Vinicius Novaes   |   05/03/2020 11:50

Lucro dos hotéis deverá subir neste ano, diz estudo

Todos os mercados analisados, com destaque para SP, RJ, BH, Salvador e Vitória deverão ter um aumento

Os hotéis neste ano deverão ter um aumento de receita acima de 10%. A previsão é da HotelInvest que, em parceria com o Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), divulgou a 14ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira. Segundo a instituição, todos os mercados analisados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Vitória, que devem ter um crescimento.

“Apesar do aumento percentual expressivo, a base ainda é modesta, com diárias até 48% abaixo do pico histórico em valores reais. É importante que as tarifas continuem crescendo para recompor o potencial de resultado e de reinvestimento do setor”, diz o presidente-executivo da FOHB, Orlando de Souza.

Divulgação
Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB; Diogo Canteras, sócio fundador HotelInvest; Cristiano Vasques, sócio diretor HotelInvest; Pedro Cypriano, sócio diretor HotelInvest
Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB; Diogo Canteras, sócio fundador HotelInvest; Cristiano Vasques, sócio diretor HotelInvest; Pedro Cypriano, sócio diretor HotelInvest

Entre as cidades com crescimento moderado de receita para este ano, de 5 a 10%, estão Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Recife. Apesar da ociosidade um pouco maior em parte desses destinos, diversos dias já apresentam boa ocupação, o que facilita o processo de aumento de tarifa, tanto das públicas como das negociadas. Entre as 11 cidades, apenas Goiânia tem perspectivas de crescimento mais modestas, abaixo de 5%. A cidade é a única com ocupação anual abaixo de 60% e ainda há novas aberturas previstas.

“O momento atual do mercado hoteleiro no Brasil é positivo. Há três anos a ocupação cresce e, desde o ano passado, as tarifas ganharam fôlego em diversas praças do país. Enxergamos um potencial de incremento de lucro de até 30% em hotéis bem posicionados”, afirma o sócio-diretor da HotelInvest e coordenador do Panorama, Pedro Cypriano.

As estimativas são mais favoráveis, porém a HotelInvest acredita que os resultados serão mais positivos que o orçado. Em 2019, as redes estimaram aumento real de 4,4% em RevPAR e no realizado o crescimento chegou a 8,3%, variação 88% acima do esperado.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vinicius Novaes

Vinicius Novaes tem 1206 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS