Vinicius Novaes   |   05/03/2020 11:50

Lucro dos hotéis deverá subir neste ano, diz estudo

Todos os mercados analisados, com destaque para SP, RJ, BH, Salvador e Vitória deverão ter um aumento

Os hotéis neste ano deverão ter um aumento de receita acima de 10%. A previsão é da HotelInvest que, em parceria com o Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), divulgou a 14ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira. Segundo a instituição, todos os mercados analisados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Vitória, que devem ter um crescimento.

“Apesar do aumento percentual expressivo, a base ainda é modesta, com diárias até 48% abaixo do pico histórico em valores reais. É importante que as tarifas continuem crescendo para recompor o potencial de resultado e de reinvestimento do setor”, diz o presidente-executivo da FOHB, Orlando de Souza.

Divulgação
Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB; Diogo Canteras, sócio fundador HotelInvest; Cristiano Vasques, sócio diretor HotelInvest; Pedro Cypriano, sócio diretor HotelInvest
Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB; Diogo Canteras, sócio fundador HotelInvest; Cristiano Vasques, sócio diretor HotelInvest; Pedro Cypriano, sócio diretor HotelInvest

Entre as cidades com crescimento moderado de receita para este ano, de 5 a 10%, estão Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Recife. Apesar da ociosidade um pouco maior em parte desses destinos, diversos dias já apresentam boa ocupação, o que facilita o processo de aumento de tarifa, tanto das públicas como das negociadas. Entre as 11 cidades, apenas Goiânia tem perspectivas de crescimento mais modestas, abaixo de 5%. A cidade é a única com ocupação anual abaixo de 60% e ainda há novas aberturas previstas.

“O momento atual do mercado hoteleiro no Brasil é positivo. Há três anos a ocupação cresce e, desde o ano passado, as tarifas ganharam fôlego em diversas praças do país. Enxergamos um potencial de incremento de lucro de até 30% em hotéis bem posicionados”, afirma o sócio-diretor da HotelInvest e coordenador do Panorama, Pedro Cypriano.

As estimativas são mais favoráveis, porém a HotelInvest acredita que os resultados serão mais positivos que o orçado. Em 2019, as redes estimaram aumento real de 4,4% em RevPAR e no realizado o crescimento chegou a 8,3%, variação 88% acima do esperado.


Tópicos relacionados