Antonio R. Rocha   |   13/02/2019 15:57

Senac reinaugura Hotel Escola de Turismo Barreira Roxa (RN)

O Senac-RN assumiu a direção do hotel escola Barreira Roxa que ante estava nas mãos do Sebrae-RN. A escola de turismo fica na cidade de Natal. 


Divulgação
Hotel Escola Barreira Roxa é reinaugurado
Hotel Escola Barreira Roxa é reinaugurado
Voltado para a formação de profissionais do segmento turístico, o Hotel Escola Barreira Roxa, em Natal, acaba de ser reaberto. Agora sob administração do Senac-RN, depois de ser concebido há 33 anos pelo Governo do Rio Grande do Norte e já ter sido encampado pelo Sebrae, o "novo" centro de ensino teve investimento de R$ 36,2 milhões e conta com 8.600 metros quadrados de área construída.

O Centro de Educação Profissional do Hotel Escola Barreira Roxa ganhou um edifício exclusivo. A estrutura conta com duas cozinhas pedagógicas, laboratório de panificação e confeitaria e laboratório de alimentos e bebidas. Este espaço gastronômico tem o nome de Jessé Freire, em referência ao único potiguar a ocupar a presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Foram construídas seis salas de aula com vista para o mar e uma biblioteca com os principais títulos dos segmentos de turismo, hospitalidade, gastronomia e lazer. Este espaço presta homenagem ao mestre Luís da Câmara Cascudo, folclorista e pesquisador potiguar conhecido internacionalmente.
Outra novidade será o lançamento do Senac Microsoft SmartLab, sala multidisciplinar que possibilitará a implementação de estratégias didáticas inovadoras para o desenvolvimento de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho 4.0.

O novo Centro de Educação Profissional construído no Complexo Barreira Roxa permitirá a expansão da capacidade de atendimento do Senac no segmento de turismo, hospitalidade e lazer em mais de 40%, podendo chegar a duas mil matrículas por ano, somente em Natal. Também serão lançadas novas capacitações, permitindo expansão do portfólio da instituição no segmento.

“Para uma formação profissional sólida, a prática de trabalho é fundamental. O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa permitirá que os alunos vivenciem a rotina do trabalho, com clientes e desafios reais, dentro de um ambiente monitorado pela equipe do Senac”, comenta o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz.

Com três pavimentos, o hotel Barreira Roxa possui 52 unidades habitacionais e configuração para até 150 leitos. Dispõe de salão de jogos, academia de ginástica, espaço infantil e ampla área de lazer com piscina. Todos os ambientes são preparados para receber pessoas com dificuldades de acessibilidade.

Segundo Queiroz, “Com este novo equipamento o Senac RN ratifica nosso compromisso com o desenvolvimento social e econômico do nosso estado, reforçando a capacitação e qualificação profissional em um segmento que é uma das grandes molas propulsoras da nossa economia: o turismo”.


Gastronomia homenageia ícones


Um dos principais segmentos trabalhados pelo portfólio de cursos do Senac, a gastronomia será o carro-chefe do hotel. Na área de Alimentos e Bebidas, destaque para o restaurante Navarro, que homenageia um dos grandes nomes da cultura potiguar: o dramaturgo, poeta, desenhista e pintor Newton Navarro.

Com capacidade para 120 pessoas, o Navarro oferece um cardápio que privilegia ingredientes da gastronomia regional, com releituras a partir de técnicas da cozinha contemporânea. Outro ícone da cultura local, o artista plástico Dorian Gray nomeia o Café com vista para o Parque das Dunas. A proposta é que o espaço ofereça uma versão potiguar do tradicional e britânico chá das cinco.

O novo Barreira Roxa possui também um Centro de Eventos, com área verde para celebrações corporativas ou sociais, como casamentos e confraternizações. Dispõe ainda de auditório modulável com capacidade para cerca de 300 pessoas, três salas de conferências com capacidade para até 50 pessoas e foyer com área para até duas secretarias simultâneas.


Histórico do equipamento


A história do Hotel Escola Barreira Roxa remonta a 1986, quando foi criada a Escola de Hotelaria e Turismo de Natal, que tinha como foco a formação em nível básico de profissionais como garçons e cozinheiros.
Em 1993 a escola passou a ser administrada por um grupo suíço, o Instituto Internacional de Treinamento em Hotelaria e Turismo.

Em 1996, o governo estadual desapropriou as antigas instalações e, via contrato de concessão, o Sebrae RN passou a administrar e escola. Criou-se, em consequência disso, um novo estabelecimento: a Escola de Turismo e Hotelaria Barreira Roxa. O Sebrae RN administrou o espaço por quase oito anos. O Senac RN assumiu a gestão do Hotel-Escola Barreira Roxa em 2004.

Veja mais fotos no álbum abaixo:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS