Felipe Lima   |   09/11/2018 17:04

Airbnb apresenta benefícios do aluguel para secretarias

O documento traz uma explicação sobre a plataforma, incluindo informações de como funciona, questões jurídicas e benefícios.

Pixabay
De acordo com Flávia Matos, a empresa busca sempre se posicionar a favor de mudanças legais
De acordo com Flávia Matos, a empresa busca sempre se posicionar a favor de mudanças legais
O Airbnb divulgou hoje um material técnico destinado aos gestores municipais de Turismo do Brasil. Com o título Saiba mais sobre o Airbnb, o documento traz uma explicação sobre a plataforma, incluindo informações de como funciona, questões jurídicas e benefícios para anfitriões, viajantes e comunidades.

"Criamos este documento para mostrar os benefícios que a locação por temporada leva para os destinos, gerando crescimento econômico para o comércio e os serviços locais, além de prestar esclarecimentos de ordem legal sobre a atividade", afirma a diretora de Relações Institucionais do Airbnb no Brasil, Flávia Matos.

Um dos destaques do documento são dados de uma pesquisa, encomendada pelo Datafolha, sobre o aluguel por temporada no Brasil e realizada em abril deste ano com moradores das cidades do Rio de Janeiro, Cabo Frio (RJ), São Paulo, Salvador e Fortaleza. Segundo o estudo, 80% dos que vivem nessas cidades afirmam que a legislação é suficiente para regular a atividade e deve permanecer como está.

Além disso, 75% diz que não votariam em políticos que apoiassem restrições ou mais impostos sobre o aluguel por temporada.

Algumas cidades brasileiras ainda buscaram aprovar projetos de lei voltados para criar barreiras de entrada, dificultar a atividade dos anfitriões e retirar o direito do consumidor de escolher qual tipo de acomodação prefere para sua viagem. Tais tentativas foram arquivadas em Florianópolis, Vitória, Búzios (RJ), Fortaleza, Campinas (SP), Joinville (SP) e Salvador após consulta pública.

"O Airbnb sempre se posicionou favorável às mudanças legais para tornar mais simples o recolhimento de impostos e criar um ambiente mais favorável ao aluguel por temporada. Em todo o mundo, mais de 340 acordos já foram firmados com governos e resultaram no recolhimento de mais de meio bilhão de dólares", completa Flávia Matos.

Clique aqui e tenha acesso ao documento na íntegra.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Lima

Felipe Lima tem 533 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS