Karina Cedeño   |   01/12/2022 23:23
Atualizada em 09/01/2023 15:57

Resorts Brasil lança cartilha ESG e HUB de inovação

As duas ações são desdobramentos de projetos iniciados no ano passado


PANROTAS / Emerson Souza
A presidente executiva da Resorts Brasil, Ana Biselli, e o presidente da entidade, Marcelo Picka Van Roey
A presidente executiva da Resorts Brasil, Ana Biselli, e o presidente da entidade, Marcelo Picka Van Roey
A Resorts Brasil anunciou hoje dois novos projetos que nortearão as atividades da associação. Um deles é a Cartilha ESG, que visa incentivar as boas práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa no setor hoteleiro. O outro projeto é o Turistech HUB, cujo objetivo é fazer inovação aberta de forma conjunta e contínua, unindo demandas dos associados com a oferta de soluções de startups e parceiros.

"Essas duas ações são desdobramentos de projetos que iniciamos no ano passado. Naquela ocasião, comemoramos 20 anos da associação, divulgamos uma publicação comemorativa e lá iniciou o processo de discussão da sustentabilidade. Então, com a chegada da nova diretoria, a gente entendeu que era importante aprofundar esse tema, juntamente com a inovação", conta a presidente executiva da Resorts Brasil, Ana Biselli.

"É importante observar que ninguém vai virar ESG da noite para o dia. O cliente não tem essa expectativa, porque ele também não passará por essa transformação de forma rápida. Então, entendemos que temos que caminhar juntos nessa questão", destaca Ana.

Para a diretora da Arbache Innovations e coautora da Cartilha ESG da Resorts Brasil, Ana Paula Arbache, o ESG não pode ficar só no discurso. "As empresas devem implementar isso em seu dia a dia, mas em um país como o Brasil, que está repleto de diferenças regionais, isso é um desafio. Afinal, são essas diferenças que dão o tom para as práticas ESG a serem adotadas e não há como fazer um ESG padrão. Dessa forma, definimos aspectos da agenda que são prioritários", comenta Ana Paula.

No caso do Turistech HUB, o objetivo é promover a inovação aberta. "Percebemos que nossos associados se questionavam o porquê de haver tantos desafios e gargalos em suas operações e não resolverem isso juntos. E aí surgiu a proposta do Turistech HUB, cujo objetivo é fazer inovação aberta de forma conjunta e contínua. Não adianta discutirmos o tema uma vez ao ano e achar que vamos resolver os problemas em três horas, afinal, eles são complexos. Então, uniremos quem demanda inovação a quem a oferta para resolver esses problemas de forma rápida e eficaz", conclui a presidente executiva da Resorts Brasil, associação que hoje conta com 60 associados. Um dos mais recentes é o Hot Beach Parque & Resorts, que se filiou no mês passado.


Qualificação da mão de obra

O presidente da Resorts Brasil, Marcelo Picka Van Roey, comentou sobre a falta de mão de obra que atinge diversos setores do Turismo no Brasil e no mundo, incluindo a hotelaria. "O mercado tem que atuar junto nessa questão da mão de obra. Sabemos que não é uma questão que se resolverá de forma rápida, mas sim passo a passo", destaca o executivo, lembrando que os cursos oferecidos pela Resorts Brasil em parceria com o Senac são uma alternativa para lidar com esse problema.

"O Senac é um grande parceiro da Resorts Brasil e junto a ele desenvolvemos cursos voltados para profissionais que querem trabalhar na área", conclui Van Roey.

Tópicos relacionados