Karina Cedeño   |   22/02/2024 13:42
Atualizada em 22/02/2024 19:15

Veja as marcas do Turismo que mais cresceram no e-commerce em janeiro

Latam, Booking e Decolar aparecem no topo do ranking das marcas com maior share de acessos no mês passado


Unsplash/Rupixen.com
Estudo da Conversion revela quais são os players mais acessados na web e via aplicativos
Estudo da Conversion revela quais são os players mais acessados na web e via aplicativos

O primeiro mês do ano registrou um fluxo intenso de usuários nas plataformas do e-commerce brasileiro. Foram 2,67 bilhões de visitas únicas, número 3,6% maior do que o registrado em dezembro do ano passado. Já em relação a janeiro de 2023, porém, houve queda de 4%. Os dados são do relatório Setores do E-commerce da agência Conversion.

No período, 2,78 bilhões de visitantes navegaram pelo comércio eletrônico do País. Nos últimos 12 meses, o melhor desempenho permanece em novembro, quando o tráfego chegou a 2,81 bilhões.

Crescimento do Turismo no e-commerce

Boa parte do resultado positivo em janeiro deste ano foi impulsionado pelo setor de Turismo. No que se refere aos insights de audiência (site + app), o setor registrou crescimento de 11,5% em relação ao mês anterior, respondendo pelo segundo maior crescimento do e-commerce no Brasil (janeiro de 2024 versus dezembro de 2023). A alta foi impactada pela demanda de férias de verão, no caso do mercado interno, ou das viagens para o Exterior – que são mais comuns nessa época do ano.

Reprodução/Conversion
O setor de Turismo registrou o segundo maior crescimento no e-commerce em janeiro deste ano
O setor de Turismo registrou o segundo maior crescimento no e-commerce em janeiro deste ano

“Janeiro é um mês específico dentro da sazonalidade do nosso varejo. Muitas pessoas estão indo atrás de produtos e serviços ligados à volta às aulas ou às viagens planejadas nos meses anteriores. É diferente, por exemplo, de datas como a Black Friday, quando o e-commerce como um todo percebe a quantidade de visitantes – e de conversões em vendas – subir de forma homogênea”, explica o CEO da Conversion, Diego Ivo.

Confira, abaixo, a tendência de crescimento consolidado do setor nos últimos 12 meses, e também o tráfego do setor de Turismo no e-commerce no período:

Reprodução/Conversion
Reprodução/Conversion

Latam foi a marca que mais cresceu no e-commerce em janeiro

A categoria de Turismo é formada por 62 sites. Destes, 42 possuem aplicativos. No que se refere aos insights de audiência do e-commerce (site + app) em janeiro deste ano:

  • A Latam foi a que registrou maior crescimento (28,6%) em janeiro, comparado ao mês anterior, subindo uma posição e alcançando o 5º lugar;
  • No ranking top 10, o TripAdvisor sobe uma posição, alcançando o 4º lugar no setor.


App da Azul lidera o número de acessos em aplicativos:

  • Os apps tiveram queda de 3,% no e-commerce em janeiro, em relação ao mês anterior;
  • No setor de Turismo, os aplicativos representaram 18,5% do tráfego mensal, totalizando +44,4 milhões de acessos;
  • Com cerca de 13,1 milhões de acessos, Voe Azul representa 29,4% do tráfego de aplicativos.


Players com maior parcela de tráfego da categoria de Turismo

Booking lidera acessos web

No setor Turismo, considerando apenas os acessos web:

  • 17,1% da parcela de tráfego é do Booking;
  • Em segundo lugar vem o Airbnb, com 9,7% de share.
Reprodução/Conversion

Com a inclusão dos dados de aplicativos Android:

  • Booking detém 15,8% do share;
  • Seguida por Voe Azul, com 10,1%.
Reprodução/Conversion
Pesquisa Conversion
Pesquisa Conversion

Latam, decolar e Booking têm maior participação nas buscas

A métrica Share of Search do estudo refere-se à participação nas buscas que uma marca possui dentro de sua categoria. Este dado antecipa o market share.

  • No setor de Turismo, o líder em Share of Search é Latam, com 14,5%;
  • No 2° lugar está a Decolar (12,7%);
  • Seguida da Booking (12,2%).
Reprodução/Conversion

Os 5 maiores players em participação nas buscas do Brasil

No mapa abaixo, podemos ver quais players dominam as buscas em cada Estado, entre os cinco principais players da categoria.

Reprodução/Conversion


10 marcas do Turismo com mais visitas mensais no e-comemerce (apps Android e web)

  • Na tabela abaixo, vemos que a Booking lidera o número de visitas mensais no e-commerce. Em janeiro, foram 38.015.666 acessos;
  • Em segundo lugar, vem a Azul, que registrou 24.407.936 visitas no primeiro mês do ano;
  • Seguida pelo Airbnb, com 23.220.966 visitas em janeiro.
Reprodução/Conversion

Top 10 sites da categoria (dados de visitas mensais Web)

  • Quando falamos de visitas mensais na web, a Booking permanece em primeiro lugar, com 33.546.115 visitas;
  • Seguida pelo Airbnb, com 19.106.438;
  • Em terceiro lugar, vem o TripAdvisor, com 18.815.067 visitas mensais na web.
Reprodução/Conversion

Para acessar o estudo completo, clique aqui.

Tópicos relacionados