Artur Luiz Andrade   |   10/09/2020 09:19   |   Atualizada em 10/09/2020 15:55

Patrick Mendes é novo CCO da Accor em Paris e deixa o Brasil

Com a promoção de Mendes, Thomas Dubaere assumirá a América do Sul na nova estrutura da Accor

Jhonatan Soares
Patrick Mendes assume como chief commercial officer da Accor em Paris
Patrick Mendes assume como chief commercial officer da Accor em Paris
A Accor anunciou uma nova estrutura global, com oito hubs mundiais de negócios e novas posições na sede em Paris. Uma dessas posições será de Patrick Mendes, atual CEO para a América do Sul. Há mais de 20 anos na Accor e desde 2015 no Brasil, Mendes assumirá como chief comercial officer na nova estrutura, cuidando de toda a área de Vendas, Distribuição, Marketing e Fidelidade (programa ALL) da Accor, baseado na capital francesa e respondendo diretamente a Sébastien Bazin, CEO global da rede hoteleira. Thomas Dubaere será o líder para a América do Sul, substituindo Patrick Mendes e vindo da Inglaterra

Em comunicado interno a que a PANROTAS teve acesso, Bazin disse que a estrutura é nova, mas “nossa ambição permanece inalterada: desenvolver o maior e melhor ecossistema integrado de hospitalidade do setor”. Ele destaca o portfólio de marcas único, a presença geográfica (“a maior na indústria hoteleira”), a cultura Accor e os talentos espalhados pelo planeta.

“Um princípio fundamental tem guiado nossas escolhas organizacionais: foco no Grupo, em seu futuro de longo prazo, em seu desenvolvimento, seus pontos fortes e sua ambição, com uma mentalidade de responsabilidade e sendo leal ao valor humano de respeito que tem sido nosso desde a criação da Accor”, diz ele em outro trecho.

Marcos Martins
Sébastien Bazin, CEO global da Accor
Sébastien Bazin, CEO global da Accor
E agora, com três pilares de ações para uma nova Accor para os novos tempos (focar, simplificar e expandir), ele anuncia uma estrutura mais ágil e alinhada com as demandas atuais.

FOCO

1 – A rede vai FOCAR em suas missões principais, atendendo proprietários e hóspedes, concentrando-se nos principais mercados e hotéis que geram a maior parte de nossas receitas, e dobrando nos segmentos e marcas que geram a maior parte de nossos lucros. “Em termos de organização, isso significa aumentar ainda mais a proximidade com nossos proprietários e hóspedes, garantindo um monitoramento rígido e disciplinado para reforçar a responsabilidade das equipes. É no terreno, o mais próximo possível dos nossos proprietários e clientes, que iremos apresentar as soluções adequadas e gerar cada vez mais crescimento”, explica o CEO global.

2 - SIMPLIFICAR engloba modificar as funções e responsabilidades de cada um para “eliminar a duplicação, aumentar a agilidade e capacidade de resposta e simplificar nossos processos de tomada de decisão e métodos operacionais”. As funções centrais terão como foco expertise, diretrizes, ferramentas e processos, tendo as operações locais total responsabilidade na tomada de decisões e sua implementação, alinhadas com as diretrizes, ferramentas e processos definidos pelo grupo. A estrutura não terá mais algumas posições regionais, para facilitar a tomada de decisões e a comunicação direta com as lideranças globais.

3 - EXPANDIR: tamanho, escalabilidade e alcance global são diferenciais nesse momento. “Nosso tamanho é um ativo para garantir a sua sustentabilidade e crescimento futuro. A cultura pioneira da Accor deve continuar viva. Como o setor de hospitalidade está enfrentando grandes desafios, não há melhor momento para aproveitar nossos pontos fortes.

OITO POLOS
Com isso em mente a empresa terá um Comitê Executivo reestruturado, dois terços dos quais representam operações e um terço funções transversais. Os negócios foram divididos em oito polos geográficos para reforçar a proximidade com nossos proprietários e hóspedes. Estes hubs ficarão diretamente ligados às funções centrais, com o desaparecimento da atual camada regional, encurtando assim os circuitos operacionais e de decisão entre o grupo e os hotéis.

Os líderes desses oito polos serão os responsáveis diretos pela operação e crescimento do negócio.

VENDAS GLOBAIS
Vendas, Marketing, Distribuição e Fidelidade (SMDL) será agrupada sob a liderança de um chief commercial officer, com as missões principais de impulsionar o desempenho de primeira linha, acelerar a implantação de ferramentas e serviços inovadores e de alto desempenho e otimizar a alocação de orçamento para maximizar eficiência e ROI ao nível do “ A função de TI será executada de forma independente do SMDL, a fim de implantar uma visão consolidada de nossos sistemas e aprimorar nossa experiência em dados”, explica Bazin, sobre a função que caberá a Patrick Mendes.

Também estão sendo criadas duas unidades de negócios separadas dedicadas aos segmentos de ultra luxo e estilo de vida (Lifestyle).

“Finalmente, CSR (Corporate Social Responsability) terá um papel central em nosso desdobramento estratégico. Desejo que nossos compromissos, tão presentes e visíveis nos últimos meses, sejam ainda mais fortalecidos e que possamos vivê-los com o desenvolvimento sustentável e responsável no dia a dia de nossos negócios”, continuou.

NOMES
Os oito centros geográficos serão liderados por:
EUROPA
- Maud Bailly, para Sul da Europa, incluindo França.
- Duncan O'Rourke para o Norte da Europa, incluindo Europa Central e Oriental, e Rússia.
Franck Gervais participa da transição na região e deixa o grupo.

ÁSIA
- Simon McGrath para o Pacífico, incluindo Austrália e Nova Zelândia.
- Gary Rosen para China.
- Garth Simmons para o Sudeste Asiático, incluindo Japão e Coréia do Sul.
Michael Issenberg deixará a Accor após estabelecer esta nova organização para a região

Reprodução Linkedin

BRASIL E OUTRAS REGIÕES

- Thomas Dubaere (foto à esquerda) para a América do Sul, substituindo Patrick Mendes e vindo da Inglaterra. Assim, a região se mantém como uma das mais importantes para a Accor no mundo, com uma estrutura dedicada a ela.
- Mark Willis para a África e Oriente Médio, com a adição da Índia, Paquistão e Turquia
- Heather McCrory para a América do Norte, América Central e Caribe

PARA FUNÇÕES CENTRAIS NA SEDE
- Patrick Mendes deixa a América do Sul e assume como Chief Commercial Officer.
- Steven Taylor permanece como Chief Marketing Officer.
- Gaurav Bhushan nomeado como Head of Lifestyle Division.
- Fabrice Carré será o responsável pela Estratégia.
- Laurent Picheral será responsável pelo Solidarity Accor e o ALL Heartist Fund.

Nesta nova organização, o F&B (Food&Beverage) será totalmente administrado dentro dos hubs geográficos. Amir Nahaï vai garantir a transição desta função.

Após cinco anos na empresa, Thibault Viort irá embora. Steven Daines, na sua função de Head of T&C, será responsável por apoiar a implementação das equipes.

“Finalmente, para liderar esta nova organização, Chris Cahill e Jean-Jacques Morin trabalharão diretamente comigo na equipe de CEO”.

“Na atual conjuntura, a velocidade é essencial para capturar totalmente a recuperação. Portanto, esta nova organização entra em vigor em 1º de outubro, com períodos de transição que podem durar mais. Conto com o compromisso de todos em apoiar essas mudanças e, o mais importante, em continuar incansavelmente a servir nossos proprietários e hóspedes de maneira exemplar e dar vida aos nossos valores e ambições”, finaliza Sébastien Bazin.

A Accor no Brasil ainda não se pronunciou sobre as mudanças e o impacto em toda a estrutura por aqui.

Tópicos relacionados