Decolar e CVC lideram reclamações contra agências; confira
Reclame Aqui aponta Decolar.com, CVC e Submarino como líderes em volume de reclamações; Grupo Prive, Royal Holday Club e Edreams têm piores índices de solução
As reclamações contra agências e demais empresas de distribuição de viagens cresceram em 2018. De acordo com levantamento feito pelo Reclame Aqui, de janeiro a agosto deste ano foram 25.350 queixas, 11% a mais do que as 22,4 mil registradas no mesmo período do ano passado.
Dentre os cinco principais motivos estão cancelamento, compra de passagem, cobrança indevida, valor, estorno do valor pago e propaganda enganosa.
Além de apontar um aumento no volume de reclamações, o site revelou as cinco empresas de Turismo brasileiras com o maior número de queixas. Em primeiro lugar, com mais de um terço (37%) de todas elas, está a Decolar.com: foram 9,5 mil no período.
Em sequência aparecem a CVC, com 3,9 mil citações no Reclame Aqui, e a Submarino Viagens, com 3,3 mil - as duas englobadas pelo grupo CVC Corp.
Vale destacar que ao menos parte disso deve-se ao também alto volume de clientes das três empresas, que figuram entre as maiores vendedoras do País. Por isso, o Reclame Aqui revelou também outros índices, como o de respostas, soluções dos problemas e ainda a porcentagem de consumidores que voltariam a comprar com a empresa, dados usados na definição da reputação da empresa.
Confira abaixo a lista do top cinco de empresas no número de queixas entre janeiro e agosto deste ano, junto com os demais dados que definem suas respectivas reputações:
Empresa
Reclamações
Reputação
Índice de Solução
Voltaria a comprar
Índice de Resposta
Decolar.com
9599
Regular
63,80%
54,6
98,10%
CVC
3918
Regular
64,40%
50,20%
98,40%
Submarino Viagens
3368
Bom
78,80%
62,50%
98,40%
Viajanet
2212
Ótimo
85,30%
70%
97,60%
WAM Brasil
1538
Ótimo
91,80%
56,60%
100%
MAIOR E MENOR ÍNDICE DE SOLUÇÃO Como forma de apontar também as empresas que melhor atenderam as reclamações, o Reclame Aqui divulgou outros dois rankings, de empresas de Turismo com maior e menor índice de solução - desta vez no período de seis meses entre março e agosto deste ano.
Enquanto na lista positiva aparece a Egali Intercâmbios e a Rede Sul Turismo, na de piores cinco empresas em nível de solução das reclamações aparecem a Decolar.com e a Latam Travel; confira abaixo: