Da Redação   |   20/04/2020 15:03

Artigo: O novo normal e a nova hotelaria

Carolina Sass de Hero, da Mapie e Disque9, apresenta algumas previsões para o setor de hotelaria

Em seu último artigo, a parceira da PANROTAS no TRVL LAB e sócia-diretora da Mapie e Disque9, Carolina Sass de Haro, apresentou previsões para a hotelaria durante e pós a pandemia do coronavírus. Carolina ainda ressaltou a importância de manter a essência da hospitalidade mesmo em momentos de crise.

Confira o artigo na íntegra:
Emerson Souza
Carolina Sass de Haro, da Mapie e Disque9
Carolina Sass de Haro, da Mapie e Disque9
Que o momento que estamos vivendo é sem precedentes, você já sabe. Você também já sabe que o impacto da crise do novo coronavírus no Turismo e na Hotelaria foi e continuará sendo brutal por vários meses. Mas talvez o que você ainda não saiba é que, quando a tão desejada retomada acontecer, ela não será do jeito que sempre operamos.

Ainda temos muito mais perguntas do que respostas e este mundo “VUCA” (volátil, instável, complexo e ambíguo) turbinado que estamos experimentando exige uma capacidade de análise e visão sistêmica elevada à décima potência, além de muitas doses de resiliência e adaptabilidade.

Acompanhar e prever tendências sempre foi uma ciência que requer técnica, método e experiência e neste momento, ainda que aplicado todo o rigor nas previsões, só há uma certeza: tudo é incerto! Apesar disso, alguns sinais já começam a ser observados e temos informações vindas do futuro - acontecimentos na Ásia e na Europa que começam a indicar o possível caminho que seguiremos. Com isso, apresentamos três previsões para a nova hotelaria.

1 - TECNOLOGIA ASSEGURANDO A SAÚDE

Enquanto não houver tratamento ou vacina para a covid-19, teremos que operar e conviver com um novo normal. Este novo normal ainda impedirá aglomerações, manterá o distanciamento social geral e os grupos de risco em isolamento, exigirá máscaras em público e testará pessoas em larga escala para monitorar o desenvolvimento da doença. A tecnologia já está sendo uma grande aliada para auxiliar neste monitoramento e países asiáticos estão utilizando apps para rastrear os movimentos individuais e entender os contatos ocorridos. Caso alguém seja contaminado, todas as pessoas que tiveram contato são notificadas e isoladas preventivamente.

Este controle de movimentação e imunidade também está sendo observado na hotelaria. Em Pequim, há um app específico que obriga hóspedes a fazer o upload de seu certificado de imunidade e concordar com os termos de conduta, especialmente higiênico-sanitários, antes do check in. Caso ainda não estejam imunes, hóspedes são submetidos a testes rápidos diariamente e podem ter seu acesso ou permanência negados.
Além disso, a tecnologia contribuirá para a manutenção do distanciamento e valorização da fase low touch atual, como o uso de reconhecimento facial no lugar da biometria, pagamento por aproximação e mais.

2 - CONFIANÇA É O ATRIBUTO DA VEZ

Conforme identificado na pesquisa realizada pelo TRVL LAB com viajantes brasileiros sobre os impactos da covid-19 no Turismo (baixe de graça em trvl.com.br), confiança é o principal atributo associado à retomada. Clientes só voltarão a ocupar hotéis quando tiverem confiança no controle da pandemia.

Cabe, portanto, às empresas hoteleiras proporcionar um ambiente seguro e confiável para seus clientes. Isso significa obedecer a rígidos padrões de higiene e utilização dos espaços. Máscaras farão parte dos uniformes e dos amenities, sinalização de distanciamento será integrada à arquitetura e ao design, processos rigorosos de limpeza e rotação de apartamentos e a ausência de bufês são apenas algumas das transformações necessárias.
Este novo normal dura enquanto não houver tratamento ou cura para a covid-19, mas dependendo do tempo que isso demorar a ocorrer, teremos mudanças permanentes no comportamento, assim como aconteceu com o processo de segurança nos aeroportos após o 11 de setembro e que são vividos pelos viajantes até hoje.

3 - REDESENHO DE PRODUTOS HOTELEIROS

Para a retomada, será necessário redesenhar os produtos hoteleiros. Engana-se quem pensa que a adaptação acontece com alguns processos e pronto.

Áreas comuns devem ser ressignificadas para garantir o distanciamento mínimo. Isso quer dizer controle de acesso para não ultrapassar o número limite de pessoas, redesenho da disposição de móveis e equipamentos, sinalização adequada e comunicação educacional. Além, é claro, da higienização constante, quase infinita.

Alimentos & Bebidas será uma das áreas mais impactadas. Os controles de higiene e segurança alimentar serão ainda mais rigorosos e haverá testagem diária da saúde da equipe. Bufês serão substituídos por à la carte e opções executivas e o café da manhã será servido family style. O room service será a preferência (ou obrigatoriedade) absoluta nos hotéis corporativos e horários agendados e mesas determinadas para as famílias serão a nova norma nos hotéis de lazer. O mise en place não será como conhecemos hoje.

A governança terá rigor hospitalar com o papel da supervisão reforçado para garantir o atendimento dos novos processos. Não será possível ocupar o mesmo apartamento sequencialmente, superfícies e itens supérfluos serão eliminados (bandejas, máquinas de café, itens não essenciais de decoração), toalhas estarão embaladas e um aroma de limpeza deve estar ainda mais presente.

Isso tudo para dar apenas alguns exemplos, mas também haverá modificação de check in, check out, uso dos elevadores, atividades de entretenimento e lazer e mais, muito mais.

Enfim, ainda não é possível dimensionar a magnitude e o timing das transformações. No entanto, acreditamos que uma coisa que fazemos bem será ainda mais valorizada: a essência da hospitalidade. Mais do que nunca, acolhimento humano, com personalização e muita empatia serão relevantes.

Que venha o novo normal!

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11144 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS