Artur Luiz Andrade   |   11/01/2023 15:57
Atualizada em 11/01/2023 18:17

Aviva tem melhor ano da história e aumenta investimentos

Dona da Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe, Aviva divulga planos para os dois destinos

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Gustavo Minatel, gerentede Marketing, o CEO da Aviva, Alessandro Cunha, e Miguel Diniz Barreto, gerente geral de Vendas e Marketing
Gustavo Minatel, gerentede Marketing, o CEO da Aviva, Alessandro Cunha, e Miguel Diniz Barreto, gerente geral de Vendas e Marketing

O CEO da Aviva, Alessandro Cunha, na empresa há 22 anos, conversou com o Portal PANROTAS sobre a recuperação das vendas no ano passado, melhor da história do grupo, que inclui Rio Quente Resorts, em Goiás, e Costa do Sauípe, na Bahia. A ocupação no complexo goiano bateu recorde, com 74,5%, e outros índices acompanharam o sucesso, como os gastos extras dos clientes no resort, que recebeu 1,5 milhão de visitantes.

A Aviva tem os dois maiores resorts do Brasil: Rio Quente com 1,1 mil apartamentos e um projeto de casas para o Aviva Vacation Club, e Sauípe com 1,5 mil, sendo que um dos resorts será convertido em produto multipropriedade.

Cunha, que está em São Paulo esta semana para diversas reuniões e visitas a clientes, ocupa a cadeira de CEO desde 2021 e antes atuava como diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios.

Confira a seguir um resumo da entrevista do CEO da Aviva à PANROTAS.

PANROTAS – Como a Aviva chega a 2023?
ALESSANDRO CUNHA – Estamos muito bem, fechamos um ano excelente. Melhor ano da história da Aviva e superamos bastante os números de 2019, em receita e número de visitantes. Em Rio Quente, 2019 havia sido nosso melhor ano de ocupação, com 73% em seus 1,1 mil apartamentos. Em 2021, chegamos com 74% e ano passado com 74,5%, que entendemos que é quase o limite.

PANROTAS – A maioria do público é regional?
ALESSANDRO – Não. Rio Quente tem um público muito grande do Sudeste, 60%, com o restante vindo do Centro-Oeste. São Paulo sendo o principal emissor. Por estarmos no centro, dependemos menos da logística aérea e o acesso de São Paulo é muito bom, cerca de sete horas de viagem em pista dupla. Hoje 90% dos nossos clientes de São Paulo vêm assim. Já em Sauípe é diferente, com o aéreo sendo muito importante e o regional representando parcela pequena no fluxo de turistas. Fechamos com 60% de ocupação em Sauípe, uma boa recuperação frente a 2019. E fechando com lucro, o que é importante.

PANROTAS – E as tarifas como se comportaram?
ALESSANDRO – Nos últimos dois anos praticamente 20% de inflação, mas tivemos um crescimento real de 10% e as tarifas subiram 30%.

PANROTAS – Qual o perfil desse hóspede do Sudeste, que responde por 60% das vendas?
ALESSANDRO – O público de Rio Quente e Sauípe é de famílias, ficando três ou quatro dias no primeiro, e cinco no segundo. O turista fidelizado, do programa Aviva Vacation Club, fica mais, fica sete dias.

PANROTAS – Os resorts Aviva têm sistema all inclusive?
ALESSANDRO – Em Sauípe sim, em Rio Quente não. Vale destacar que os gastos extras são uma receita muito importante. Também batemos esse recorde em Rio Quente, com cada cliente gastando R$ 107 em consumo extra. São 1,5 milhão de clientes no complexo.

PANROTAS – Como está o share dos visitantes clube e visitantes convencionais?
ALESSANDRO – Em Rio Quente, o Aviva Vacation Club responde por 40% e esse é o limite.

PANROTAS – E quais os investimentos para este ano no complexo de Rio Quente.
ALESSANDRO – Neste final de semana vamos inaugurar uma nova atração no Hot Park, Turbilhados, com investimento de R$ 32 milhões. Na verdade, são dois equipamentos, pois tem ainda o Tornado 24, que também será inaugurado. O Turbilhados tem uma manobra flying saucer, uma pista com 170 metros de descida e duas experiências de curva, em uma boia para até quatro pessoas.

PANROTAS – E os hotéis?
ALESSANDRO – Vamos iniciar o posicionamento do Hotel Turismo, que ganhará um upgrade de categoria. Vamos começar agora esse reposicionamento, estamos desenhando esse novo produto. O mesmo está sendo feito em Sauípe, com o Brisa.

PANROTAS – Em Sauípe todos os resorts estão abertos?
ALESSANDRO – Um dos resorts (o antigo Breezes) vai ser convertido em multipropriedades e está fora de operação desde 2019. Os demais estão operando.

PANROTAS – Como está o produto Sauípe hoje?
ALESSANDRO – Quando chegamos Sauípe estava posicionado como um produto de entrada (dos turistas) no segmento de resorts. Reposicionamos Sauípe. Fizemos retrofit no Brisa (antigo Sofitel Suites) e mantivemos o perfil premium. Renovamos o ativo como um todo e agora estamos retomando os investimentos nos demais. Esse ano será o retofit do Sol (antigo Sofitel Convention), com 360 apartamentos, sendo que 110 ficarão prontos este ano. Depois virão o Terra, com 400 apartamentos, e a ala mar.

PANROTAS – E como está o movimento de convenções em Sauípe?
ALESSANDRO – Muito forte. O segundo semestre de 2022 foi muito bom para os eventos em Sauípe. Tivemos grandes convenções e há uma grande expectativa para este ano.

PANROTAS – O que mais inclui o reposicionamento do complexo?
ALESSANDRO – Investimentos em eventos e entretenimento, na cultura baiana no local, revitalizamos a orla, criamos três restaurantes temáticos, retomamos o projeto do parque aquático, uma filial do Hot Park, cuja primeira fase deve ficar pronta dois anos após o início das obras, que vai somar mais lazer e entretenimento ao complexo, dando dinamismo ao destino. De 2018 para cá investimos R$ 70 milhões. Tava muito depreciado o ativo e por isso fizemos várias renovações. As perspectivas são boas para 2023, devendo zerar os prejuízos causados pela pandemia, tanto em Sauípe quanto em Rio Quente.

PANROTAS – E qual o papel do canal indireto (especialmente agências de viagens e operadoras) nas vendas de Rio Quente e Costa do Sauípe?
ALESSANDRO – Em Rio Quente 50% é venda direta e 50% via trade. Em Sauípe o indireto é 70% e 30% direto. O tradeé muito importante para a Aviva e este ano estaremos ainda mais próximos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.