Filip Calixto   |   04/06/2021 10:15

HotéisRio e ABIH apontam movimentação da hotelaria no feriado

Dados de ABIH-RJ e HotéisRio mostram impacto do feriado na hotelaria da capital e do interior


Divulgação/Rio CVB/Alexandre Macieira
No primeiro dia de feriado, a ocupações média nos hotéis da capital foi de 42%
No primeiro dia de feriado, a ocupações média nos hotéis da capital foi de 42%
O feriado prolongado de Corpus Christi, que começou ontem (3) e vai até o domingo (6), deve gerar boa movimentação nos hotéis do Rio de Janeiro. De acordo com levantamento da HotéisRio (Sindicato dos Meios de Hospedagem da cidade), no primeiro dia de feriado, a ocupação média dos empreendimentos da cidade era de 42%.

Entre as regiões mais procuradas pelos turistas, destacam-se: Ipanema/ Leblon (65%), Barra/ São Conrado (59%) e Leme/ Copacabana (42%), seguidas por Centro (24%) e Flamengo/ Botafogo (22%).

De acordo com o sindicato, cerca de 92% dos visitantes têm procedência do mercado nacional, sendo a região sudeste a origem da maior parte desse público. Entre os 8% de estrangeiros, a maior parte vem da América do Norte e há também boa presença de ingleses e russos.

PANROTAS / Marluce Balbino
Alfredo Lopes, presidente do HotéisRio
Alfredo Lopes, presidente do HotéisRio
“A pesquisa retrata o momento que nós estamos vivendo. A taxa de ocupação segue a média de ocupação de outros feriados de 2021. Estamos otimistas que com o avanço da vacinação, logo retomaremos o turismo em nossa cidade”, ressalta o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.

INTERIOR DO RIO
O interior do Estado também teve um levantamento analisando a movimentação turística. O relatório foi feito pela ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro) e mostrou que a média de ocupação nos meios de hospedagem no primeiro dia de feriado foi de 70,25%.

Divulgação
Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ
Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ
Segundo a associação, a cidade mais procurada pelos visitantes é Teresópolis. Na sequência dos destinos mais procurados aparecem: Macaé, Petrópolis, Itatiaia, Valença, Vassouras, Angra dos Reis, Búzios, Paraty, Cabo Frio e Nova Friburgo.

“Mesmo não operando com toda a sua capacidade permitida, tendo em vista que muitos municípios decretaram ocupação máxima dos meios de hospedagem entre 50% e 100%, nossa rede hoteleira do interior tem se mostrado cada vez mais fortalecida”, pontua o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7164 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!