Movida

Filip Calixto   |   16/08/2019 10:10   |   Atualizada em 16/08/2019 13:04

ABIH Nacional tem nova candidatura para as eleições de outubro

A eleição que ocorre no dia 1º de outubro tem duas chapas já confirmadas. Uma é liderada por Vanessa Morales, da ABIH-GO, e a outra tem o atual presidente como líder

Filip Calixto
Vanessa Morales quer ser a primeira presidente mulher em 83 anos de associação
Vanessa Morales quer ser a primeira presidente mulher em 83 anos de associação
Habitualmente realizado com apenas uma chapa e eleições sacramentadas por aclamação, o pleito para liderar a ABIH Nacional na próxima gestão tem, pelo menos, duas candidaturas garantidas. Além do grupo liderado pelo atual presidente, Manoel Cardoso Linhares, uma reunião de ex-presidentes representados por Vanessa Morales, dirigente da seção goiana da organização, acaba de confirmar sua intenção de assumir a presidência. A votação está marcada para o dia 1º de outubro.

A explicação para a nova rotina de sucessão vem da recém-formada candidatura, que revela ter procurado os atuais gestores antes de decidir concorrer ao cargo. "Inicialmente buscamos um consenso, mas não foi possível, pois as portas foram fechadas. Foram excluídas do processo sucessório, injustificadamente, algumas atuantes ABIHs estaduais", pontua Vanessa Morales, que com a chapa Renovação e União tenta ser a primeira presidente mulher numa organização com 83 anos.

De acordo com a candidata, a atual gestão preocupou-se de maneira demasiada com o marketing e deixou de lado a resolução de problemas imediatos para a hotelaria atual. Questionada sobre o que é mais importante nesse momento, Vanessa aponta quatro questões fundamentais para o setor. "As regras da acessibilidade na hotelaria, a questão das plataformas on-line de hospedagem e a liberação dos jogos de azar no país são alguns dos temas mais imediatos na agenda dos hotéis", enumera.

Além dos problemas mais atuais, a gestora faz questão de citar uma questão de comportamento associativa que quer corrigir. "Nossa candidatura serve, principalmente para debater e criar meios para o crescimento do setor", pondera.

Ao lado de Vanessa estão nomes conhecidos no universo hoteleiro como Nerleo Caus, Dilson Jatahy Fonseca e Patrícia Coutinho, para ficar em três exemplos.


Filip Calixto
Manoel Cardoso Linhares, atual presidente da ABIH Nacional
Manoel Cardoso Linhares, atual presidente da ABIH Nacional
ATUAL GESTÃO

À frente da organização desde o início do ano passado, Manoel Linhares defende a continuidade de um trabalho que, segundo ele, está em evolução. "Temos como uma das principais metas aumentar nossa representatividade na Câmara e no Senado Federal e abrir mais espaço para debater nossas pautas e propostas, sempre mostrando a relevância da hotelaria na cadeia do turismo", assegura o atual presidente, em nota à imprensa.

Para Linhares, é importante manter o foco para destravar e modernizar o mercado de turismo, melhorando seus índices e, assim, beneficiar também outros 52 segmentos que ele impacta.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias