Filip Calixto   |   18/03/2024 12:59

Plataforma de desenvolvimento turístico do Airbnb ganha novos recursos

Ferramenta agora tem dados expandidos de inteligência mercadológica para governos e organizações

Divulgação/Airbnb
O portal foi criado para ajudar governos e organizações de turismo a embasar políticas públicas por meio de inteligência mercadológica
O portal foi criado para ajudar governos e organizações de turismo a embasar políticas públicas por meio de inteligência mercadológica

Lançada em 2020 como ferramenta para entender as tendências turísticas de cada região, o Portal da Cidade, do Airbnb, ganhou um conjunto de novos recursos em uma atualização que acaba de ser concluída. A lista de novidades oferece aos usuários da plataforma acesso a novas funcionalidades, incluindo dados expandidos para impulsionar o desenvolvimento local e embasar políticas públicas por meio de inteligência mercadológica.

As atualizações vêm, sobretudo, para expandir insights de dados de inteligência para ajudar autoridades de Turismo no desenvolvimento de estratégias de médio e longo prazos. Estes dados incluem métricas sobre o número de hóspedes em um determinado mês, informações agregadas sobre o local de origem dos hóspedes, dados de pesquisas sobre o valor médio que um hóspede no Airbnb gasta por dia e as principais recomendações de negócios locais dos anfitriões.

A nova interface de usuário agora dá acesso às principais ferramentas e recursos do Airbnb, incluindo o Canal de Apoio ao Vizinho, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Outra novidade é o Portal de Segurança Pública do Airbnb, além de artigos informativos sobre como lidar com possíveis problemas na vizinhança, pedidos de informação de autoridades policiais, anti-discriminação e acessibilidade na plataforma.

Os usuários poderão solicitar uma Página de Hospedagem Responsável, que oferece aos governos e anfitriões recursos que facilitam o encontro de informações sobre como cumprir as regras locais de aluguel por temporada.

Conhecendo as novidades apresentadas, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, sublinha a importância da produção de informações para agir em favor do desenvolvimento do Turismo. “A produção de informação e inteligência é estratégica para sermos mais competitivos na promoção internacional do Turismo brasileiro. Por isso essa parceria da Embratur com o Airbnb, por meio do Portal da Cidade, é tão importante para os nossos negócios. As informações serão importantes para gestores públicos, empresários e todos os profissionais comprometidos com o impulsionamento da economia do Turismo”, diz.

“Os dados fornecidos, que incluem tendências de viagem e comportamento dos viajantes, ajudam a estabelecer as melhores estratégias para que os municípios continuem a se beneficiar do Turismo de forma saudável e responsável”, complementa o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

O Portal da Cidade está disponível em mais de 430 localidades em todo o mundo e, de acordo com o Airbnb, é a única plataforma de aluguel por temporada que oferece aos governos locais este tipo de tecnologia.

Tópicos relacionados