Reclame Aqui, avaliada como RA1000.

No outro extremo da lista aparecem o Grupo Prive, com apenas 26,50% das reclamações resolvidas - é a única que recebe a classificação de "não recomendada" do Reclame Aqui -, e o Beach Park, do Ceará, com 61,70% de soluções, levando a reputação de "ruim" do site. Já o Rio Quente, que lidera em volume de queixas, solucionou 76,70% delas.

Vale destacar que dos 36 empreendimentos e grupos hoteleiros avaliados, só aparecem na lista apenas aqueles com mais de 200 reclamações - ou seja, as redes que não aparecem em nenhum ranking tiveram menos queixas que isso.

Confira a lista dos melhores e piores abaixo em índice de solução dos problemas nos últimos seis meses (março-agosto):

ColocaçãoEmpresasReputaçãoReclamações RespondidasÍndice de Solução

Mercure Hotels

Ótimo

82,10%

93,80%

2º

Gramado Parks

RA1000*

100%

92,60%

3º

Accor Hotels

Ótimo

85,90%

84,40%

4º

Ibis Hotéis

Ótimo

90,80%

84%

5º

Di Roma Vacation Club

Bom

100%

76,70%

6ºRio Quente Resorts


Regular

73%

76,70%

7º

Beach Park Hotéis e Turismo

Ruim

63,40%

61,70%

8º

Grupo Prive

Não recomendada

100%

26,50%

* RA1000 significa a reputação máxima do Reclame Aqui


Atualizada às 17h00 de hoje, 26/09, após o Reclame Aqui enviar uma errata corrigindo os dados enviados previamente.











Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS