Marcos Martins   |   18/03/2019 10:00

O que significa a mudança de estratégia do Airbnb

Empresa passou a investir na comercialização de tours e, recentemente, comprou o site de reservas “de última hora” Hotel Tonight, mas o que isso significa?


Pixabay
Empresa começou a investir em novos segmentos e, com isso, trouxe novos dilemas
Empresa começou a investir em novos segmentos e, com isso, trouxe novos dilemas
O Airbnb poderia ter continuado com facilidade sua estratégia, de cerca de três anos atrás, ao fornecer um mecanismo para os proprietários de casas compartilharem quartos e propriedades para os viajantes. No entanto, boa parte das empresas, especialmente no mundo digital, tornou-se extremamente ambiciosa. E não há nada de errado nisso, segundo análise da Phocus Wire.

Pelo contrário, as empresas com ambição podem muitas vezes gerar mudanças em torno de todo um setor, criando empregos e estabelecendo brilhantes pensadores do futuro na indústria. O Airbnb decidiu no final de 2016 que era hora de entrar no setor de tours e mais atividades. Já no início de 2018 deu um de seus maiores passos, incluindo hotéis na plataforma e, em particular, afirmando a sua intenção de lutar com os gigantes das agências de viagens on-line.

Há o que admirar com essa ambição, sinalizada ainda na semana passada, com o acordo para comprar o Hotel Tonight. Avançar com uma estratégia específica de qualquer empresa é algo repleto tanto de desafios quanto de oportunidades.

"Construir ou comprar?" é um problema bem conhecido que as empresas ambiciosas têm de enfrentar, especialmente quando seus principais produtos, processos e conjuntos de habilidades são frequentemente programados de forma diferente para alcançar o resultado desejado. Mas muitas vezes é um passo cultural que também é necessário para atingir uma meta.

O Airbnb terá pensado nisso, com certeza, assim como inúmeras outras empresas de viagens que se propuseram a seguir um caminho desafiador. Há sempre discussão dentro de startups sobre como manter a vibração, a cultura e o espírito quando eles começam a aumentar.

Coordenar a integração de novas pessoas, estilos e práticas em um negócio à medida que ele avança, muitas vezes a uma velocidade decadente, deve ser considerado como uma parte importante do plano, pois todos os outros elementos precisam crescer.


*Fonte: Phocus Wire

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS