Vinicius Novaes   |   25/09/2020 10:42

Acordo vai promover Turismo acessível em Brasília

Objetivo é expandir o programa para outras capitais do País

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal e a Embratur assinaram um protocolo de intenções voltado para a promoção do Turismo acessível da capital federal, que lançou, no último dia 21 de setembro, o Guia Turístico Arquitetônico Acessível, dentro do programa Brasília Turismo Acessível.

O acordo inclui ainda o desenvolvimento de programas, projetos e ações conjuntas, de interesse mútuo e intercâmbio de informações e tecnologias que fortaleçam as ações voltadas para a promoção do Turismo acessível em âmbito nacional. A Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) também é signatária do acordo como representante das pessoas com deficiência.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Objetivo do governo é expandir o programa para outras cidades brasileiras
Objetivo do governo é expandir o programa para outras cidades brasileiras
“Agora, teremos a capital com a maior acessibilidade entre todas as capitais do mundo”, afirmou o presidente da Embratur, Gilson Machado. Ainda de acordo com ele, o objetivo final é que o modelo de Brasília seja levado a outras capitais brasileiras, criando uma rota acessível nacional.

Já a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou a importância do exemplo de Brasília enquanto capital para a promoção da ampla cidadania de todos os brasileiros. “Brasília é a capital do Turismo acessível e nosso trabalho, a partir deste acordo, é oferecer uma experiência única para este turista, reunindo os monumentos e oferecendo Brasília para que todos, sem exceção, possam visitar e ter segurança nos nossos espaços turísticos”, garantiu.

O Guia Turístico Arquitetônico Acessível mapeou atrações e monumentos em Brasília que já contam com acessibilidade. A rota está disponível no site da Setur-DF e percorre o eixo central da capital, compreendendo Memorial JK, Planetário, Torre de TV, Museu Nacional Honestino Guimarães, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e a célebre Praça dos Três Poderes, onde está localizada a Casa de Chá, que abriga um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Tópicos relacionados