Danilo Teixeira Alves   |   22/06/2020 18:32
Atualizada em 22/06/2020 18:38

Hotelaria do Rio acusa Booking de abuso de poder; OTA se defende

OTA teria se negado a conversar sobre redução temporária do comissionamento

A Booking está sendo acusada por empresários da hotelaria carioca de se recusar a dialogar e chegar a um consenso de uma possível redução temporária dos comissionamentos praticados pela OTAs, visando, principalmente, o cenário de retomada do Turismo. Segundo a denúncia, a Booking é a única OTA que se nega a conversar, enquanto as outras três grandes empresas do segmento - Decolar, Expedia e Hotel Urbano – não apenas se colocaram à disposição para o diálogo, como já estão em fase de negociação com os hotéis.

Unsplash

O presidente do Fórum Comercial do Hotéis Rio, José Domingo Bouzon, defende que não existe alternativa para a preservação dos milhares de empregos em risco em período de ocupação perto de zero, senão o corte de custos. “Estamos preparando campanhas promocionais e uma ampla divulgação do destino para mostrar que o Rio está preparado para a retomada, e quando esta demanda mostrar os primeiros sinais de aquecimento, vamos precisar contar com o entendimento destes parceiros de que as taxas exorbitantes, até então praticadas, não se aplicam no novo cenário”, disse.

Neste sentido, o presidente do Hotéis Rio, Alfredo Lopes, lembra que para alguns hotéis, como os de pequeno porte, as OTA’s são os principais canais de reservas, se não os únicos, o que fez com que muitos desses hotéis enxugassem seu staff. “Se o cenário está posto e os atuantes no setor não trabalham em consonância, ficamos reféns dos grandes players?”, questiona.

O tema tem sido discutido incansavelmente nos encontros comerciais da hotelaria carioca e foi encaminhado para parecer da assessoria jurídica do sindicato. “Neste momento, é importante que o consumidor final tenha um entendimento claro sobre o papel que uma OTA possui, o custo que os hotéis pagam por cada reserva, e como eles poderiam ajudar na manutenção desses empregos de milhares de famílias que dependem do Turismo. Neste momento, a união do setor é necessária. Não entendemos a razão de algumas empresas se comportarem desta forma, totalmente na contramão”, disse o vice-presidente do Hotéis Rio, Ronnie Arosa.

Procurada, a Booking disse que está fazendo tudo o que pode para dar suporte aos parceiros, estabelecendo um diálogo constante e direto com eles e trabalhando para garantir demanda para seus negócios assim que os viajantes puderem retomar suas experiências pelo mundo. Leia abaixo a resposta da OTA:

"Nós acreditamos que esta é a melhor maneira de ajudá-los em sua retomada dos negócios a longo prazo. Desde o início destes tempos sem precedentes, nossa equipe tem entrado em contato proativamente com nossos parceiros hoteleiros para oferecer orientações e apoio que sejam mais convenientes para sua necessidade atual.

No mais, estamos focando nossos esforços em oferecer ferramentas e insights direcionados aos nossos parceiros para que eles possam estar à altura do cenário de Turismo, que passa por uma evolução constante, e para que possam atrair reservas e reconstruir seus negócios. Junto a essas iniciativas estamos potencializando nossa expertise em gerar demanda no ambiente digital e investindo em inovação para tornar mais fácil para os consumidores encontrar o que procuram, com uma experiência de buscas modernizada, e incentivando-os a reservar.

Conforme o Turismo for se recuperando destes tempos difíceis, continuaremos a aprimorar o suporte aos nossos parceiros, como parte do nosso compromisso em uma reconstrução conjunta"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS