Juliana Monaco   |   25/09/2020 14:57

Hotéis de luxo estão sofrendo golpes on-line, alerta BLTA

Dos 39 empreendimentos associados, somente dois não foram vítimas de golpes no Facebook e Instagram


Emerson Souza
Simone Scorsato, diretora executiva da BLTA
Simone Scorsato, diretora executiva da BLTA
Com o aumento do uso das redes sociais pelas empresas durante a pandemia, cibercriminosos passaram a criar perfis falsos para aplicarem golpes por meio da obtenção indevida de dados dos seguidores de hotéis e pousadas. De acordo com a diretora executiva da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Simone Scorsato, os fraudadores estão atuando em todo o País e, dos 39 empreendimentos associados, somente dois não foram vítimas de golpes no Facebook e Instagram.

"Isso não é uma situação exclusiva da BLTA, outras associação de hotelaria e Turismo relatam o mesmo problema. No grupo de WhatsApp dos membros da BLTA, se tornou frequente os relatos de contas fakes e pedidos de denúncia", explica Simone. Embora não exista uma estatística atual, há indícios de que o número de vítimas de golpes de clonagem de WhatsApp já ultrapassa três milhões de usuários no Brasil em 2020, segundo previsão do Psafe - laboratório especializado em segurança digital.

Alguns dos empreendimentos já foram vítimas de fraude mais de uma vez, como a Pousada Estrela D'Água, em Trancoso (BA), que teve duas contas falsas criadas com seu nome que ofereciam sorteios diários. No Estado de São Paulo, os hotéis Unique e Unique Garden lutam para excluir cinco perfis fakes ainda ativos no Instagram. Todos já foram denunciados, mas os porta-vozes da plataforma afirmam que as contas falsas não ferem suas diretrizes.

No Ceará, o Rancho do Peixe teve seu perfil clonado três vezes. Em todos os casos, o hotel orientou seus seguidores a não compartilharem nenhum dado pessoal e a solicitarem a imediata denúncia da conta fake. Na capital fluminense, o Janeiro Hotel teve seu perfil clonado quatro vezes. Segundo o CEO da propriedade, Carlos Werneck, há uma necessidade de tornar público esses golpes cujo objetivo é o mesmo: usar o perfil falso para pedir informações pessoais dos seguidores para clonarem o WhatsApp e, assim, extorquir dinheiro da lista de contatos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Colaboração para o Portal PANROTAS

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!