Artur Luiz Andrade   |   22/02/2021 16:16
Atualizada em 22/02/2021 16:21

10 experiências para relaxar e curtir o Rio no Fairmont Copacabana

Hotel da rede Accor criou um ménu de atividades e experiências

Fairmont Rio
Depois de um investimento de R$ 360 milhões no prédio na praia de Copacabana que ocupou os hotéis Rio Palace e Sofitel Rio, a Accor abriu, no segundo semestre de 2019, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, adaptando a tradicional e luxuosa marca canadense para a paisagem e modo de vida carioca.

O hotel estava praticamente saindo do soft opening quando chegou a pandemia, que obrigou a rede a fechar o Fairmont por alguns meses. Meses dedicados a estudar o novo mercado, os novos desejos dos hóspedes e a adaptar o hotel às viagens protegidas e com responsabilidade.

Antes do fechamento por causa da pandemia, o Fairmont Rio tinha 80% de seu movimento vindo do público estrangeiro e dos eventos e viagens corporativas. O que desapareceu em um estalar de dedos. Na reabertura, além de ter um produto para um novo cliente (nacional, buscando relax e isolamento, e preocupado com a saúde), o hotel viu também um redesenho nos canais de distribuição.

O diretor de Vendas e Marketing, Michael Nagy, fez um mapeamento de quase 20 segmentos para trabalhar diretamente, e tem atuado bem próximo com agências de viagens corporativas que têm departamento de luxo, agências puramente de luxo, operadoras em todo o País, inclusive a CVC, que tem tido boa performance no hotel, além de parcerias com marcas e empresas para ações em conjunto.

O resultado é um resort urbano de luxo, novo em folha, em local privilegiado em frente à Praia de Copacabana, com uma vista deslumbrante e adaptado ao novo momento. Além do lazer de luxo e experiências, já é possível fazer eventos seguindo todos os protocolos e com a segurança do programa AllSafe da Accor.

O editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, passou um fim de semana no hotel para conferir essas mudanças e que tipo de experiência está disponível. O Fairmont está apenas com 50% de seus 375 apartamentos abertos, para garantir que os protocolos de saúde sejam cumpridos e não haja aglomerações, e recebeu nesse verão um público mais jovem, de classe alta, casais, hóspedes de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e outros Estados, moradores do Rio querendo escapar do confinamento em casa, e uma pequena parcela de estrangeiros – a tripulação da American Airlines se hospeda no hotel.

Já há eventos de pequeno porte sendo realizados e a flexibilidade e tamanho das 13 salas e espaços de evento, além de tecnologia, permitem distanciamento físico e a participação de pessoas à distância.

À medida que as restrições forem diminuindo, o hotel vai voltando a oferecer mais e mais experiências (como os andares Gold Floors e o Gold Lounge, ainda fechados enquanto os mordomos não puderem ter uma interação personalizada com os hóspedes) e já prepara lançamentos, como um quiosque na Praia de Copacabana, e um programa de gastronomia em parceria com restaurantes da cidade, além de outros projetos ainda em sigilo.

Confira abaixo 10 experiência possíveis e seguras no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, que se tornou um dos lugares mais desejados dos cariocas e turistas nacionais nesse momento pré-retomada das viagens.


1 – Piscina com Pão de Açúcar

O Fairmont Copacabana transformou a área da piscina principal em um grande lounge a céu aberto, com áreas molhadas com diferentes profundidades e espaços secos que viram mini-lounges com sofás, poltronas e mesas. A piscina tem borda infinita que se integra ao mar e à paisagem de Copacabana, inclusive o Pão de Açúcar. Na parte mais rasa há espreguiçadeiras (com distanciamento físico) e ao redor esses espaços para cada família ou grupo ficar isolado dos demais – geralmente separados por plantas e móveis.

O espaço da piscina se transforma durante o dia: da tranquilidade das primeiras horas da manhã, ao burburinho do almoço, a agitação do happy hour e ao glamour noturno, com shows ao vivo nos finais de semana. Na mesma área estão o restaurante Marine Restô (que funciona todo o dia e também tem mini-lounges na área externa, de frente para a praia) e o Spirit Copa Bar, que conta com mesas e lounges na área externa, muito procurados à noite, durante os shows. Bar da piscina, sorvetes, drinques e uma quantidade muito boa de colaboradores, sempre presentes e a postos para ajudar com as espreguiçadeiras, anotar os pedidos de gastronomia e auxiliar os hóspedes com suas demandas.

A piscina é o coração do Fairmont, um hotel que se adaptou ao cenário onde está. Se no Canadá, as unidades Fairmont são em prédios históricos e tradicionais, no Rio está num prédio modernizado, com decoração inspirada na cidade e na década de 1950, em uma atmosfera clean e luxuosa.

Área com serviço de praia, em frente ao hotel e ao lado da quadra de beach tennis e do stand up paddle
Área com serviço de praia, em frente ao hotel e ao lado da quadra de beach tennis e do stand up paddle
2 – Esportes ao ar livre

O bem estar e as atividades ao ar livre estão na lista de desejos do hóspede pós-pandemia. Um hotel em frente à praia tem que, naturalmente, oferecer opções para atender a essa necessidade e o Fairmont Rio tem um espaço na praia de Copacabana, com espreguiçadeiras, toalhas, água e funcionários do hotel. Também tem aulas de beach tennis, stand-up paddle e ioga. As atividades precisam ser agendadas e podem estar inclusas nos pacotes ou ser pagas à parte.

Caminhar ou correr na praia, se juntar aos cariocas em jogos de vôlei, futevôlei, frescobol, altinhas e outras modalidades, e apostar nos esportes náuticos são outras atividades que os hóspedes podem fazer por conta própria nas proximidades do hotel.
3 – Aulas com os chefs

É possível participar de aulas gastronômicas com os principais chefs do Fairmont, incluindo o francês Jérôme Dardillac, que comanda a gastronomia do hotel e um workshop de risotos que faz muito sucesso. Aulas de pâtisserie (com a chef Letícia Cruz) e outras especialidades também estão disponíveis.
4 – Experiências gastronômicas
Além de degustar os variados ménus do hotel na piscina, nos bares e restaurantes, ou mesmo nos apartamentos, é possível reservar pequenos eventos temáticos, como o Cachaça Experience, happy hour na piscina, luau com churrasco de frutos do mar, workshop de drinques e degustação de sorvetes e cafés. Tem até happy hour com experiência na cozinha principal do hotel.

Suíte com um quarto e duas varandas
Suíte com um quarto e duas varandas
5 – No quarto e na varanda

São 375 apartamentos e 68 suítes, todos com varandas. O prédio tem o formato de um H arredondado, com toda uma ala voltada para a Praia de Copacabana. Dependendo da localização do quarto, a vista varia, mas sempre com a praia e as montanhas (incluindo o Pão de Açúcar) à frente. O Forte de Copacabana fica bem em frente ao hotel e à noite fica iluminado (de dia vale a visita para apreciar novos ângulos do Rio).

Os apartamentos laterais ou voltados para a avenida N. S. de Copacabana têm vistas menos espetaculares, mas, especialmente do nono andar para cima, pode-se ver o por-do-sol de Ipanema, e o mar de Copacabana e Ipanema. Também os apartamentos de trás têm vista para segunda piscina do hotel.

Os quartos são muito amplos, com estrutura renovada e que em nada lembram o antigo Sofitel, por exemplo. Nas suítes (de um ou dois quartos) ou na Signature Suite, as opções de espaço são ainda maiores, com varandas que se multiplicam e oferecem os mais variados ângulos de Copacabana. Ficar na varanda curtindo o show ao vivo da piscina ou apreciando a vista com seu drinque favorito é um programa certo para os hóspedes do Fairmont. No sétimo andar, logo acima da piscina, os quartos têm varandas envidraçadas e com o vidro bem alto, ideal para famílias com crianças.
Spa Willow Stream
Spa Willow Stream
6 – Spa Willow Stream

Com cinco salas de massagem, incluindo para casais, o Willow Stream é o spa do Fairmont Rio. Marca própria da rede, o spa tem diversos tipos de massagens e tratamentos, e ainda conta com amplos vestiários e área de relaxamento e espera.
No andar térreo, há uma loja e um café, o Coa & Co Café, que no momento está fechado, devido às restrições da pandemia. Entre o térreo e o sexto andar, 13 salas de eventos, com 1,5 mil metros quadrados e muitas com luz natural, além do Golden Lounge, para os hóspedes dos andares Gold (12º e 13º), mas também temporariamente fechado.

Segunda piscina do hotel
Segunda piscina do hotel
7 – Piscina tranquila

O Fairmont tem uma segunda piscina, também no sexto andar, na parte de trás do hotel, voltada para a avenida N. S. de Copacabana. Os hóspedes não veem a avenida, pois foi feito todo um trabalho de paisagismo e decoração do local. A piscina conta com bar, espreguiçadeiras e áreas privativas, como mini-lounges, que garantem privacidade e isolamento para os grupos e famílias. Em algumas tardes, um DJ toca no local.

A piscina fica mais tranquila durante o dia, portanto é ótimo lugar para relaxar, e mais agitada no final da tarde, quando o sol já está mais forte em Ipanema e a piscina principal do hotel fica na sombra.

Uma das salas da academia do Fairmont Copacabana
Uma das salas da academia do Fairmont Copacabana
8 – Esportes indoor

A academia do Fairmont é bastante completa e espaçosa, com acesso livre para os hóspedes. Fica no sexto andar do hotel, que reúne o spa, a recepção, lobby, restaurante, bares e piscinas.

9 – Spirit Copa Bar

De dia, para quem quer fugir do sol, mas apreciar drinques e petiscos com a vista da Praia de Copacabana. De tarde, para lanches, reuniões e relax. De noite para encontros, um jantar light, ouvir os shows dos finais de semana e se sentar tendo a vista noturna da praia. O Spirit Copa Bar conta com mini-lounges ou camarotes, mesas mais perto da piscina e ambientes internos. Destaque para as mesas que estão bem na curva do prédio, ao ar livre e com Copacabana quase à mão. O espaço também conta com piano, obras de arte e pode ser reservado para eventos.
Board room com divisórias para cada espaço na mesa
Board room com divisórias para cada espaço na mesa
10 – Eventos possíveis

Por falar em eventos, eles já são uma realidade segura e responsável. O programa AllSafe, da Accor (https://www.allsafeandwell.com/), reúne uma série de protocolos para todo o hotel, incluindo a realização de eventos. E vários já estão ocorrendo nas 13 salas ou demais espaços, respeitando o distanciamento (no board room há placas de acrílico dividindo os lugares, por exemplo), cumprindo todas as recomendações. Eventos pequenos e híbridos já estão ocorrendo, além de reuniões, gravações e encontros menores. Todos os andares de eventos contam com tecnologia, segurança e estrutura modernizada.

SEGURANÇA

Aliás, visitamos a sala de segurança do Fairmont Copacabana, cujas câmeras controlam todos os espaços dentro do hotel (para hóspedes e colaboradores), além de toda a orla de Copacabana. É um dos sistemas de segurança mais sofisticados da hotelaria brasileira, responsável por garantir a presença de empresas e hóspedes americanos (como a American Airlines) e que usa inteligência para monitorar movimentações automaticamente e alertar toda a equipe de segurança do hotel.

Com todas as experiências e cuidados que se esperam de um resort urbano no meio da pandemia, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana é um produto alinhado com os desejos e necessidades do viajante pós-pandemia, e se mostra pronto para a full experience quando as restrições terminarem. Vale destacar que uma viagem responsável depende também do comportamento do viajante, que deve respeitar os protocolos, evitar aglomerações e ter cuidados para não colocar em risco sua saúde e a dos outros. Com a estrutura montada pelo Fairmont fica mais fácil, garantindo uma experiência de luxo no Rio como há muito tempo não tínhamos.

Dica importante: baixar o aplicativo do hotel antes da hospedagem é essencial. Por ele, o hóspede tem acesso a todos os serviços e pode fazer pedidos de room service ou agendar esportes e spa.

CONTATOS
Saiba mais sobre o hotel nas redes sociais, como Instagram (@fairmontrio), com bastante conteúdo de experiências, no Spotify, com uma playlist exclusiva, e no site fairmontrio.com, onde é possível fazer um tour em 3D. Ou ainda no Tool Kit do hotel: http://bit.ly/SalesToolKitFairmontRio.

Contatos para as empresas de Turismo e de viagens corporativas:
Clarissa Desterro - Diretora de Vendas
Clarissa.desterro@fairmont.com
Bruno Kozlowski - Assitente de Marketing
Bruno.Kozlowski@fairmont.com
Gabriella Putt - Eventos
Gabriela.putt@fairmont.com
David Constancio - Vendas
David.constancio@fairmont.com.

VEJA MAIS FOTOS DO FAIRMONT RIO NO ÁLBUM ABAIXO

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18743 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.