Leonardo Ramos   |   19/09/2018 16:25

Decolar e CVC lideram reclamações contra agências; confira

Reclame Aqui aponta Decolar.com, CVC e Submarino como líderes em volume de reclamações; Grupo Prive, Royal Holday Club e Edreams têm piores índices de solução

Dreamstime

As reclamações contra agências e demais empresas de distribuição de viagens cresceram em 2018. De acordo com levantamento feito pelo Reclame Aqui, de janeiro a agosto deste ano foram 25.350 queixas, 11% a mais do que as 22,4 mil registradas no mesmo período do ano passado.

Dentre os cinco principais motivos estão cancelamento, compra de passagem, cobrança indevida, valor, estorno do valor pago e propaganda enganosa.

Além de apontar um aumento no volume de reclamações, o site revelou as cinco empresas de Turismo brasileiras com o maior número de queixas. Em primeiro lugar, com mais de um terço (37%) de todas elas, está a Decolar.com: foram 9,5 mil no período.

Em sequência aparecem a CVC, com 3,9 mil citações no Reclame Aqui, e a Submarino Viagens, com 3,3 mil - as duas englobadas pelo grupo CVC Corp.

Vale destacar que ao menos parte disso deve-se ao também alto volume de clientes das três empresas, que figuram entre as maiores vendedoras do País. Por isso, o Reclame Aqui revelou também outros índices, como o de respostas, soluções dos problemas e ainda a porcentagem de consumidores que voltariam a comprar com a empresa, dados usados na definição da reputação da empresa.

Confira abaixo a lista do top cinco de empresas no número de queixas entre janeiro e agosto deste ano, junto com os demais dados que definem suas respectivas reputações:

EmpresaReclamaçõesReputaçãoÍndice de SoluçãoVoltaria a comprarÍndice de Resposta

Decolar.com

9599

Regular

63,80%

54,6

98,10%

CVC

3918

Regular

64,40%

50,20%

98,40%

Submarino Viagens

3368

Bom

78,80%

62,50%

98,40%

Viajanet

2212

Ótimo

85,30%

70%

97,60%

WAM Brasil

1538

Ótimo

91,80%

56,60%

100%


MAIOR E MENOR ÍNDICE DE SOLUÇÃO
Como forma de apontar também as empresas que melhor atenderam as reclamações, o Reclame Aqui divulgou outros dois rankings, de empresas de Turismo com maior e menor índice de solução - desta vez no período de seis meses entre março e agosto deste ano.

Enquanto na lista positiva aparece a Egali Intercâmbios e a Rede Sul Turismo, na de piores cinco empresas em nível de solução das reclamações aparecem a Decolar.com e a Latam Travel; confira abaixo:

Maior índice de solução

EmpresaReclamaçõesReputaçãoÍndice de SoluçãoVoltaria a comprarÍndice de Resposta

Passagens Promo

140

RA1000 (pontuação máxima do site)

100%

98,20%

100%

Rede Sul Turismo

121

Ótimo

96,40%

60,70%

100%

Egali Intercâmbio

160

Ótimo

93,30%

64,40%

100%

WAM Brasil

1538

Ótimo

91,80%

56,60%

100%

Plinc Turismo

122

Regular

87,50%

59,40%

52,70%



Menor índice de solução

EmpresaReclamaçõesReputaçãoÍndice de SoluçãoVoltaria a comprarÍndice de Resposta

Grupo Prive

204

Não recomendada

26,50%

11,80%

100%

Royal Holiday Club

144

Não recomendada

42,90%

28,60%

79,60%

Edreams

791

Não recomendada

62%

32%

57,10%

Decolar.com

9599

Regular

63,80%

54,6

98,10%

Latam Travel

632

Regular

63,80%

54,60%

100%



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS