Artur Luiz Andrade   |   11/01/2023 15:57
Atualizada em 11/01/2023 18:17

Aviva tem melhor ano da história e aumenta investimentos

Dona da Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe, Aviva divulga planos para os dois destinos

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Gustavo Minatel, gerentede Marketing, o CEO da Aviva, Alessandro Cunha, e Miguel Diniz Barreto, gerente geral de Vendas e Marketing
Gustavo Minatel, gerentede Marketing, o CEO da Aviva, Alessandro Cunha, e Miguel Diniz Barreto, gerente geral de Vendas e Marketing

O CEO da Aviva, Alessandro Cunha, na empresa há 22 anos, conversou com o Portal PANROTAS sobre a recuperação das vendas no ano passado, melhor da história do grupo, que inclui Rio Quente Resorts, em Goiás, e Costa do Sauípe, na Bahia. A ocupação no complexo goiano bateu recorde, com 74,5%, e outros índices acompanharam o sucesso, como os gastos extras dos clientes no resort, que recebeu 1,5 milhão de visitantes.

A Aviva tem os dois maiores resorts do Brasil: Rio Quente com 1,1 mil apartamentos e um projeto de casas para o Aviva Vacation Club, e Sauípe com 1,5 mil, sendo que um dos resorts será convertido em produto multipropriedade.

Cunha, que está em São Paulo esta semana para diversas reuniões e visitas a clientes, ocupa a cadeira de CEO desde 2021 e antes atuava como diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios.

Confira a seguir um resumo da entrevista do CEO da Aviva à PANROTAS.

PANROTAS – Como a Aviva chega a 2023?
ALESSANDRO CUNHA – Estamos muito bem, fechamos um ano excelente. Melhor ano da história da Aviva e superamos bastante os números de 2019, em receita e número de visitantes. Em Rio Quente, 2019 havia sido nosso melhor ano de ocupação, com 73% em seus 1,1 mil apartamentos. Em 2021, chegamos com 74% e ano passado com 74,5%, que entendemos que é quase o limite.

PANROTAS – A maioria do público é regional?
ALESSANDRO – Não. Rio Quente tem um público muito grande do Sudeste, 60%, com o restante vindo do Centro-Oeste. São Paulo sendo o principal emissor. Por estarmos no centro, dependemos menos da logística aérea e o acesso de São Paulo é muito bom, cerca de sete horas de viagem em pista dupla. Hoje 90% dos nossos clientes de São Paulo vêm assim. Já em Sauípe é diferente, com o aéreo sendo muito importante e o regional representando parcela pequena no fluxo de turistas. Fechamos com 60% de ocupação em Sauípe, uma boa recuperação frente a 2019. E fechando com lucro, o que é importante.

PANROTAS – E as tarifas como se comportaram?
ALESSANDRO – Nos últimos dois anos praticamente 20% de inflação, mas tivemos um crescimento real de 10% e as tarifas subiram 30%.

PANROTAS – Qual o perfil desse hóspede do Sudeste, que responde por 60% das vendas?
ALESSANDRO – O público de Rio Quente e Sauípe é de famílias, ficando três ou quatro dias no primeiro, e cinco no segundo. O turista fidelizado, do programa Aviva Vacation Club, fica mais, fica sete dias.

PANROTAS – Os resorts Aviva têm sistema all inclusive?
ALESSANDRO – Em Sauípe sim, em Rio Quente não. Vale destacar que os gastos extras são uma receita muito importante. Também batemos esse recorde em Rio Quente, com cada cliente gastando R$ 107 em consumo extra. São 1,5 milhão de clientes no complexo.

PANROTAS – Como está o share dos visitantes clube e visitantes convencionais?
ALESSANDRO – Em Rio Quente, o Aviva Vacation Club responde por 40% e esse é o limite.

PANROTAS – E quais os investimentos para este ano no complexo de Rio Quente.
ALESSANDRO – Neste final de semana vamos inaugurar uma nova atração no Hot Park, Turbilhados, com investimento de R$ 32 milhões. Na verdade, são dois equipamentos, pois tem ainda o Tornado 24, que também será inaugurado. O Turbilhados tem uma manobra flying saucer, uma pista com 170 metros de descida e duas experiências de curva, em uma boia para até quatro pessoas.

PANROTAS – E os hotéis?
ALESSANDRO – Vamos iniciar o posicionamento do Hotel Turismo, que ganhará um upgrade de categoria. Vamos começar agora esse reposicionamento, estamos desenhando esse novo produto. O mesmo está sendo feito em Sauípe, com o Brisa.

PANROTAS – Em Sauípe todos os resorts estão abertos?
ALESSANDRO – Um dos resorts (o antigo Breezes) vai ser convertido em multipropriedades e está fora de operação desde 2019. Os demais estão operando.

PANROTAS – Como está o produto Sauípe hoje?
ALESSANDRO – Quando chegamos Sauípe estava posicionado como um produto de entrada (dos turistas) no segmento de resorts. Reposicionamos Sauípe. Fizemos retrofit no Brisa (antigo Sofitel Suites) e mantivemos o perfil premium. Renovamos o ativo como um todo e agora estamos retomando os investimentos nos demais. Esse ano será o retofit do Sol (antigo Sofitel Convention), com 360 apartamentos, sendo que 110 ficarão prontos este ano. Depois virão o Terra, com 400 apartamentos, e a ala mar.

PANROTAS – E como está o movimento de convenções em Sauípe?
ALESSANDRO – Muito forte. O segundo semestre de 2022 foi muito bom para os eventos em Sauípe. Tivemos grandes convenções e há uma grande expectativa para este ano.

PANROTAS – O que mais inclui o reposicionamento do complexo?
ALESSANDRO – Investimentos em eventos e entretenimento, na cultura baiana no local, revitalizamos a orla, criamos três restaurantes temáticos, retomamos o projeto do parque aquático, uma filial do Hot Park, cuja primeira fase deve ficar pronta dois anos após o início das obras, que vai somar mais lazer e entretenimento ao complexo, dando dinamismo ao destino. De 2018 para cá investimos R$ 70 milhões. Tava muito depreciado o ativo e por isso fizemos várias renovações. As perspectivas são boas para 2023, devendo zerar os prejuízos causados pela pandemia, tanto em Sauípe quanto em Rio Quente.

PANROTAS – E qual o papel do canal indireto (especialmente agências de viagens e operadoras) nas vendas de Rio Quente e Costa do Sauípe?
ALESSANDRO – Em Rio Quente 50% é venda direta e 50% via trade. Em Sauípe o indireto é 70% e 30% direto. O tradeé muito importante para a Aviva e este ano estaremos ainda mais próximos.

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