Victor Fernandes   |   02/08/2021 11:50
Atualizada em 02/08/2021 12:04

Destinos de praia lideram hotelaria na Am. Latina; grandes centros sofrem

Os populares mercados de lazer da região, especialmente de praia, tiveram níveis de ocupação acima de 40%

Reprodução/Carla Lencastre
Rio de Janeiro teve um nível de ocupação de 49,1%
Rio de Janeiro teve um nível de ocupação de 49,1%
Os populares mercados de lazer da América Latina, especialmente destinos de praia, continuaram a apresentar níveis de ocupação de hotéis acima de 40%, de acordo com dados da STR até 25 de julho. O resultado é impulsionado pela demanda doméstica reprimida visto que muitos países permanecem com restrições em torno das viagens internacionais.

De 19 a 25 de julho, Cartagena, na Colômbia, registrou a maior ocupação da região, com 60,4%. A ocupação semanal do mercado atingiu 71,6% em 2021 (semana encerrada em 4 de abril). Entre os outros mercados definidos pelo STR, Costa Rica ficou em segundo lugar na semana encerrada em 25 de julho, com 58,2%, enquanto o Rio de Janeiro teve um nível de ocupação de 49,1%.

“Como em outras regiões do mundo, os viajantes domésticos são menos atraídos pelas cidades urbanas movimentadas e preferem os espaços abertos, bem como o clima quente e os arredores que esses mercados oferecem. Historicamente, esses destinos têm sido populares na trilha do Turismo internacional, mas provavelmente ainda estamos a anos de voltar aos níveis normais de demanda internacional”, afirmou a diretora regional da STR para a América Central e do Sul, Patricia Boo.

Para efeito de comparação, Cusco, a entrada para Machu Picchu e outro importante destino internacional, relatou ocupação abaixo de 50%. De 19 a 25 de julho, a ocupação hoteleira do mercado chegou a 43,5%, a maior ocupação semanal em Cusco durante 2021.

Entre os mercados urbanos da América Latina, Santiago foi o destaque de ocupação da semana mais recente com 54%. São Paulo e São José ultrapassaram o nível de 35%, com 37,8% e 36,7%, respectivamente.

Do outro lado do espectro, Buenos Aires continua apresentando níveis de ocupação abaixo de 30%. Na semana encerrada em 25 de julho, o mercado registrou um nível de ocupação de 21,1%, o maior desde a semana encerrada em 21 de março.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS